Algoritmos e Programação MC102

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Algoritmo e Programação
Introdução a Algoritmos
gerador de código intermediário
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
Introdução à Programação
Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Arquitetura e organização de computadores.
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Linguagem de Montagem Visão geral.
ELEMENTOS DA INFORMÁTICA
Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Maria Aparecida Castro Livi
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Introdução à Informática
Professor: Erivelto Tschoeke – UDESC/CEPLAN
Softwares.
Linguagens de Programação
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 2 Introdução
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Professor Fernando Luís
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Arquitetura de Computadores
História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Ciência da Computação Aula 02: Introdução.
PCI- Introdução à Computação
Introdução a Programação
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
Organização de um computador
História dos computadores e da programação
Organização e Arquitetura de Computadores
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria.
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Organização e Arquitetura de Computadores
Fundamentos de Arquitetura da Computação
Projeto de Linguagens de Programação
Introdução à INFORMÁTICA
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Conceitos Básicos de Informática
Algoritmos e Estrutura de Dados I
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Algoritmos e Programação I
Centro de Informática - UFPE
Fundamentos de linguagens de programação
Software Básico Introdução à Organização de Computadores Capítulo 1 Mitsuo Takaki
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Programação Computacional Aula 2: Introdução -Algoritmos
Linguagens de Programação
Linguagem Técnica de Programação
Algoritmos e Programação I
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Arquitetura de Microcomputadores
Linguagem de Programação I PARTE i
Introdução à lógica de programação
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Introdução à Programação
Arquitetura de computadores
Introdução à Computação
Algoritmo e Estrutura de Dados I Introdução ao conceito de algoritmo Márcia Marra
Influencias sobre o Projeto da Linguagem
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Transcrição da apresentação:

Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 1 Introdução à Computação

Computadores: Hardware: Software: Componentes físicos de um sistema de computação. Software: Sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas pelo hardware.

Hardware: Memória Principal CPU Unidades de Entrada Unidades de Saída ULA Memória Secundária

Hardware: Memória Principal CPU Unidades de Entrada Unidades de Saída ULA Memória Secundária

Computadores – Arquitetura Básica Unidade Central de Processamento (CPU): É o centro de controle de todo o sistema, onde os cálculos são feitos e as decisões são tomadas. É esta parte que interpreta e executa todas as instruções do computador. Memória Principal: A CPU usa a memória do computador para guardar as informações com as quais trabalha. Quando o computador é reinicializado ou desligado, as informações podem ser perdidas.

Computadores – Arquitetura Básica Dispositivos de entrada e saída: São todos os meios de comunicação entre o computador e os seus usuários (sejam pessoas ou outras máquinas). Memória Secundária: Função de guardar os dados que não estão sendo processados no momento. Mesmo desligando o computador, estas informações não se perdem.

Computadores - Software Software Básico ou Sistema Operacional: É um programa ou um conjunto de programas que faz papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e o hardware; É um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.

Linguagens de Programação Cada linguagem de programação obedece à regras específicas. Essas regras de sintaxe definem como são expressadas as instruções a serem executadas; Linguagem de Máquina: Conjunto de códigos binários que são compreendidos pela CPU. BAIXO NÍVEL: Codificação baseada em mnemônicos. Dependente do tipo de máquina. ALTO NÍVEL: Mais similar à nossa linguagem natural.

Linguagens de Programação (Evolução) Linguagem de Máquina: Conjunto de códigos binários que são compreendidos diretamente pela CPU. Exemplo: Código da instrução Endereço do 1° operando Endereço do 2° operando 0011 001010 001111

Linguagens de Programação (Evolução) BAIXO NÍVEL - Linguagem Assembly: Codificação baseada em mnemônicos. Dependente do tipo de máquina. Precisa ser convertido em linguagem de máquina para poder ser compreendido pela CPU. Exemplo: Código da instrução Endereço simbólico 1° operando 2° operando ADD A, B

Linguagens de Programação (Evolução) ALTO NÍVEL: Mais similar à nossa linguagem natural. Independente do tipo de máquina. Precisa ser convertido em linguagem de máquina para poder ser compreendido pela CPU. Exemplo: LIQUIDO = SALARIO + COMISSOES - IMPOSTOS

Objetivos do curso Definição do problema a ser resolvido Solução do problema na forma de algoritmo Transcrição do algoritmo na forma de programa Compilação do programa Execução do programa Computador Ser Humano Etapas da resolução de problemas usando um computador.

Lógica de programação Algoritmo: Um algoritmo é uma sequência não ambígua de instruções que é executada até que determinada condição se verifique. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Exemplo: Receita de bolo.

Ex: Problema dos canibais e dos missionários Três canibais e três missionários estão viajando juntos e chegam à margem de um rio. Eles desejam atravessar para a outra margem para, desta forma, continuar a viagem. O único meio de transporte disponível é um barco que comporta no máximo duas pessoas. Há uma outra dificuldade: em nenhum momento o número de canibais pode ser superior ao número de missionários pois desta forma os missionários estariam em grande perigo de vida. Como administrar a travessia?

Ex: Problema dos canibais e dos missionários http://www.novelgames.com/flashgames/game.php?id=54