Doenças Cirúrgicas Dra. Paula Saab Cukier.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema digestório. Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento.
Advertisements

O Sistema Digestivo no Homem
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Autor:victor alverca Lê tudo com atenção porque no final há uma ficha de verificação de conhecimentos. Este trabalho foi elaborado por prof. Victor Alverca.
Doenças do sistema digestivo.
DOENÇA INTESTINAL INFLAMATÓRIA
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
Sistema Excretor Professora Helena.
XXIII CONGRESSO MÉDICO DA PARAÍBA
Primeiros Socorros Camila Sarti
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Ac. André Hilario Lilian Eysink
HOSPITAL MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
ENFERMAGEM MÉDICA Enf. Kamila Dalfior B4.
Cap. 100 Pancreatite aguda Mauricio Silva
TRAUMA DE ABDOMEM Cavidade do corpo humano que contém diversos tipos de estruturas, órgãos e vasos sanguíneos calibrosos: ORGÃOS SÓLIDOS: -Fígado, baço,
Sistema Digestório.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
Faculdade Santa Marcelina
Prof. Juliano V. Dande SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande
Colelitíase e colecistectomia
A DIGESTÃO O SISTEMA DIGESTÓRIO Profa. Ludimira Collares
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
Colecistite Aguda & Íleo Biliar
conceitos e informações farmacêuticas
O Corpo Humano Escola EB 2/3 Vasco Santana
SISTEMA DIGESTÓRIO 5º PERÍODO MEDICINA UFOP
Sistema disgestório Guilherme Luis.
Distúrbios alimentares.
VESÍCULA BILIAR A vesícula biliar é um saco membranoso, em forma de pêra, situado na face inferior do fígado (lado direito). É um órgão muscular no qual.
SAÚDE PROSTÁTICA.
HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL
Dr. Andreas J. M. Koszka XXXVª Turma Pós-Graduando em Cirurgia
Barbeiro S., Canhoto M., Martins C., Gonçalves C., Cotrim I., Arroja B., Silva F. e Vasconcelos H. Serviço de Gastrenterologia - Centro Hospitalar de Leiria.
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Atelectasia Derrame pleural Área focal com aumento de densidade
Apendicite.
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
APENDICITE AGUDA Conceito Generalidade Etiopatogenia Quadro Clínico
DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS COMUNS
Formação Professores. A saúde do sistema cardiovascular.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 8º ANO SISTEMA DIGESTÓRIO
Monitoria de Laboratório Clínico Patologias da Próstata
Doenças hepáticas Vívian Coura.
ABDOME AGUDO NA INFÂNCIA
Doenças de uma má alimentação
Fisiopatologia do Pâncreas
Sistema Digestório Movimentos peristálticos:
Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Carolina Oliveira Priscila Alves Sandra Carriel Taise Swidzikiewicz
Sistema Digestório Humano
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
COLECISTITE CLÍNICA E CIRURGIA.
Ciências Naturais – 9.o ano
Infeções sexualmente transmissíveis
Gastroenterologia Clínica
Patologia das Vias Biliares
T écnicas d e M assoterapia. Sistema Linfático Sistema Digestório.
DOENÇAS.
Pancreatite Aguda e Crônica
A Digestão.
Seminário de Cirurgia Geral Alunos: Eduardo Assad Paulo Phillipe Moreira.
Transcrição da apresentação:

Doenças Cirúrgicas Dra. Paula Saab Cukier

Colecistopatia Calculosa Presença de cálculos no interior da vesícula biliar

Colelitíase

Colelitíase O que são as pedras ? Colesterol Bilirrubina Lecitina

Colelitíase Fatores de risco - Mulheres entre 20 e 60 anos têm 3 x mais chance de Ter cálculos do que a população masculina. - Mulheres que tiveram múltiplas gestações . - O risco aumenta com a idade e a obesidade.

Colelitíase Fatores de risco Fat Fourty Fertility Female

Quadro Clínico Dor abdominal intensa , geralmente tipo cólica, que pode se localizar no no lado direito do abdomen abaixo da costela, boca do estômago, ou ainda nas costas. Pode se localizar em todos os lugares descritos ao mesmo tempo ou separadamente.

Quadro Clínico

Complicações Cólica Biliar Coledocolitíase Pancreatite Biliar Colecistite Aguda

Tratamento Colecistectomia convencional , ou aberta. Colecistectomia videolaparoscópica

Colecisitite Aguda Inflamação aguda da vesícula biliar associada a infecção

Quadro Clínico Cólicas biliares Febre Tremores de frio Náusea e/ou vômitos Perda do apetite Icterícia (cor amarela da pele ou dos olhos) Urina escura Fezes acinzentadas ou brancas.

Tratamento Colecistectomia Aberta Videolaparoscópica Conservador Antibiótico e antinflamatório Cirurgia Posterior

Pancreatite Aguda A Pancreatite aguda é uma condição resultante da inflamação aguda do pâncreas. A principal função do pâncreas é produzir enzimas digestivas e a insulina Na Pancreatite, as enzimas pancreáticas que normalmente são lançadas nos intestinos delgados para ajudar na digestão são ativadas dentro do próprio pâncreas e começam a danificá-lo. Se a crise é grave ou prolongada, ou se ocorrem surtos de pancreatite aguda repetidamente, a lesão permanente do pâncreas pode acontecer e levar a uma condição chamada pancreatite crônica. As duas causas mais comuns de pancreatite são os cálculos de vesícula biliar e o etilismo (uso abusivo do álcool). Como o canal pancreático, que leva enzimas digestivas do pâncreas para o intestino delgado é comum ao canal da bile, que vem da vesícula biliar e do fígado, os cálculos biliares que entupirem o canal pancreático impedem que as enzimas cheguem ao intestino, ficando acumuladas dentro do fígado e sendo pois ativadas, corroendo o órgão por dentro. Embora a maioria das pessoas que bebem álcool não desenvolva a pancreatite, beber grandes quantidades de álcool pode ativar a pancreatite.

Pancreatite Aguda Biliar

Outras Causas Trauma abdominal (pancreatite traumática), Cirurgia abdominal, Medicamentos, incluindo certos antibióticos (metronidazol, sulfa e tetraciclina), diuréticos tiazídicos e estrogênio, Altos níveis de cálcio ou triglicérides no sangue, Algumas infecções, como caxumba ou hepatite viral, Procedimentos endoscópicos que envolvem o canal biliar e pancreático, Idiopática (não é encontrada causa).

Quadro Clínico Dor abdominal superior que pode ser de tolerável à lancinante, em faixa, na altura do estômago, tanto à direita como à esquerda; Projeção da dor para as costas, tórax, flanco ou para baixo, Piora da dor com a alimentação, principalmente gordurosos, Náuseas e vômitos, Perda do apetite, Distensão abdominal (inchaço), Febre, Falta de ar, Cansaço, Hipotensão e Choque (pressão muito baixa impossibilitando o funcionamento dos órgãos).

Diagnóstico Clínico Laboratorial USG TC de abdome

Tratamento Repouso no hospital, Jejum para “descansar” o pâncreas, Reposição de líquidos por via endovenosa, Passagem de uma sonda pelo nariz até o estômago para controlar os vômitos, Nutrição parenteral (por uma veia grossa) pode ser necessária nos casos mais graves, Remédios para proteger o estômago de úlceras de stress. Inclui os bloqueadores H2 (Cloridrato de ranitidina) e os Inibidores da bomba de próton (Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol, etc), Antibióticos só são indicados nos casos graves e quando a causa é a calculose biliar pela freqüente presença de infecção da vesícula – colecistite. Cirurgia : Tratamento definitivo dos cálculos de vesícula (colecistectomia), Infecção pancreática documentada com abscesso (coleção de pus), Necrose (deterioração) extensa do pâncreas, Hemorragia importante, Choque que não melhora, Insuficiência de múltiplos órgãos.

Hérnias O que são as hérnias ?? Hérnia significa a passagem anormal de estruturas de uma cavidade para outra. Hérnias podem ser encontradas em vários locais podendo ser divididas em externas e internas.

Hérnias A cavidade abdominal é basicamente um grande espaço onde ficam os intestinos, o estômago, o fígado e outros órgãos. Eles são mantidos no lugar por aponeuroses, músculos e pele, com algumas áreas fechadas por ossos. Mas quando, por qualquer motivo, ocorre um enfraquecimento desta parede, com a formação de um orifício na parte muscular e aponeurótica da parede, as estruturas que estão dentro do abdome tendem a deslizar para o orifício, criando uma protrusão visível ao portador - só a pele separa o intestino (por exemplo) da parte exterior do abdome.

Hérnias

Fatores de risco Fraqueza mucular Peso Doenças prostáticas Doenças pulmonares Idade Paridade

Complicações Encarceramento Estrangulamento

Hérnias Hérnia inguinal - (na virilha) Hérnia umbilical Hérnia epigástrica - (região do estômago) Hérnia crural - (junto à coxa) Hérnia incisional - (nas incisões cirúrgicas) Hérnia do hiato esofágico - (porção do estômago vai para dentro do tórax, através de uma passagem naturalmente fechada do diafragma) Hérnia muscular Hérnia de Bochdaleck - (falha de fechamento do diafragma) Hérnia de Petit - (principal queixa: percepção de um tumor de consistência firme no dorso, que pode estar acompanhada de sensação de ardência ou dor) Hérnia de disco Hérnia do uncus - (no crânio)

Tratamento Correção Cirúrgica Quanto menor o anel, mais perigoso !