MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A) MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS(XVIII)
Advertisements

Manifestações contra a Metrópole
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME:
A economia mineradora século XVIII
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
revoltas na colônia brasileira:
Independência do Brasil
Polêmicas sobre Tiradentes
A crise do Antigo Sistema Colonial
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS:
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A.
MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
CRISE DO SISTEMA COLONIAL
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates
“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
AS REVOLTAS COLONIAIS.
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira e Conjuração Baiana
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798)
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Movimentos nativistas e separatistas
CHEGA A INDEPENDÊNCIA.
Inconfidência Mineira Professor Ulisses Mauro Lima
As rebeliões coloniais
Homenagem A Tiradentes
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA BRASILEIRO: O DECLÍNIO COLONIAL
HISTÓRIA HISTORIA DO BRASIL PERIODO COLONIAL ( )
Movimentos Nativistas
DAS CONJURAÇÕES À ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I
Professor Edley
O Brasil colonial CONSEQUENCIAS DA MINERAÇÃO:
O Brasil no fim do século XVIII
Economia Mineradora.
REVOLTAS COLONIAIS 1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
As Primeiras Reações contra a Metrópole
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
Revoltas emancipacionistas
Movimentos nativistas e emancipacionistas
Movimentos de libertação nacional
Revisão P3 História pontos importantes!
Professor Bruno Barreira
Quadro geral da transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea
Revoltas Separatistas
Como as colônias da América reagiram à ideia de liberdade?
A importância da disciplina
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira
Cap. 5 - A Independência do Brasil
BRASIL PERÍODO COLONIAL
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
Capítulos 33-34: O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Aulas
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração Portuguesa. Expressaram as contradições entre Metrópole e Colônia, manifestando de diversas maneiras: REVOLTA DE BECKMAN(1684) GUERRA DOS MASCATES(1709-1711) GUERRA DOS EMBOABAS( 1707-1709) REVOLTA DE FELIPE DOS SANTOS(1720)

O PERÍODO POMBALINO(1760-1780) O Ministro do Rei D.José I, Sebastião José de Carvalho(Marquês de Pombal) adotou diversas medidas de modernização do reino, com grande repercussão no Brasil: diminuição da influência da nobreza e dos jesuítas) - reorganização da administração colonial. fim do Sistema de Capitanias e transferencia da capital p/ RJ(1763) - maior taxação nas minas,combinando as Casas de Fundição com o sistema de cotas(100 arrobas) e a derrama.

diminuição da influência da nobreza e dos jesuítas( expulsos de Portugal e todas as colônias); - reorganização da administração ampliando a exploração da colônia brasileira. fim do Sistema de Capitanias e reunificação administrativa com capital no RJ(1763) - maior taxação nas minas,combinando as Casas de Fundição com o sistema de cotas(100 arrobas) e a derrama.

MÓDULO 04- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos emancipacionistas. As bases do colonialismo português passaram a ser questionadas e contestadas. - Fatores internos: .crise da economia colonial .tirania fiscal .arrocho do exclusivo comercial - Fatores externos: .Iluminismo .Crise do Absolutismo .Revolução Francesa .Revolução Industrial

A.1) A INCONFIDÊNCIA OU CONJURAÇÃO MINEIRA(1789) MOVIMENTO das elites econômicas e intelectuais de MG PROJETOS elitistas privilegiando MG: - República com capital em São J. D. Rey - Universidade em Vila Rica - Liberdade comercial e industrial

obs.:quanto ao futuro da escravidão, não houve consenso, demonstrando as limitações do liberalismo no movimento. INFLUÊNCIAS: - iluminismo - Independência dos EUA - Liberalismo de Smith e Ricardo RESULTADO: fracasso - falta de estrutura militar /elitismo/ delação do Coronel Silvério dos Reis

ALFERES JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER.

B) A CONJURAÇÃO BAIANA OU A REVOLTA DOS ALFAIATES( 1798) Obs.: Tiradentes foi condenado à forca e ao esquartejamento em 21/04/1792. BODE EXPIATÓRIO no processo. B) A CONJURAÇÃO BAIANA OU A REVOLTA DOS ALFAIATES( 1798) Movimento mais popular e democrático: Negros alforriados, mulatos, padres, soldados, alfaiates e escravos.

Resultado: fracasso Projetos Influências: Falta de estrutura militar Fim da escravidão Reforma agrária República democrática e independente Liberdade comercial e industrial Influências: Guerra de independência do Haiti Revolução Francesa Maçonaria(“cavaleiros da luz”) Resultado: fracasso Falta de estrutura militar Dura repressão Ingenuidade das lideranças

Questão 01) Observe o quadro. (Pedro Américo, Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora-MG.)   Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro a) data dos primeiros anos da República, sugerindo a semelhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. b) foi elaborada durante o período da Independência, como expressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. c) caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. d) foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. e) foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.