Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector
Advertisements

O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
O CONTO.
ESTUDANDO RELATOS PESSOAIS DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
Dom Casmurro Machado de Assis.
Gêneros Textuais.
Categorias da Narrativa
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Categorias da Narrativa
Categorias da narrativa
CONTO analisando a estrutura
Características da Narrativa
O narrador.
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Professora Francisca Barros
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
A narrativa de ficção Realidade e ficção nas narrativas
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
As questões a seguir foram retiradas de vestibulares anteriores, nossa propostas é familiarizá-los com os tipos de questões exigidas nos vestibulares.
Elementos da narrativa
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
NARRATIVAS DE AVENTURAS
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Categorias da Narrativa
Texto Narrativo.
A narração.
Contando um pouco sobre CONTOS
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Tipologia Textual: Texto Narrativo Definição Exemplo Características.
Literatura Gêneros Literários.
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
A NARRAÇÃO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A NARRAÇÃO.
GÊNERO NARRATIVO Conto.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Categorias da Narrativa Sistematização
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
René Descartes ..
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
TEATRO.
Professor Jardson Brito
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
Tipologia Textual: Textos Narrativos Definição Exemplos
Professor: Chico Arruda
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
A NARRAÇÃO 1º ANO – ENSINO MÉDIO TURMA 1º M03 Professora: Patrícia Portela.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, o lobo é um dos personagens e até fala. Por mais que na realidade pareça um absurdo, no mundo ficcional isso é perfeitamente possível. Nas fábulas, isso também acontece. Os personagens são em geral animais que pensam, sentem e agem como os seres humanos. Além de pessoas e animais, nas narrativas encontramos fadas, bruxas, deuses, entre outros seres, que participam dos acontecimentos narrados. Até a morte pode ser personagem. Nos textos narrativos, temos personagens principais – os protagonistas, que tem forte atuação durante toda a história – e secundários. Embora possam ser considerados “seres de papel”, por nascerem da criação ficcional, mitos personagens se destacam por sua complexidade, apresentando dimensões psicológicas, social e moral.

Narrador Na narrativa temos a voz do narrador, que conta a história Narrador Na narrativa temos a voz do narrador, que conta a história. Não se deve confundir essa voz com o autor. O narrador é uma criação, portanto um ser ficcional, um elemento da ficção. São infindáveis as possibilidades narrativas. O narrador pode ser tanto um personagem como um observador somente. Sendo um personagem protagonista, o narrador conta os eventos que ele viveu ou presenciou na forma de um “eu”. Pode também ser um personagem secundário e se posicionar fora dos fatos narrados. Conta, então, os acontecimentos como uma testemunha. Já como observador apenas, o narrador, não participando das ações narradas, conta a história vista de fora também. Pode se apresentar, nesse caso, como um deus, que tudo vê, tudo sabe, até o que se passa no interior dos personagens. Pode também se limitar ao que se vê, se ouve e se sabe de fora, não penetrando na interioridade dos personagens. Há ainda narradores que intervêm na história, tecem comentários, são intrusos.

Enredo O enredo é construído pela sequência dos eventos Enredo O enredo é construído pela sequência dos eventos. Os fatos podem ser narrados na ordem em que acontece a história, ou seja, numa sequência cronológica. No entanto, nem sempre o narrador obedece à ordem de acontecimento dos fatos. Pode contar a história em ordem inversa, em idas e vindas.

Espaço Todos os eventos narrados se ambientam num determinado “cenário”. Podem se passar em uma paisagem exterior (espaço físico ou social) ou acontecer na paisagem interior (espaço psicológico). Nesse caso, os efeitos dos acontecimentos são vivenciados no espaço interior do personagem, abarcando seus pensamentos e seus sentimentos.

Tempo Numa narrativa, o tempo pode se evidenciar, por exemplo, no andamento (lento ou acelerado) dos acontecimentos, na sequencia temporal apresentada ( seguindo ou não ordem cronológica), na abrangência de um curto ou de um longo período de tempo, na localização dos fatos em outra época. Em algumas narrativas, explora-se o tempo psicológico: os personagens vivenciam subjetivamente o tempo dos acontecimentos. Tempo cronológico é o que contamos no relógio: meses/dias/horas/minutos/segundos Tempo psicológico é aquele que é vivido, interior, dentro da nossa consciência.