REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL:

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CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
Transcrição da apresentação:

REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL: TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL: Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - DEFINIÇÕES: - O Jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada; O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários e evitar que a outra equipe pontue; Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - DEFINIÇÕES: - O Jogo de basquetebol: O jogo é conduzido pelos oficiais, oficiais de mesa e um comissário, se presente; Vencedor de um jogo: A equipe que marcou o maior número de pontos ao final do tempo de jogo. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - QUADRA: A quadra de jogo terá uma superfície rígida, plana, livre de obstruções com dimensões de vinte e oito (28) metros de comprimento por quinze (15) de largura; As Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de vinte e seis (26) metros de comprimento por quatorze (14) de largura. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL A linha do lance livre tem 5,80 metros; A linha dos três pontos tem 6,75 metros. 6,75 metros 5,80 metros Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - EQUIPES: - DEFINIÇÕES: - Durante o tempo de jogo, um membro da equipe é: Um jogador, quando ele está na quadra de jogo e tem direito a jogar; Um substituto, quando ele não está quadra de jogo, mas ele tem direito de jogar; Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - EQUIPES: - DEFINIÇÕES: - Durante o tempo de jogo, um membro da equipe é: Um jogador excluído quando ele cometeu cinco (5) faltas e não tem mais o direito de jogar; Durante o intervalo de jogo, todos os membros da equipe com direito a jogar são considerados como jogadores. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - REGRAS: - Cada equipe consistirá de: Até doze (12) membros de equipe com direito a jogar, incluindo um capitão; Um técnico e, se equipe desejar, um assistente técnico; Um máximo de cinco (5) acompanhantes de equipe que podem sentar no banco da equipe e funções especiais, por exemplo: Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Gerente, médico, fisioterapeuta, preparador físico e interprete etc. Cinco (5) jogadores de cada equipe deverão estar na quadra durante o tempo de jogo e podem ser substituídos; Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - EQUIPE DE TRABALHO: 2 árbitros (podendo atuar com até 3 árbitros); 3 mesários (apontador, cronometrista, e operador de 24 segundos); Em jogos internacionais padroniza-se a equipe com 3 árbitros. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - TEMPO DE JOGO, PLACAR EMPATADO E TEMPO EXTRA: Haverá um intervalo de vinte (20) minutos antes do horário marcado para a partida começar; O jogo consistirá de quatro (4) períodos de dez (10) minutos, totalizando quarenta (40) minutos cronometrados; 1º para o 2º período – 2 minutos de intervalo; 3º para o 4º período – 2 minutos de intervalo; Meio tempo (2º para o 3º período) – 15 minutos de intervalo. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - STATUS DA BOLA: VIVA OU MORTA - A bola se torna viva quando: Durante a bola ao alto, a bola deixa a (s) mão (s) do árbitro no lançamento; Durante um lance livre, a bola está à disposição do arremessador do lance livre; Durante uma reposição, a bola está à disposição do jogador irá repor a bola. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - STATUS DA BOLA: VIVA OU MORTA - A bola se torna morta quando: Qualquer cesta de campo ou lance livre é convertido; Um oficial apita quando a bola está viva; O sinal do cronômetro de jogo soa para o fim do período; Dentre outras situações. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - INÍCIO DE JOGO: Bola ao alto no círculo central (atualmente a utilização de BOLA AO ALTO é apenas para o início do jogo. DEFINIÇÃO DE BOLA ALTO: Uma bola ao alto ocorre quando um oficial lança a bola, no círculo central, entre dois (2) adversários quaisquer no início do primeiro período. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - BOLA PRESA: Uma bola presa: ocorre quando um ou mais jogadores tem uma ou ambas as mãos firmemente sobre a bola de modo que nenhum jogador possa obter o controle sem usar de violência. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - POSSE DE BOLA ALTERNADA: Posse alternada é um método de fazer a bola se tornar viva através de uma reposição ao invés de uma bola alto. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL REPOSIÇÃO DA POSSE ALTERNADA: Começa quando a bola está à disposição do jogador irá repor. Termina quando: A bola toca ou é tocada por um jogador na quadra de jogo; A equipe que está repondo comete violação; Uma bola viva se aloja entre o aro e a tabela durante um reposição.; Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - REPOSIÇÃO: - Definição: Uma reposição ocorre quando a bola é passada para dentro da quadra de jogo por um jogador que está fora da quadra efetuando a reposição. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - O JOGADOR QUE ESTÁ REPONDO NÃO PODERÁ: Gastar mais de cinco (5) segundos para soltar a bola; Pisar na quadra de jogo enquanto a bola estiver na (s) sua (s) mão (s); Tocar a bola na quadra de jogo antes que ela tenha tocado outro jogador; Fazer com que a bola entre diretamente na cesta. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL PONTUAÇÃO: 1 ponto: para lances livres; 2 pontos: para cestas de campo efetuadas entre a cesta e a área de cesta de 3 pontos ( caso o atleta “pise” na linha de 3 pontos, serão concedidos 2 pontos); 3 pontos: para cestas de campo efetuadas na área de cesta de 3 pontos (após a linha), sem que o atacante tenha contato físico com a linha. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL 2 pontos Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - DECISÃO DO JOGO: Não haverá empates. Caso ocorra, decidir o jogo em períodos extras de 5 minutos (prorrogações) até acontecer o desempate e uma equipe possuir vantagem no placar. Contagem no basquetebol: PROGRESSIVA Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Cronômetro: REGRESSIVO. Observação: Os 2 minutos finais do último período ou das prorrogações deverá ser cronometrado em todos os lances, incluindo fundo bola, ou seja, o cronômetro deverá ser parado para cada cesta convertida ou “bolas mortas”. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - LIMITES DE FALTAS POR ATLETA: 5 faltas (na 5ª falta o atleta é obrigado a deixar a quadra – está desclassificado. Isto posto, para permanecer em quadra o atleta não deverá exceder o número de 4 faltas pessoais). Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - LIMITES DE FALTAS POR EQUIPE: 4 faltas por “quarto/período” (após a 4ª falta, toda falta fora do ato do arremesso será penalizada com 2 lances livres. Se o atleta que sofreu a falta estiver no ato arremesso, segue a penalidade a partir da tentativa). Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - TEMPO DEBITADO: DEFINIÇÃO: Um tempo debitado é; uma interrupção do jogo solicitado pelo técnico ou assistente técnico. Cada tempo debitado deverá durar um (1) minuto. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - TEMPOS DEBITADOS: 1º tempo de jogo: Dois (2) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 1º tempo de jogo (1º e 2º períodos – 10 minutos cada período); 2º tempo de jogo: Três (3) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 2º tempo de jogo (3º e 4º - períodos – 10 minutos cada período ); Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL - TEMPOS DEBITADOS: Períodos extras: Um (1) pedido de tempo para cada período extra (prorrogação). Observação: Tempos debitados não podem ser transferidos para a próxima metade do jogo ou períodos extras. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL SOBRE AS FALTAS EM BASQUETEBOL: As faltas caracterizam-se como infrações que podem ser efetuadas por contato pessoal ou por atitudes antidesportivas ou atitudes ilegais. Tipos mais comuns: Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Pessoal: Por um contato ilegal fora do ato de arremesso (reposição laterais ou observar as faltas coletivas); Por um contato ilegal no ato do arremesso (penalidades com lances livres – conforme local da tentativa à cesta). Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Técnica: Configura-se como um ato antidesportivo (reclamação) de membros do banco de reserva (todos) ou de jogadores em quadra. Antidesportiva: Se configura como uma falta pessoal de contato físico cometida deliberadamente por um jogador em quadra, e, na interpretação dos árbitros, foge ao espírito, aos princípios da éticos e à intenção das regras. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Desqualificante: Falta com caráter agressivo (físico ou moral), ou ainda uma sucessão ou reincidência de outras faltas antidesportivas; No caso, as regras solicitam que o atleta seja desqualificado da partida por ter cometido atos deliberados e que extrapolam a ética do jogo, o aceitável; sua penalidade é a expulsão da partida. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Dupla falta: Define-se a falta dupla quando dois adversários cometem faltas, um contra outro, simultaneamente, durante o jogo, podendo estar com ou sem posse de bola. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL SOBRE AS VIOLAÇÕES EM BASQUETEBOL: As violações no basquetebol constituem erros técnicos e são tratados como infrações às regras, sem contato físico ou atitudes antidesportivas; A penalidade básica para as violações é a perda da posse de bola e a reposição pela equipe adversária. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Drible ilegal: - A ação do drible ilegal está presente no jogo em algumas situações, por exemplo: O jogador pára de driblar e sem passar a bola ou tentar o arremesso um novo drible. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Andar: Movimento ilegal de um ou mais pés além dos limites estabelecidos na regra com a “bola viva”, ou seja, na atuação durante o jogo. 3 segundos: Configura-se como o tempo máximo permitido para um atacante permanecer na área restritiva (gafarrão), quando a equipe está em situação ofensiva. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL 5 segundos: Essa regra tem aplicação direta nas seguintes situações: Tempo para execução das atacantes executarem as penalidades de lances livres; Reposição de bola nas laterais da quadra e fundo bola. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL 24 segundos (tempo de posse bola): Tempo máximo para a equipe atacante realizar o arremesso para a cesta. Volta de bola: Essa violação ocorre quando no ataque a equipe passar a bola ou mesmo driblar para o campo de defesa, dividido pela linha central, lembrando que a linha central não pode ser “pisada” pelos atacantes. Profº José Roberto Medina

TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL Bola presa: Dois adversários prendem a bola em disputa legal ou ocorre de a bola ficar “presa” nos aros, tocar em algum objeto não permitido. Linhas limítrofes: Não podem ser “pisadas” quando a posse de bola ou os jogadores não podem driblar sobre as linhas demarcatórias da quadra (linhas externas). Profº José Roberto Medina