Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transporte através da membrana e osmose
Advertisements

Transporte através da membrana
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Excreção de urina diluída
O Sistema Urinário Parte B
Membrana Plasmática Profª. Marisa Dionísio.
Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular
Cálcio Levimar Rocha Araújo.
REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA
Fisiologia Renal.
Aparelho Excretor.
Gênese da diferença de potencial elétrico nas membranas celulares – transportes reogênicos Fluxos por canais e por carregadores Eletrofisiologia 2008.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
Mosaico Fluido – Singer e Nicholson Estrutura/Composição Química
Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo
Aula 1 – Generalidades sobre fenômenos elétricos nas membranas celulares. Diferença de potencial elétrico de repouso Interação eletrostática: forças de.
Transporte de Membranas e Bioeletricidade
E suas especializações
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
TRANSPORTE DE MEMBRANA
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
DOENÇA DE DENT Dr. Milton Soares Campos Neto Serviço de Nefrologia da
Metabolismo do Potássio e Hipocalemia
Função Define os meios intra e extracelular
Fisiologia humana.
A Permeabilidade celulAR
REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE DOS LÍQUIDOS CORPORAIS E EXAME DA URINA
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A capacidade tamponante de uma solução não depende o pH da mesma, mas apenas da concentração.
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Provinha 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A reação catalisada pela anidrase carbônica é a dissociação do ácido carbônico (H 2.
Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Função tubular.
Manuseio tubular de Potássio – K+
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
E suas especializações
Mecanismos de transporte através da membrana
LÍQUIDOS CORPORAIS E MEMBRANAS BIOLÓGICAS
Transporte através da Membrana Plasmática
Profa Ms. Camila B. Papini ASSER
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
FISIOLOGIA HUMANA.
Disciplina de Fisiologia
MEMBRANA PLASMATICA Toda a célula, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. A membrana plasmática é tão fina (entre 6.
Potencial de Membrana Praticamente todas ás células do corpo, tem o exterior positivo e o interior negativo e são excitáveis( como as nervosas e musculares),
Fisiologia Renal 1.
Fisiologia do Rim Fernando Domingos Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa.
ELETROFISIOLOGIA CELULAR Aula 02 Eletrofisiologia celular LIC
Caroline Pouillard de Aquino
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
TRANSPORTE TUBULAR NUTRIÇÃO – USP – 2016 FISIOLOGIA RENAL
Transcrição da apresentação:

Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na concentração luminal de Na +. (V) Em túbulos proximais, a concentração luminal de Cl - é maior em segmentos S2/S3 que em S1. (F) No modelo geral de epitélios da simulação em computador, o aumento da permeabilidade da via paracelular a Cl - resulta em aumento da secreção de K +. (F) A permeabilidade a água de túbulos proximais é dependente de controle hormonal. (V) A diferença de potencial transepitelial em túbulos proximais é importante para a reabsorção passiva de Cl - em S1, e para reabsorção passiva de cátions (Ca 2+, Na +, K + ) em S2/S3.

Provinha 3 – Turma BProva B Marque se é falso ou verdadeiro: (F) A osmolaridade do fluido luminal em túbulos proximais se reduz progressivamente em consequência da intensa reabsorção de solutos. (V) Os epitélios com alta capacidade de transporte têm, constitutivamente, elevada permeabilidade a água. (V) O fluxo de corrente (íons) por via paracelular facilita também o fluxo transcelular. (F) A concentração luminal de HCO 3 - não varia ao longo dos diversos segmentos do túbulo proximal. (V) A taxa de transporte eletrogênico de Na + em membrana apical de túbulos proximais é maior em segmento S1 que em segmento S3.

Provinha 3 – Turma B (C) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) A diferença de potencial transepitelial luz positiva (+3 mV) nos segmentos S2/S3 do túbulo proximal se deve ao fluxo difusional de Cl - consequente à elevada concentração de Cl - na luz. (V) Em segmentos S2/S3, Cl - é reabsorvido também por via transcelular, por um mecanismo de troca com outro ânion. (F) A permeabilidade a água das células de túbulos proximais é elevada em membrana apical, mas não em membrana basolateral. (F) Se a reabsorção de Na + em túbulos proximais é inibida, há elevação da concentração luminal de Na +. (V) O túbulo proximal é responsável pela maior parte da reabsorção de Na +, Cl - e HCO 3 -.