The Language for Motion
Motivação Linguagem de fácil manipulação para objetos gráficos. Atualmente Orientada a Objetos. Executada sobre uma máquina virtual que está “instalada em 98% das maquinas com acesso a internet” [1] Grande capacidade de portabilidade.
Breve História Lançamento do Flash Player 5 com ActionScript. Lançamento do Flash Player 6 com ActionScript 1.0 e a inclusão de manipuladores de eventos e primitivas gráficas. Lançamento do Flash Player 7 veio com a atualização. ActionScript 2.0. Liberação do Flash Player 8 que extende o ActionScript 2.0 adicionando novas bibliotecas. Lançamento do Flash Player 9 que vem com o novo ActionScript 3.0 e o advento da nova máquina virtual, chamado AVM2.
Utilização Aplicativos Web Jogos Web Jogos para Dispositivos Móveis (utiliza-se o Flash Lite que é o ActionScript 2.0 adaptado para Mobiles) Aplicativos RIA (Rich Internet Aplications), indicado apenas para ActionScript 3.0 Sites com grande interatividade Animações programadas Manipulação de Vídeos (YouTube)
Ambiente de Desenvolvimento Os principais ferramentas de desenvolvimentos atualmente são: Flash CS3
Ambiente de Desenvolvimento Flex Builder
Referências [1] r_census/flashplayer/, acessado em (26/05/2007).