CEPA – IFUSP Coordenador: Prof. Dr. Gil da Costa Marques Prof. Dr. Marcelo Tassara Prof. Dr. Ewout ter Haar Dr. Marcelo Alves Dr. Ivan Pagnossin Maurício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
Encontro com professores
Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
ICONOGRAFFIA.
Intranet.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Contexto de Educação a Distância
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Avaliação Externa – agosto de 2005 Análise das Observações das Comissões Avaliadoras de Departamento sobre Tecnologia da Informação Prof. Dr. Paulo Cesar.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
MOOC – Massive Open Online Course
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Criação de curso EAD para orientação de alunos quanto ao uso de fontes de informação e normalização de documentos Coordenador: Prof. Dr. Francisco C. Alcaraz.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Engenharia de Computação
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Perfil do orientador Professor: Jorge Luiz da Silva Viana
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas FEVEREIRO.
Competências Essenciais para a Unisul do Futuro
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
PROPOSTA PRÊMIO APLICATIVO SAÚDE ADOLESCENTE
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2012/2013 LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJECTO Cliente TLANTIC Tlantic PromGame Mobile.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
GRUPO AZUL CONSIDERAÇÕES Ana Maria (Araçatuba) Andrea (Araraquara) Carlos Pavanelli (São José dos Campos) Eduardo (IQ Araraquara) Ivan (Assis) Marcelo.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2012/2013 LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJECTO Cliente TLANTIC Tlantic PromGame Mobile.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
E S T U D O D E T E X T O Marcelo Borba Mário Ramos Agenda n Perfil dos professores < 5 minutos n Apresentação da técnica < 10 minutos n Dinâmica da atividade.
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
PROPOSTA DE UMA NOVA ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DA HOME-PAGE DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FOB-USP Monica Alves Moreira Bucci
Transcrição da apresentação:

CEPA – IFUSP Coordenador: Prof. Dr. Gil da Costa Marques Prof. Dr. Marcelo Tassara Prof. Dr. Ewout ter Haar Dr. Marcelo Alves Dr. Ivan Pagnossin Maurício Klein Celso Lourenço Edgar Zanella Alvarenga Fernando Henrique Renato Coutinho Renato Borges Everton Zanella Alvarenga Juliana Marques Giordano Mário Moraes Marques

Disseminação de conhecimento na Web Gestão de identidade na Web Construção compartilhada de conhecimento Tecnologia Web moderna, plataforma Espaço informal virtual, complementar a um VLE

Disseminação de conhecimento

Construção compartilhada de conhecimento

Crescimento do Uso Setembro 2008: 4290 Graduação 500 Funcionários 412 Pós

Participantes Nativos digitais?

Participantes Distribuições largas e desiguais; não existem ”usuários típicos”

Stoa - Atividade Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil posts, 5500 comentários Acessos: visitantes / dia

Stoa – Plataforma Plataforma de pesquisa (Alexandre Hannud Abdo)‏

Stoa – Plataforma Não precisa pedir permissão para acrescentar funcionalidade (Luiz Armesto)‏

Resumindo Do ponto de vista dos alunos: criação de identidade ligado a USP Do ponto de vista dos docentes: mais uma maneira de se comunicar com alunos, usado em apoio de disciplinas no IF, IME, ECA Do ponto de vista dos funcionários: talvez não a “intranet” que precisam Do ponto de vista da instituição: repercussão positiva, investimento relativamente baixo, empreendimento experimental e estado da arte. Todos vão ter que lidar com as repercussões e mudanças da era digital. Precisamos todos aprender e inovar.

Futuro Melhorias no design e arquitetura de informação Personalização da interface Melhor integração com outros sistemas instituicionais da USP “Federação”: melhor integração com redes externas Criar cursos para apoiar os “não-nativos”