UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Higiene e problemas sociais
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
SÉCULO XX.
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
Conceitos de aprendizagem
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Níveis de prevenção em saúde. 2ª parte
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
PSICOLOGIA Deriva da junção de duas palavras gregas psiché e logos - significava “estudo da mente ou da alma”. Hoje: Ciência que se concentra no comportamento.
CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS DOENÇAS
História da Causa Sociedade Primitiva homem – receptáculo causa – mística intervenção – mística Antiguidade Assírios = primitiva Chineses homem - ativo.
Qualidade de vida.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CENTROS DE SAÚDE Isabel Trindade José A
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
A Sociedade humana: generalidades
Abordagem do Doente em Medicina Física e de Reabilitação Princípios Gerais da Especialidade Pedro Soares Branco Unidade de Ensino de Medicina Física e.
A Psicologia ou as Psicologias
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Saúde Individual e Comunitária
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
EDUCAÇÃO ESPECIAL CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Saúde e Educação Física
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Medidas de Saúde Coletiva
I Jornada Interdisciplinar da Liga Acadêmica de Oncologia
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Ciências Naturais 9.º ano
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
PROF(A): MICHELLE FLORES
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença.
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J. Andréa B. Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia da Saúde e Hospitalar

ANTECEDENTES O SÉCULO XIX – Início da Psicologia Moderna: Homem estudado pela: a) dissecação b) Investigações físicas c) Exames médicos

A tese de Darwin (1856): Incluiu o homem no Universo da Natureza: SER BIOLÓGICO O Modelo biomédico estuda os SERES VIVOS da mesma forma que estuda OUTROS ANIMAIS e/ou outros SERES DO MUNDO NATURAL.

O MODELO BIOMÉDICO O QUE CAUSA A DOENÇA??? Advêm do exterior do corpo; Mudanças físicas internas ou com origem em mudanças físicas internas involuntárias; Desequilíbrios químicos, bactérias,vírus, predisposição genética;

2. QUEM É O RESPONSÁVEL PELA DOENÇA??? O indivíduo não é responsável pela sua doença: são vistos como vítimas de força externa que provoca mudanças internas.

3. COMO DEVEM SER TRATADAS AS DOENÇAS??? Vacinação; Cirurgia; Quimioterapia; Radioterapia.

4. QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO??? Classe Médica

5. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E DOENÇA??? São qualitativamente diferentes; Ou se é doente; Ou se saudável;

6. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO??? Funcionam independentemente; Comparada ao modelo dualista tradicional da divisão mente-corpo; A mente é incapaz de influenciar no corpo;

7. QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA SAÚDE E NA DOENÇA??? A doença traz consequências psicológicas para o doente, mas não são causas psicológicas.

O SÉCULO XX A Medicina Psicossomática Saúde Comportamental Medicina Comportamental Modelos de mutação da relação entre a mente e o corpo

A Medicina Psicossomática Primeiro desafio ao modelo biomédico; Resposta à análise freudiana da relação entre mente e doença física: a paralisia histérica não apresentava uma causa física clara – reflexo do estado mental do indivíduo expressando sentimentos por meio de problemas físicos.

Saúde Comportamental Disciplina preocupada com a manutenção da saúde e a prevenção da doença em indivíduos normalmente saudáveis, por meio do uso de informações educativas para modificar comportamentos e estilos de vida. INTERAÇÃO MENTE E CORPO

Medicina Comportamental Outra disciplina que incidia sobre: - Os cuidados da saúde; - Tratamentos; - Prevenção da Saúde. Descrita em 1977 por Schwartz e Weiss – base de estudo era o comportamento, com as disciplinas Psicologia, Sociologia e Educação para a Saúde;

Incluiu a Psicologia no estudo da Saúde. Em 1979, Pomerleau e Brady, descreve a Medicina Comportamental como a “Análise experimental do comportamento”, como a terapia comportamental e a modificação do comportamento. Compreende: Avaliação; Tratamento; Prevenção das doenças físicas ou disfunções fisiológicas (hipertensão, obesidade); Incluiu a Psicologia no estudo da Saúde.

PSICOLOGIA DA SAÚDE “O Conjunto das contribuições específicas, educacionais, científicas e práxicas da disciplina Psicologia, para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento da doença e disfunções relacionadas” (Matarazzo, 1980).

O QUE CAUSA A DOENÇA??? Causada por uma multiplicidade de fatores e não por um único fator causal; Origem sustentada em uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais MODELO BIOPSICOSSOCIAL DE SAÚDE E DOENÇA (Engel, 1977, 1980).

BIO Vírus Bactérias Lesões PSICO Comportamento Crenças Coping Stress Dor SOCIAL Classe Emprego Etnia Condições Culturais

2. QUEM É O RESPONSÁVEL PELA DOENÇA??? Os indivíduos são os próprios responsáveis pelo seu estado de saúde e pelas suas doenças; Não é mais uma vítima passiva.

3. COMO DEVEM SER TRATADAS AS DOENÇAS??? O indivíduo deve ser tratado com um todo e não apenas a “sua doença”; Mudanças de comportamento, estratégias de enfrentamento e adesão às recomendações médicas.

4. QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO??? O doente é, em parte, responsável pelo seu tratamento; Não são vítimas.

5. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E DOENÇA??? Ambas são situadas num continuum; Os indivíduos progridem da saúde para a doença e viceversa.

6. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO??? Mente e corpo se interagem; Entidades vistas numa perspectiva de influencias mútuas categorizadas como separadas.

7. QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA SAÚDE E NA DOENÇA??? Os fatores psicológicos são vistos como contributo para a sua etiologia e não apenas como possíveis consequências.

OBJETIVOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE Compreender, explicar desenvolver e testar teorias: Avalia o papel do comportamento na etiologia da doença; b) Fazendo o prognóstico dos comportamentos prejudiciais para a saúde; c) Estudando o papel da Psicologia na vivência da doença; d) Avaliando o papel da Psicologia no tratamento da doença.

2. Pôr em prática a teoria: Promovendo um comportamento saudável; Prevenindo o aparecimento da doença.