Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Questionário de Avaliação Institucional
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Escolas Estaduais do Rio de Janeiro
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
OS IDOSOS E A INTERNET Junho / 2007.
Renda até 2 SM.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 02.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Salas de Matemática.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada CONDUTA AUXILIAR ANO IV – Nº 09.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 04.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Transcrição da apresentação:

Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.

Metodologia TÉCNICA UNIVERSO DATA DE CAMPO Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário estruturado, com aproximadamente 30 minutos de duração. TÉCNICA População paulista, 12 anos ou mais, pertencente a todas as classes econômicas*. * IBGE (Censo 2000/ Estimativa 2009): 33.228.509 habitantes UNIVERSO O estudo foi realizado no Estado de São Paulo. ABRANGÊNCIA O campo foi realizado entre os dias 24 de agosto e 20 de setembro de 2010. DATA DE CAMPO

Amostra 15 Mesorregiões do Estado de São Paulo Foram realizadas 2.414* entrevistas finais, distribuídas em 82 cidades de forma a representar as mesorregiões do Estado de São Paulo (15 no total). (*) Margem de erro máxima de 2 pontos percentuais. Para leitura do total da amostra os dados foram ponderados, considerando as proporções das cidades, de forma a representar o universo estudado. 15 Mesorregiões do Estado de São Paulo 8 3 1 10 9 11 4 12 6 5 2 7 13 14 15rm 15 int. Natureza do Município 61% Interior 39% Região Metropolitana (Capital + Outras cidades) Porte do Município 18% Pequeno (até 49.999 hab.) 40% Médio (50.000 até 499.999 hab.) 42% Grande (500.000 hab. ou mais)

Considerações As escalas de avaliação utilizadas nesse estudo foram de 11 pontos, em que zero significa a menor nota e 10 a maior nota. + - 6 4 8 9 2 Ponto Médio 10 7 5 3 1

Hábitos culturais. A importância da educação. Quarta mesa: Hábitos culturais. A importância da educação.

Atividades que costuma realizar (Estimulada e múltipla) (Em %) Fund. Médio Superior 95% 98% 97% 78% 93% 91% Regra geral, atividades de caráter cultural têm maior prática entre os de nível superior. 52% 75% 91% 43% 68% 79% + “Artístico” 43% 62% 75% 25% 44% 69% 28% 43% 59% 28% 40% 61% 21% 35% 49% Base: 956 1063 395 Base: Total da amostra (vide metodologia) P.9 Você costuma ____ , mesmo que de vez em quando?

Atividades que costuma realizar (Estimulada e múltipla) (Em %) Fund. Médio Superior  FESTAS POPULARES e desfiles de CARNAVAL ou micaretas são atividades que atraem os diferentes estratos de formação educacional, de forma equivalente. 64% 66% 68% 35% 49% 62% 26% 41% 58% + “Festividade” 37% 39% 28% 24% 37% 55% 28% 34% 31% 27% 31% 31% Base: 956 1063 395 Base: Total da amostra (vide metodologia) P.9 Você costuma ____ , mesmo que de vez em quando?

Ranking de preferência Atividades preferidas (Estimulada e múltipla) Ranking de preferência 1º + 2º + 3º Lugares, em % Fund. Médio Superior 66% 60% 50% 41% 46% 37% De modo geral, é maior a preferência por várias das atividades pesquisadas, entre os de nível superior, com destaque para cinema e leitura. 18% 31% 40% 18% 23% 36% + “Artístico” 10% 17% 17% 6% 8% 20% 5% 6% 11% 3% 3% 5% 3% 3% 4% Base: 956 1063 395 Base: Total da amostra (vide metodologia) P.10b Das atividades culturais e de lazer que você realiza, qual você prefere em primeiro lugar? em segundo lugar? E em terceiro lugar?

Ranking de preferência Atividades preferidas (Estimulada e múltipla) Ranking de preferência 1º + 2º + 3º Lugares, em % Fund. Médio Superior 27% 14% 13% 14% 9% 5% Festas populares e rodeios têm maior predileção entre os de menor escolaridade. 6% 12% 13% + “Festividade” 6% 7% 5% 5% 5% 6% 5% 5% 2% 4% 2% 2% Base: 956 1063 395 24% preferem ir a shoppings para lazer ou diversão e 6% têm predileção por assistir ou participar de atividades culturais em parques públicos. Base: Total da amostra (vide metodologia) P.10b Das atividades culturais e de lazer que você realiza, qual você prefere em primeiro lugar? em segundo lugar? E em terceiro lugar?

+ Atividades preferidas FUNDAMENTAL MÉDIO SUPERIOR LIVROS OUVIR MÚSICA CINEMA LIVROS SHOWS TURISMO ECOLÓGICO TEATRO BIBLIOTECA + OUVIR MÚSICA FESTAS POPULARES, RELIGIOSAS RODEIOS OU FESTA DO PEÃO OUVIR MÚSICA SHOWS TURISMO ECOLÓGICO P.10b Das atividades culturais e de lazer que você realiza, qual você prefere em primeiro lugar? em segundo lugar? E em terceiro lugar?

40% Não costumam ir ao cinema Razões para não frequentar CINEMAS (Espontânea e múltipla) Fund. Médio Superior (Em %) 34% 23% 18% 24% 21% 14% 15% 20% 15% 40% Não costumam ir ao cinema 10% 7% 12% 8% 7% 12% DESINTERESSE é a principal razão, especialmente entre os de ensino fundamental.  Questões relacionadas à localização e falta de tempo, ficam em um segundo patamar. 6% 10% 7% 6% 8% 1% 3% 8% 12% 5% 4% 8% 4% 2% 4% Citações até 3% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao cinema – 954 / Ensino Fundamental – 546/ Ensino Médio – 333 / Ensino Superior - 75 entrevistas P.32a Quais as principais razões para você não costumar ir ao cinema?

40% não costumam ir ao cinema Razões para não frequentar CINEMAS (Espontânea e múltipla) 40% não costumam ir ao cinema A localização e a falta de opções de filmes, são razões mais citadas entre os moradores do interior. O desinteresse e a falta de hábito são barreiras entre os mais velhos.  Outros destaques: + - (29%) Não me interesso, não gosto, não me sinto bem fazendo. Mais velhos (22%) Não tem perto de casa/ do trabalho, é difícil de chegar. Classes C/D Interior Pequeno porte (17%) Não tenho tempo de ir (trabalho, estudo). Interior Pequeno porte 16 a 55 anos (9%) Não tenho hábito, costume de fazer. Mais velhos (8%) é caro. Interior Grande porte (7%) faltam opções. Interior Grande porte Citações até 7% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao cinema P.32a Quais as principais razões para você não costumar ir ao cinema?

 A falta de interesse é maior entre os de ensino fundamental e médio. Razões para não frequentar TEATROS (Espontânea e múltipla) Fund. Médio Superior (Em %) 37% 30% 12% 24% 25% 11% 16% 22% 14% 13% 15% 9% 17% 6% 7% 10% 2% 3% 1% 60% Não costumam ir ao teatro DESINTERESSE em primeiro lugar e a localização em segundo, são as principais justificativas de não ir ao teatro.  A falta de interesse é maior entre os de ensino fundamental e médio. Citações até 2% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao teatro - 1.443 / Ensino Fundamental – 732/ Ensino Médio – 597 / Ensino Superior 114 entrevistas P.32b Quais as principais razões para você não costumar ir ao teatro?

60% não costumam ir ao teatro Razões para não frequentar TEATROS (Espontânea e múltipla) O preço é barreira, especialmente nas cidades de grande porte. 60% não costumam ir ao teatro  Outros destaques: + - (32%) Não me interesso, não gosto, não me sinto bem fazendo. Homens 12 a 25 anos 56 anos ou mais Classes A/B Pequeno porte (24%) Não tem perto de casa/ do trabalho, é difícil de chegar. Interior Pequeno porte Classes A/B (14%) Não tenho tempo de ir (trabalho, estudo). 16 a 55 anos Grande porte (14%) Não tenho hábito, costume de fazer. 41 anos ou mais Pequeno porte (10%) é caro. Mulheres Região Metropolitana Grande porte Citações até 10% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao teatro P.32b Quais as principais razões para você não costumar ir ao teatro?

 O desinteresse mais uma vez se destaca entre os menos escolarizados. Razões para não frequentar MUSEUS (Espontânea e múltipla) Fund. Médio Superior (Em %) 28% 31% 32% 34% 26% 16% 15% 13% 14% 8% 10% 5% 4% 3% 2% - 1% 61% Não costumam ir a museus Novamente a localização e o desinteresse constituem as principais razões de afastamento de atividades de caráter cultural, inclusive Museu.  O desinteresse mais uma vez se destaca entre os menos escolarizados. Citações até 2% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao museu - 1.480 / Ensino Fundamental – 698/ Ensino Médio – 636 / Ensino Superior 146 entrevistas P.32c Quais as principais razões para você não costumar ir ao museu?

61% não costumam ir a museus Razões para não frequentar MUSEUS (Espontânea e múltipla) 61% não costumam ir a museus  Outros destaques: Falta de espaços e de opções foram justificativas mais mencionadas pelos residentes no interior. O desinteresse destaca-se entre os menos favorecidos economicamente. + - (30%) Não tem perto de casa/ do trabalho, é difícil de chegar. Interior Cidade pequeno porte Homens 12 a 15 anos (34%) 56 anos ou mais (35%) Classes D/E (29%) Não me interesso, não gosto, não me sinto bem fazendo. (14%) Não tenho tempo de ir (trabalho, estudo). Cidade pequeno porte (14%) Não tenho hábito, costume de fazer. Interior Cidade grande porte (9%) faltam opções. Cidade grande porte Interior Citações até 9% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao museu P.32c Quais as principais razões para você não costumar ir ao museu?

68% gostam de realizar ou participar de atividades culturais Gosto por realizar ou participar de atividades culturais (Estimulada e única – escala de zero a 10) Fund. Médio Superior 68% gostam de realizar ou participar de atividades culturais 36% Notas 10 e 9 33% 37% 43% + 32% 26% 34% 36% Notas 8 e 7 20% 23% 20% 15% Notas 6 e 5 Confirmando os resultados, quanto maior o nível econômico, maior é o GOSTO por atividades culturais.  Os mais velhos e os pertencentes às classes DE têm menor envolvimento com o tema. 6% 9% 5% 2% Notas 4 e 3 - 5% 8% 4% 3% Notas 2 , 1 e 0 7,3 Média 6,8 7,5 8,0 Base: (956) (1063) (395) Citações até 3% no total da amostra P.17 Com base nesta escala do cartão, em que Zero significa que você não gosta nada e dez significa que você gosta muito, o quanto você gosta de modo geral, de realizar ou participar de atividades culturais?

68% gostam de participar de atividades culturais . Pessoas que influenciaram o entrevistado a realizar atividades culturais 69% dos pais afirmam incentivar os filhos a realizar atividades culturais. + Superior (85%) Classes A/B (76%) Tem filhos de 0 a 18 anos (74%) 68% gostam de participar de atividades culturais . Notas 7, 8, 9 e 10 (escala de zero a dez) Base: Entrevistados que têm filhos - 1.340 entrevistas Base: Total da amostra (vide metodologia) Os PAIS destacam-se como os principais influenciadores no gosto pela cultura, especialmente entre os ADOLESCENTES de 12 a 15 anos (57%). (Espontânea e múltipla, em %) Base: Entrevistados que gostam de realizar atividades culturais (notas 7, 8, 9 e 10 ) – 1.767 entrevistas Citações até 3% no total da amostra P.17 Com base nesta escala do cartão, em que Zero significa que você não gosta nada e dez significa que você gosta muito, o quanto você gosta de modo geral, de realizar ou participar de atividades culturais? P.17a Quem ou quais pessoas, você diria que tiveram maior influência no gosto que você tem por realizar ou participar de atividades culturais? Mais alguém?

+ + Atividades culturais deveriam ser obrigatórias nas escolas. 8,8 Escola vs. Atividades culturais (Estimulada e única, por atributo - escala de zero a 10) Confirmando a importância atribuída à Cultura, 87% dos paulistas concordam que atividades culturais deveriam ser obrigatórias nas escolas e que este é um critério importante na escolha de uma escola para os filhos. Média Atividades culturais deveriam ser obrigatórias nas escolas. 73% 4% 1% 6% 14% 8,8 Não sabe: 1% (notas zero, 1 e 2) (notas 3 e 4) (notas 5 e 6) (notas 7 e 8) (notas 9 e 10) 87% + Tem filhos de 0 a 18 nos (91%) Grande porte (93%) A oferta de atividades culturais é um critério importante na escolha da escola. Média 5% 2% 8% 18% 65% 8,5 (notas zero, 1 e 2) (notas 3 e 4) (notas 5 e 6) (notas 7 e 8) (notas 9 e 10) Não sabe: 2% + Tem filhos de 0 a 18 anos (87%) Grande porte (85%) 83% Base: Total da amostra (vide metodologia) P.40 Vou ler novamente algumas frases e gostaria que você me dissesse de acordo com este cartão o quanto concorda ou discorda de cada uma delas, em que zero significa que você discorda totalmente e dez que você concorda totalmente. Você pode dar qualquer nota entre zero e dez, dependendo do quanto você discorda ou concorda com cada frase.Então, quanto a ______ que nota você dá?