Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BUSCA PELA JUSTIÇA.
Advertisements

Por que estudar Geografia?
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Sujeito e Objeto do Delito
Criminalização da transmissão do HIV
FRASE DO DIA: Nunca tenha medo de tentar algo novo.
EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi.
CRIME X DELITO X CONTRAVENÇÃO
Direito à Vida.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
DIREITO DA GUERRA Prof. Audálio Ferreira Sobrinho.
Trabalho Infantil.
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
Pena De Morte.
INTRODUÇÃO É de conhecimento geral que Cogita-se, com muita frequência de… Muito se debate, hoje em dia… Todos sabem que, em nosso país, há tempos,
A ética Kantiana.
Profº Carmênio Barroso
Avaliando a Prova Passada Como será que vai sair o Edital 2012?
Repressão e violência na Síria
BIOÉTICA E ASPECTOS JURÍDICOS DO DIREITO À VIDA E À PAZ
Uma visão da morte a partir da vida
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA PENA/MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE  Marco Antonio da Rocha.
Organizações Internacionais e Regionais
Conhecimento e Diversidade Cultural
Estou cansado de ver que o governo fica com o dinheiro que eu ganho,
Ética. Ética (discussão) A lotaria nacional, o totobola e o totoloto servem para ajudar boas causas. Mas não serão em vez disso um imposto aos pobres?
Eutanásia.
INTOLERÂNCIA COM IDOSOS
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Enem.
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
Profº Carmênio Barroso
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
O mundo.
Legislação Penal Prof. Carlos Villar Jr..
Profº Carmênio Barroso
LIBERDADE PROVISÓRIA A prisão, no direito brasileiro, é medida de exceção.
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
NASCIMENTO, EXECUTORIEDADE E OBRIGATORIEDADE DA LEI
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 2º SEM/2011.
PROCEDIMENTO DOS CRIMES DE DROGAS Marta Saad
Ética e Bioética ABORTO Prof. Maria Regina.
ESTADO ISLÂMICO LEI ISLÂMICA (ALCORÃO) POLÍTICA INTERNACIONAL
Fonte: Ministério da Justiça/DEPEN Apresentação 1) Alteração e inovação legislativa – Lei /06 2) Uso sistemático da prisão provisória.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO ..
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Disciplina: Filosofia Prof° Álvaro Trabalho Elaborado por 2°H INTRODUÇÃO.
Nas telenovelas.  É a forma de representação da realidade que vem sendo abordada nas telenovelas.  Procura dar ênfase á um problema ou questão social.
CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO
NOITE ERICO VERÍSSIMO.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Fundação Educacional do Baixo São Francisco – Dr. Raimundo Marinho Faculdade Raimundo Marinho de Penedo 1º - No Conceito do Crime, qual a opção correta?
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
Reincidência.
DIREITO PROCESSUAL PENAL
HOMOSSEXUALIDADE.
Qualificadoras (121, § 2º, V) Se o homicídio é cometido para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime. Matar alguém.
RESPOSTA DO PRESIDENTE DA INDONÉSIA... Indonésia, 18 de Janeiro de 2015.
Profº Carmênio Barroso
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Intolerância Religiosa
Anotações.  Definição:  Recorrer à credibilidade (de alguém ou de alguma fonte) como argumento.  Exemplo:  “É obvio que eu estou certo, pois está.
Transcrição da apresentação:

Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado à morte por tráfico de drogas depois de tentar entrar no país com cocaína dentro dos tubos de uma asa-delta. Logo após a prisão de Archer, outro brasileiro, Rodrigo Gularte, foi condenado à execução em 2005 por ingressar na Indonésia com cocaína escondida em pranchas de surf. Hoje, o país tem 133 prisioneiros que aguardam a execução no corredor da morte.

A maioria dos países aboliu a pena de morte, mas de acordo com a Anistia Internacional, hoje 58 países mantêm a punição para crimes comuns. Os motivos mais passíveis dessa condenação incluem homicídios, espionagem, falsa profecia, estupro, adultério, homossexualidade, corrupção, tráfico de drogas, não seguir a religião oficial ou desrespeitar algum padrão de comportamento social ou cultural.

Cada país possui métodos de execução do condenado. Na lei islâmica, quem trai o marido ou a mulher deve ser morto por apedrejamento. Em países asiáticos, o fuzilamento é o mais usado, e nos Estados Unidos a cadeira elétrica ou a injeção letal são usadas em caso de homicídios qualificados e atos de terrorismo.

A China é campeã nesse ranking. Estima-se que em 2013 o país realizou pelo menos execuções de penas capitais para crimes como fraude fiscal, corrupção e tráfico de drogas. Segundo a Anistia Internacional, sem contar os dados da China, pessoas foram condenadas à morte no mesmo ano, 788 foram executadas --um aumento e 15% em relação a 2012 – e aguardavam a execução. Os países que mais efetuaram execuções foram Irã, Iraque, Arábia Saudita e Estados Unidos.

O Brasil não entra nesta lista. Aqui, a pena de morte foi abolida para crimes comuns em No entanto, a nossa Constituição ainda prevê a pena para crimes de guerra. O Código Penal Militar poderá condenar um combatente por infrações como traição (pegar em armas contra o Brasil), covardia (fugir na presença do inimigo) ou incitar a desobediência militar. Nesses casos, o Presidente da República deve aprovar a execução, que ocorre por fuzilamento. Para especialistas, para dar início a conversas na tentativa de acabar com a pena de morte em outros países, seria de bom tom se o Brasil eliminasse esse artigo da Constituição.

Quem defende que a pena de morte seja aplicada acredita que ela possa dissuadir uma pessoa a cometer o delito. Mas diversas organizações de direitos humanos afirmam que não existem quaisquer provas de que a pena de morte tenha um efeito redutor no que diz respeito à criminalidade, assim como ela não intimida pessoas ligadas ao terrorismo. Outro argumento é que a pena de morte seria antiética e exagerada para crimes considerados banais. Seria ético um Estado que mata? Seria a justiça uma forma de vingança? A pena de morte é a ação do Estado legitimada por uma lei que a autorize. Existe ainda outro aspecto, o mais grave: a irreversibilidade da pena caso a inocência do réu seja comprovada.

O governo brasileiro tenta reverter a pena aplicada a Rodrigo Gularte, diagnosticado com esquizofrenia, na Indonésia usando como argumento uma diretriz internacional do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos que veta a aplicação da pena de morte em algumas situações, entre elas, quando o réu apresenta um diagnóstico de doença mental ou é menor de 18 anos. No entanto, muitos países desconsideram essa diretriz.

Pelo mesmo pacto, a aplicação da pena de morte decorrente de crimes relacionados com drogas viola a lei internacional. O pacto sugere que nos países que não tenham abolido a pena de morte, ela só seja imposta para os crimes mais graves. O problema é que a interpretação do que são crimes graves varia e nem sempre estão listados na Constituição. É o caso da Indonésia, onde a legislação permite a pena de morte para “crimes graves”, mas sem especificar quais seriam esses crimes. Além da Indonésia, China, Irã, Malásia, Arábia Saudita e Singapura são alguns dos países que executam pessoas por praticarem crimes relacionados com drogas.

As organizações humanitárias, em especial a Anistia Internacional, seguem na campanha para reverter essa pena nos países em que ela é executada. No entanto, a briga é mais difícil quando a sentença é mais aplicada para punir a quebra de valores morais, religiosos e culturais do que por crimes reais. Pois a questão passa a interferir em toda uma cultura e sistemas de crença, e não apenas a legislação criminal.