13 Liderança nos Grupos - Atividades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Projeto língua portuguesa
6 Cordas Dedilhadas - Atividades
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
7 Captação, Amplificação e Efeitos Sonoros - Atividades Participe da atividade a seguir: Organização de uma palestra Audições Adicionais Bom trabalho!
Introdução Tópicos a serem revisados Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas.
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Revisão de conteúdos e recuperação de atividades anteriores Avaliação.
Projeto Individual Progressivo Atividades Complementares Estágio
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Estilos e Abordagens.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Tutorial da Plataforma MOODLE
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
Mobilização da Comunidade Escolar
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Universidade Estadual de Maringá
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Organizando o trabalho pedagógico
Forma Canônica e Definições
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Tomás de Aquino – o mestre da razão e da prudência
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela.
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
5 Princípios da Educação Libertária - Material de Apoio Educação Braslieira Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades.
• Manejo – Formação – Professor.
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Diversidade de sistemas de notação para Violão Fórum Uso de Cifras ao.
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Planejamento de Estudo Entrevista com um instrumentista Bom trabalho!
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Teorias da aprendizagem
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Estudo 18 Escalas Diatônicas Maiores e Menores Bom trabalho! 26 Formação.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Área Exclusiva e Black Board
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

13 Liderança nos Grupos - Atividades Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. AO13 – Atividade Coletiva VIII N1_QT13 – Liderança nos Grupos AO13 – Pesquisa: tipos de liderança e perfis dos líderes FM13 – Música e Liderança Bom trabalho! Posteriormente, os títulos das atividades serão transformados em links, que remeterão às telas seguintes. Conjuntos Musicais Escolares Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 12 1

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 13 Liderança nos Grupos - Atividades AO13 – Atividade Coletiva VIII   Nas unidades de estudo anteriores, você foi convidado a conhecer diferentes maneiras de lidar com o ensino de música, com seus conteúdos e seus métodos. Os colegas de Música Aplicada foram orientados a utilizar técnicas e métodos de reconhecidos educadores musicais para a aplicação de atividades, em sua turma. Procure analisar agora como as propostas de cada educador estudado remetem nosso pensamento a um modelo distinto de liderança, assim como estão imbricadas com formas distintas de se relacionar com o poder. Nesta última atividade coletiva sustentada em seu polo pelos seus colegas de Música Aplicada, eles poderão escolher dentre os educadores apresentados aquele com o qual mais se identificam para realizar a tarefa. Perceba que cada escolha metodológica desencadeia uma série de outros fatores relacionados ao ensino-aprendizagem e pense que essa escolha reflete o tipo de líder que estará comandando a atividade. Em dia e local combinado, esteja presente no polo e participe da proposta, ativamente. Com mente e coração abertos, atento às ideias dos outros e educado ao expressar as suas, participe da proposta de atividade dos seus colegas, sem medo de expor seu próprio jeito de ser. Depois, conversem sobre sentimentos decorrentes de situações identificadas como de comando, imposição, proposição, convite, condução, convencimento, etc, frente a reações que possam ter suscitado como obediência, constrangimento, disciplina, subordinação, submissão, etc. Em suma, de que forma cada um dos presentes percebeu situações de poder e de autoridade nas atividades desenvolvidas, e como as ações aparentemente apenas musicais estiveram envolvidas nelas. Por fim, escrevam um pequeno relatório coletivo. Cada um deverá postar uma cópia dele, sob o nome de Atividade Coletiva VIII, no Moodle. Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. Conjuntos Musicais Escolares Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 13 2

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 13 Liderança nos Grupos - Atividades N1_QT13 – Liderança nos grupos Após ler atentamente esta unidade de estudos, realize o questionário que se encontra na plataforma Moodle. Ao final do questionário você deve escolher uma das opções: "Salvar sem enviar" ou "Enviar tudo e terminar" (A sua resposta só será avaliada se você clicar nesta opção!). Fique atento a forma de avaliação do questionário descrita na apresentação da unidade. Bom trabalho! Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. Conjuntos Musicais Escolares Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 14 3

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 13 Liderança nos Grupos - Atividades AO13 – Pesquisa: tipos de liderança e perfis dos líderes Com base no conteúdo explorado nesta unidade de estudos, faça uma breve pesquisa, que deverá sustentar as discussões em FM13 – Música e Liderança. Siga os passos abaixo: Reflita muito e tente responder com sinceridade e para você mesmo a essas duas perguntas: “Quais são os tipos de liderança já presentes no grupo de alunos do meu polo?” e “Quais as características da liderança que eu exerço normalmente?” Faça uma busca na internet, usando um mecanismo de busca como o Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR), selecionando artigos e demais textos acadêmicos que falem sobre Liderança, também em outras áreas do conhecimento, como Administração. Elabore um esquema de no máximo uma página, cujos tópicos sintetizam as ideias reunidas em sua pesquisa. Indique os autores e títulos nos quais você se baseou. Esse resumo não precisará ser enviado como tarefa desta UE, mas é fundamental para sua própria preparação como professor de música e como guia para as discussões desta unidade. Caso você esteja motivado para isso, também poderá redigir um texto e fazê-lo constar como anexo a sua postagem no fórum. Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. Conjuntos Musicais Escolares Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 15 4

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 13 Liderança nos Grupos - Atividades FM13 – Música e liderança Ao realizar a pesquisa da atividade anterior, você deve ter conhecido alguns estilos de liderança. Agora é o momento de refletir sobre o que estudou de forma integrada com a atividade de preparação para aplicação do conteúdo e, em última análise, para sua preparação docente. Lembre-se, você está se preparando como músico e para atuar com música na escola! Inspirado pela apreciação dos dois vídeos sugeridos, converse sobre os conteúdos explorados nesta UE. Debata com seus colegas as relações que você fez entre ela, sua pesquisa e os vídeos. Procure também identificar como tudo isto está relacionado à sua preparação individual como docente. Fundamente sua argumentação sobre os textos e autores explorados no conteúdo, em sua pesquisa pessoal e em situações que tenha vivenciado em suas práticas de sala de aula e nas atividades coletivas aplicadas pelos seus colegas de Música Aplicada. FLOYD, Pink. Another Brick in the Wall. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=L-ISJAct04Y&feature=related. Acesso em 03 mai 2010.   ZANDER, Benjamim. Música e liderança. Disponível em http://videolog.uol.com.br/video.php?id=413750. Acesso em 03 mai 2010. Assim como os demais fóruns desta interdisciplina, este também será aberto no PIP E, para que todos os alunos de Conjuntos Musicais Escolares possam ter o conhecimento do trabalho e das discussões realizadas por todos. Nos encontramos por lá! Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. Conjuntos Musicais Escolares Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 16 5