PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nesse espaço virtual iremos revisar alguns conceito matemáticos os quais facilitarão a sua compreensão e resolução dos exercícios.
Advertisements

Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
AS PROGRESSÕES Aceite para publicação em 22 de novembro de 2012.
Resolução de Problemas em Matemática
Potenciação.
AS PROGRESSÕES.
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
Aparentemente, existe uma dificuldade inerente ao ser humano em compreender que uma soma infinita de termos não nulos possa resultar em um número finito.
Nice Maria Americano da Costa
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
CINEMÁTICA Velocidade.
Capítulo 9 – Progressão Aritmética (PA)
Capítulo 9 – Progressão Geométrica (PG)
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
OS MOVIMENTOS.
Ana Luísa Pires Adaptado por Jose Camilo Chaves
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
Formulário de matemática
PROGRESSÕES JUDITE GOMES

Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
Prof. Roberto Cristóvão
Aulão tópicos UDESC MATEMÁTICA
A Lenda do jogo de xadrez
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
A Andreia resolveu fazer economias. Na primeira semana pôs 1 Cêntimo no mealheiro e decidiu que em cada semana poria o dobro que na semana anterior.
SEQUÊNCIAS/SUCESSÕES
PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Aula 07 – Limite e Continuidade
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimento Retilíneo e Uniforme
Movimentos.
FUNÇÃO EXPONENCIAL.
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA
Integral Autores: Sílvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
Translações 8o ano.
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
XADREZ Introdução Lenda Histórico Peças / Movimentações Regras Básicas
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
Bacharelado em Engenharia Civil
Medidas de localização
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Equações algébricas Professor Neilton.
Progressão Aritmética – P.A. Observe as sequências numéricas abaixo:
O que são? (clique para passar os slides)
TEOREMA DE PITÁGORAS CONCEITOS DEMONSTRAÇÃO APLICAÇÕES
TORRE DE HANÓI Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do.
Notação Científica A notação científica é um procedimento
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Definição, Classificação e Termo Geral da P. G.
Portfólio De Matemática
PROGRESSÕES.
Aula 04 – Matemática I – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Falamos de Progressões Aritméticas onde, após o 1ºtermo (a 1 ), todos os termos são obtidos somando-se a razão (r). Uma “Progressão.
O menor caminho entre você e o futuro
Progressão Aritmética
Progressão Geométrica Profª Kaline Souza
Representação Gráfica do movimento
Logaritmos Fabio Licht.
Transcrição da apresentação:

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Uma progressão geométrica é uma sucessão em que cada termo se obtém multiplicando o anterior por um número fixo chamado razão, que se representa pela letra r. Assim, se (an) é uma progressão geométrica, verifica-se Exercício: como reconhecer uma progressão geométrica Para nos assegurarmos que uma sucessão é uma progressão geométrica temos que comprovar o quociente entre cada termo e o anterior é sempre o mesmo. Esta comprovação elementar dá-nos também o valor da razão da progressão. É 5, 15, 45, 135, 405 ... uma progressão geométrica? E a sucessão de termo geral un=2n ?

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Se a razão de uma progressão geométrica é maior que um, a progressão é crescente, ou seja, cada termo é maior que o anterior. Se a razão de uma progressão geométrica está compreendida entre zero e um, a progressão é decrescente, ou seja, cada termo é menor que o anterior. Se a razão de uma progressão geométrica é igual a um, a progressão é constante, ou seja, tem todos os termos iguais. Se a razão de uma progressão geométrica é menor que zero, os seus termos são alternadamente positivos e negativos.

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Termo geral de uma progressão geométrica A fórmula do termo geral de uma progressão geométrica (an) encontra-se observando que: a2 = a1 · r a3 = a2 · r = (a1 · r) · r = a1 · r2 a4 = a3 · r = (a1 · r2) · r = a1 · r3 a5 = a4 · r = (a1 · r3) · r = a1 · r4 Note-se que, em todos os casos, cada termo é o produto de duas quantidades: - A primeira é sempre a1 A segunda é uma potência de base r e exponente um certo número, que se obtém subtraindo uma unidade ao índice. A expressão do termo geral é: Esta fórmula pode ser adaptada e obtém-se:

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Exercício: Escreve a expressão do termo geral das p.g. em que: 1) u1 = 10 e un+1 = 4un 2) u1 = 36 e u3 = 4 3) 4) n vn O 16 -2 4 -8 -32

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Soma de n termos consecutivos de uma p.g. A  LENDA  DO   JOGO  DE  XADREZ Diz a lenda que um antigo Xá da Pérsia ficou tão impressionado com o jogo de xadrez, que ordenou ao seu inventor que pedisse a recompensa que desejasse.   O  inventor (provavelmente um matemático experiente...) pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro de xadrez, dois grãos pela segunda casa, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim sucessivamente, até se percorrerem todas as casas do tabuleiro. Conta-se que o imperador ficou estupefacto, tendo até considerado, que era afrontoso o pedido do inventor por se tratar de coisa tão insignificante! Contudo, o inventor manteve o pedido e insistiu que lhe bastava vê-lo concretizado... Quantos grãos de trigo pediu, afinal, o inventor do jogo de xadrez?

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Resolução: 1 2 4 8 16 32 64 128 Ora, Donde: 18 446 744 073 709 551 615 grãos de trigo

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS A soma de n termos consecutivos de uma progressão geométrica é dada por Sendo n o número de termos considerados e u1 o primeiro termo e r a razão. Exercício: Se uma p.g. tem o termo geral , calcula a soma dos seus primeiros 21 termos .

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Zenão de Eleia, filósofo sofista que viveu no séc. V a.C., formulou alguns paradoxos com os quais pretendia contestar as concepções da Escola Pitagórica segundo as quais, por exemplo, o tempo era uma soma de instantes e o movimento uma soma de deslocamentos. Um paradoxo célebre, devido a Zenão, é o chamado “Paradoxo de Aquiles e da tartaruga”. Aquiles corre para apanhar uma tartaruga mas nunca chegará a alcançá-la porque, quando atingir o lugar onde estava a tartaruga, já ela lá não estará porque entretanto se deslocou; e esta situação repete-se indeterminadamente…

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Este raciocínio de Zenão, parecendo intocável, conduza uma conclusão que a realidade mostra ser falsa. Confirmemos matematicamente essa falsidade: Suponhamos que Aquiles se desloca dez vezes mais depressa que a tartaruga e que esta partiu com um avanço inicial de 100 metros. A distância (em metros) a percorrer por Aquiles é, então: Por outro lado, a tartaruga percorre (em metros): Como é igual conclui-se que Aquiles alcança a tartaruga depois de percorridos metros.

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Só o conceito de limite permite esclarecer (25 séculos mais tarde!...) os paradoxos de Zenão cuja solução exige o cálculo da soma de todos os termos de uma progressão geométrica.