Tecnologia Mecânica Prof. Sérgio Button Bruno Nardon042317 Daniel Nantes Ferreira042763 Hector Louis Mustache043959 Luiz Henrique Nerli e Silva044931 Pedro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

PLEXIMID® TT70 Resina especial para peças ópticas em faróis
Propriedades da Matéria
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
Energias renováveis… … o futuro.
Energias renováveis… … o futuro.
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Professor Luiz Antônio Tomaz
Comportamento de superfícies revestidas com filmes de carbono.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Transmissão de Calor.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
FÍSICA 2 ENEM 2007.
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
ELETROQUÍMICA.
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
Análise termodinâmica da Combustão
INDÚSTRIA ELETRÔNICA TURMA REDENTOR Fernanda Amorim Esteves n°8
INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ESPECTROANALÍTICOS - IV
CALORIMETRIA.
O Novo Caminho da Engenharia
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Energia.
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Pilhas de combustível a Energia do Futuro!
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Nanotecnologia em sensores em fibras ópticas
Termologia Professor John Disciplina Física E.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ?
Bruno da Silva Leonardo Romano Matheus Tahara
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
Pilha de combustível Processo na pilha de combustível.
FÍSICA AULA / 06 / Prof. Carlos Eduardo.
Problemas Ambientais.
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Logótipo e slogan.
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Propriedades dos materiais
Medição de Força para Supervisão do Processo de Forjamento
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
TECNOLOGIA EM AUTOMÓVEIS Daniel Kovacz Vinicius Fragelli Felipe Feltrin Gustavo Mattos.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock
Energia solar.
Energia das Biomassas.
CAPACIDADE FOTOSSÍNTETICA
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
2ª SÉRIE.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
A poluição atmosférica
O Efeito Estufa.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Capacitores Eletrolíticos de Dupla Camada Gilson Roberto Jost Maycon Willian Claus dos Santos Instalações Industriais 2.
GRUPO DO TITÂNIO 2 INTRODUÇÃO O Ti é de importância industrial Grandes quantidades de TiO 2 são usadas como pigmento e como “carga”, e o metal Ti é importante.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia Mecânica Prof. Sérgio Button Bruno Nardon Daniel Nantes Ferreira Hector Louis Mustache Luiz Henrique Nerli e Silva Pedro Lane045765

O que é Nanotecnologia?  O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos  1 nanometro = metro  Uma praia 1000 km  1 grão de areia 1 mm

O que é Nanotecnologia?  A nanotecnologia está associada a diversas áreas de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica).  Utilização ampla: biologia, medicina, física, química, engenharia de materiais

Indústria Automobilística  Harald Fuchs, professor do Centro de Nanotecnologia da Universidade de Münster diz: "Não importa se eletrônica, plástico, tinta, vidro, pneu ou motor, nenhum outro produto oferece tantas aplicações possíveis para a nanotecnologia como o carro".

Filtro de Ar (NanoBreeze)  É um purificador de ar para o interior de veículos, filtrando poluentes. Deve- se ao uso do dióxido de titânio (TiO 2 ) como uma máquina molecular. TiO 2 é um semicondutor ativado por fótons UVA para oxidação e redução na superfície catalisadora. Essa nanofotocatálise é mais rápida e eficiente ao transformar componentes tóxicos em CO 2 e água.

Materiais super-lisos  Um material assim servirá tanto a fabricação de janelas autolimpantes, à prova de poeira e água, quanto para reduzir o atrito em sistemas microeletromecânicos.  A tecnologia é justamente uma cópia da estrutura da flor de lótus, que possui inúmeras saliências microscópicas, além de ter uma textura de cera. O resultado é que suas folhas estão sempre limpíssimas.

Stay Clean Car Power Nano  É um produto para utilização na superfície de carros ou barcos, para que não haja acúmulo de sujeiras, além de tornar a superfície mais fluidodinâmica.

Audi TT Cabriolet  Nanopelícula de prata: Uma película ultrafina de prata é colocada no interior do pára-brisa laminado, refletindo a radiação solar e diminuindo a temperatura interna. A nanopelícula metálica também apresenta alta condutividade elétrica - ideal para aquecer vidros sem utilizar os condutores aparentes do desembaçador convencional.

Audi TT Cabriolet  Revestimento de película também nos vidros que recobrem os instrumentos do painel.  Retrovisores Eletrocrômicos: Existe uma nanopelícula nos retrovisores que escurece ou clareia de acordo com voltagem recebida dos sensores fotoelétricos que estão à frente e atrás do carro. A voltagem faz com que os íons de lítio se reagrupem, alterando a transparência da nanopelícula.  Pneus também recebem nanotratamento: partículas de carbono do tamanho de moléculas melhoram a aderência, resultando em menor resistência à rolagem, aumentando a economia de combustível e durabilidade dos pneus

Scratch Guard Coat  A Nissan desenvolveu uma pintura nanotecnológica que se regenera sozinha após sofrer pequenos riscos. Isso pode demorar de um dia a uma semana, dependendo da temperatura do ambiente e da profundidade do risco. Além disso a pintura é mais difícil de ser arranhada que as comumente usadas e dura 3 anos.

Bateria de Lítio  A bateria tem a capacidade de se recarregar em apenas 1 minuto, nesse tempo ela atinge 80% de sua carga. Uma de suas utilidades é em carros híbridos que vão demandar tempos pequenos de recarga da bateria.  Uma tecnologia inovadora utilizada no eletrodo negativo utiliza nanopartículas para evitar que os eletrólitos líquidos orgânicos sofram redução durante a recarga da bateria. As nanopartículas absorvem rapidamente e armazenam grande quantidade de íons de lítio, sem causar deterioração do eletrodo

Termogerador  Os motores dos carros atuais conseguem retirar apenas 30% da energia contida na gasolina. Os outros 70% são perdidos na forma de calor.  Cientistas descobriram como recuperar essa energia perdida pelos motores a combustão. Eles criaram um novo tipo de material termoelétrico — ou termogerador, capaz de converter calor em energia elétrica — utilizando nanofios.

Nanocarro  Cientistas da Universidade Rice, Estados Unidos, construíram o menor carro do mundo - um nanocarro de uma única molécula, consistindo em uma chassi, eixos e quatro rodas feitos de "buckyballs“ (esferas de carbono com 60 átomos cada uma). O carro todo mede entre 3 e 4 nm de comprimento. À temperatura ambiente, o nanocarro fica totalmente grudado sobre a superfície de ouro na qual ele foi construído. Mas, a cerca de 200ºC, ele fica livre e pode andar.

Nanomotor  Passado algum tempo, os mesmos cientistas colocaram no nanocarro um nanomotor alimentado por luz. As quatro "buckyballs" que funcionavam como rodas no primeiro modelo do nanocarro drenavam energia do motor e tiveram que ser substituídas por moléculas esféricas de carbono, hidrogênio e boro. Por enquanto o nanocarro motorizado somente se movimentou quando mergulhado em um líquido - uma solução do tolueno.

Bibliografia   xml xml  e.html e.html   %7D& %7D&  