tempo de mudança e crescimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adolescência e Afectos
Advertisements

Cursinho Primeiro de Maio
Colégio Elisa Andreoli
Entendendo o Adolescente Normal
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
Dois modos de ler a Bíblia.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Mudanças Físicas.
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
PSICOLOGIA.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
Como a Criança Pequena se Desenvolve
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
filho, segundo Dom Bosco.
Regras e limites na educação de crianças
IDENTIDADE.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Quem sou eu? Será que me conheço?
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
Amor e Sexualidade.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Edificando Famílias Saudáveis
Profª. Taís Linassi Ruwer
Adolescência.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
A ÁRVORE DOS DESEJOS Comentário: Olga Mendonça.
O objecto da Psicologia
ADOLESCÊNCIA.
Adolescência e Afectos
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Como se desenvolve a sexualidade
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
ETAPAS DE CRESCIMENTO 1ª- infância - dos 0 aos 3 anos INFÂNCIA-
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
(Winnicott, O brincar e a realidade, pág. 196)
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
A IDENTIDADE.
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

tempo de mudança e crescimento Adolescência tempo de mudança e crescimento

A adolescência é uma etapa extraordinária na vida de todas as pessoas, pois é nela que cada indivíduo descobre a sua identidade e define a sua personalidade. É uma época da vida marcada por profundas transformações fisiológicas, psicológicas, pulsionais, afetivas, intelectuais e sociais vivenciadas num determinado contexto cultural

Quem sou eu? Aquela pessoa especial e única, com uma identidade irrepetível, mas numa idade que inicia uma nova etapa de desenvolvimento pessoal.

Muitas pessoas consideram esta fase da vida um período crítico, difícil e conflituoso, já que está em jogo o desenvolvimento da identidade pessoal. No cruzamento de tendências infantis e adultas, o adolescente vivencia-se como que num mundo entre dois mundos . Já não quer ser criança, mas também não quer ser o adulto que os pais querem que seja…

Adolescência amadurecer, crescer, desenvolver-se Puberdade mudanças físicas, maturação sexual e reprodutora, aparecimento dos caracteres sexuais secundários: pelos, barba, bigode, período menstrual nas meninas.

Dúvidas e Angústias na Adolescência Quantas vezes os adolescentes parecem desajeitados, sendo muito comuns os encontrões aos móveis e às portas. Há uma desarmonia entre o que se é e aquilo que se pensa ser. (Ver p. 139)

A Nível Afetivo Pode haver desencontros afetivos que se relacionam com a capacidade de atrair e ser atraído de amar e ser amado… É característico da adolescência passar da alegria à tristeza, ou vice-versa, em muito pouco tempo e sem motivo aparente. Uma pequena contrariedade pode afundar o adolescente no mais profundo desespero e levá-lo a fechar-se em si mesmo. (Ver p. 140)

Esta falta de estabilidade corresponde à ansiedade e eventualmente depressão que acompanham o adolescente no seu mundo interior, nos quais estão em jogo, por um lado a dor pela infância perdida e, por outro, a dificuldade em satisfazer os seus desejos.

A Nível Social Há o perigo do adolescente adquirir o hábito de se refugiar em si mesmo, sem coragem para enfrentar o mundo que o rodeia. Nesses casos é importante reforçar a autoestima, relacionar-se com pessoas que o(a) aceitam como é e dedicar-se a atividades onde consegue ter sucesso. Face aos obstáculos, às dúvidas e às angústias é fundamental reagir com atitudes positivas; só com diálogo, reflexão, confiança, eperança, cotagem, persistência… é possível ultrapassar os obstáculos e crescer harmoniosamente.

Construção da Identidade Os adolescentes usam por vezes uma linguagem secreta, sendo uma das formas que encontram de excluírem o adulto e de se sentirem seres à parte… Nesta etapa o adolescente prepara-se para viver com maior autonomia. Até à pouco tempo, o rapaz e a rapariga dependiam em tudo, ou quase tudo, dos pais e agora começam a pensar e a agir de forma autónoma e afirmativa.

O adolescente sabe que ninguém pode tomar o seu lugar na procura de um caminho pessoal. Nenhum livro pode ensinar esse caminho que cada um deve percorrer, (embora possa ajudar) realizando o milagre de se sentir com os outros e igual aos outros e, ao mesmo tempo, imaginando e projetando um caminho unicamente seu.

Ao mesmo tempo que se distancia dos adultos, o adolescente sente que precisa deles para se orientar na multiplicidade, por vezes caótica, de pensamentos e sentimentos que a adolescência lhe traz. Ele precisa dos adultos. Sem pontos de referência, o adolescente terá muita dificuldade em construir a sua própria autonomia.

No percurso para a vida adulta o rapaz e a rapariga procuram identificar-se com modelos privilegiados

Na adolescência desperta o espírito crítico, a capacidade de pensar por si (Ver p. 148) Identidade e Risco A imprevisibilidade no processo de crescimento coloca o adolescente perante o medo e o desejo: medo do desconhecido e desejo de realização, criando uma atmosfera de instabilidade e insegurança

A adolescência é a espantosa oportunidade de se afirmarem escolhas, de se realizarem fantasias, de se ensaiarem modalidades, de se explorarem realidades. A sabedoria do adolescente está no facto de saber viver no equilíbrio entre o risco necessário para a construção do futuro e o risco perigoso e inútil.

O equilíbrio entre o eu e os outros Apesar da extrema importância que os outros têm nas nossas vidas, os contornos da identidade vão-se estabelecendo no sentido da autonomia e da capacidade de estar só, isto é, na companhia de si mesmo. Mas o bem estar individual passa naturalmente pela capacidade de se estar com os outros.

A conquista da aceitação social A necessidade de pertença e a vontade de ser aceite, levam frequentemente à utilização de estratégias tendo em vista a conquista de um lugar entre os pares. Seduzir, hostilizar, mentir, submeter-se, mostrar disponibilidade, oferecer objetos impensáveis, dar uma atenção especial aos outros é a forma que o adolescente encontra de se tornar imprescindível (Ver p. 153)

O Agir Moral Desenvolvimento do pensamento abstrato Diante de uma situação problema o adolescente já é capaz de formular várias hipóteses de solução. Maturação da consciência moral Já não se evita um determinado comportamento porque os pais lhe dizem para o não fazer, evita-o porque vê nele um mal que prejudica os outros ou a si mesmo (Ver p. 165)

Ler o último parágrafo da p Ler o último parágrafo da p. 153 e elaborar um texto de 20 linhas onde mostres a importância do adolescente não se deixar dominar por obsessões doentias que o levem a querer parecer aquilo que não é, e ponham em risco a integridade da sua saúde física e psicológica.

Síntese: Situada como um mundo entre dois mundos a adolescência é a etapa da vida onde ocorrem as grandes mudanças que irão transformar a criança de ontem no adulto que há de vir a ser. Tempo privilegiado de descoberta, mudança, afirmação, encontro e crescimento.