LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA

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LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Transcrição da apresentação:

LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA ILUMINISMO LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA

Conceito: O Iluminismo foi um movimento ideológico do século XVIII, que defendeu a liberdade de expressão e o fim de todo regime opressor.

O Iluminismo combateu o ANTIGO REGIME: ABSOLUTISMO; MERCANTILISMO (intervenção econômica estatal); TEORIA DO DIREITO DIVINO DOS REIS; ALIANÇA ENTRE POLÍTICA E RELIGIÃO; PRISÕES POR MOTIVOS POLÍTICOS.

PENSADORES ILUMINISTAS E SUAS IDEIAS: SÉCULO XVIII – SÉCULO DAS LUZES

John Locke(1632-1704): o pai do Iluminismo Acompanhou as transformações na Inglaterra durante a Revolução Inglesa (1689), a primeira revolução burguesa que derrubou o absolutismo e instalou um governo liberal.

John Locke: o pai do liberalismo Os governados têm todo o direito de se rebelar contra um governo que não os atende; A burguesia precisa estar livre para comandar a economia, sem a intervenção direta do governo; Na Inglaterra, o fato da burguesia ter assumido o comando do Parlamento, levou ao progresso do país, que ainda no século XVIII se industrializou;

Voltaire: o filósofo burguês

Voltaire (1694-1778) “Posso não concordar com o que você pensa, mas defenderei até a morte seu direito de expressar suas ideias”. Grande defensor da liberdade de expressão, religiosa, econômica, política... Um governante deve ser esclarecido... Pode ser um monarca, mas não absolutista!

Montesquieu (1689-1755)

“O espírito das leis” O poder deve ser dividido em três partes para evitar o absolutismo: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO; O poder de um governante deve ser limitado; Defensor da instalação de República (com eleições presidenciais) em países pequenos; Defesa à Constituições liberais;

Adam Smith (1723-1790)

O pai do liberalismo econômico: Contra toda intervenção econômica estatal; O governo deve interferir o mínimo possível na economia; Liberalismo: “deixa fazer, deixa passar!” Suas ideias liberais inspiraram revoluções burguesas!

Diderot e D’Alembert: os enciclopedistas

Enciclopédia: Difundir os ideais iluministas; Circulação clandestina por causa da perseguição dos governos absolutistas (importância da Maçonaria neste sentido); Incentivar o uso da RAZÃO em vez da fé;

Isaac Newton (1643-1727)

“o que eu sei é uma gota na imensidão de um oceano” Newton deu continuidade aos estudos de Galileu (do tempo do Renascimento), ampliou os conhecimentos em Física e foi um grande matemático e filósofo.

O Iluminismo foi, antes de mais nada, um movimento da BURGUESIA Mas, como sempre, havia uma exceção:

Jean Jacques ROUSSEAU (1712-1778)

Rousseau: o filósofo da natureza e da educação “Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”: a existência da propriedade privada é a culpada pelas guerras e misérias humanas; “teoria do bom selvagem”; “Contrato Social”: defesa à democracia (com eleições sem distinção entre classes sociais)

Na educação, Rousseau defendeu: As mulheres seriam boas educadoras; Educação deve ser conduzida com amor; Pais devem cuidar de seus filhos com atenção e proximidade; Valorização dos sentimentos e do lúdico nas escolas;

Consequências do Iluminismo:

Revoluções burguesas A independência dos estados Unidos (1776) foi a primeira revolução inspirada nos ideais iluministas e a segunda liderada pela burguesia (a primeira foi a da Inglaterra); A Revolução Francesa (1789), que marca a derrubada do Antigo Regime no país em que ele foi mais forte, também foi inspirada nos ideais iluministas; Revoltas e tentativas de revoluções pelo mundo todo, inclusive no Brasil (Inconfidência Mineira);

Despotismo Esclarecido: Com medo de revoltas liberais, alguns governantes realizaram reformas econômicas em seus países, sem acabar com o absolutismo. A esse governo reformista foi dado o nome de despotismo esclarecido; Foi uma tentativa frustrada de evitar revoluções burguesas – mais cedo ou mais tarde elas aconteceram.

Independência dos EUA (1776)

Influência do Iluminismo: Independência dos EUA (1776) 13 colônias = imigrantes em busca de liberdade política e religiosa – séc. XVII.

Norte: Colônia de povoamento: pequenas propriedades ou médias trab. Livre assalariado prod. Agrícola voltada para subsistência; atividades manufatureiras; comércio marítimo com outros países. Era permitido o contrabando, um comércio triangular com as Antilhas – chá- açúcar- madeira.

Ao Sul: Colônias de exploração: produzem para o mercado externo; trabalho escravo; monocultura (algodão, tabaco e arroz) grandes propriedades. 13 colônias governadas por um vice-rei mais assembléia dos colonos, sob as leis da metrópole.

1756-1763 – Guerra dos Sete Anos = França X Inglaterra Inglaterra vence, mas para se ressarcir de seus prejuízos adota as chamadas Leis Intoleráveis: 1764 – Lei do açúcar: restringe o comércio americano; 1765 – Lei do selo: pagamento de selagem obrigatória de correspondências e afins;

1767 – Lei do chá: determina o monopólio para a Cia das índias Orientais (inglesa). Em resposta os colonos americanos fizeram uma manifestação que foi sufoca pelas tropas inglesas e ficou conhecida como o Massacre de Boston (1770

E em 1773, a Inglaterra tentou impor a compra pelos EUA do chá que ela tinha estocado, e para isso manteve as taxas dos outros chás comercializados bem alta. Em represália, os colonos americanos, disfarçados de índios mohawks, resolveram jogar 300 caixas de chá na baía de Boston. O episódio ficou conhecido como A festa do Chá.

O governo inglês defendeu os interesses da Companhia das Índias Orientais, e o Parlamento exigiu que os colonizadores pagassem US$ 1 milhão (em termos de dólares do século 21) valor estimado da carga jogada no mar. Diante da recusa dos colonos, a Marinha Britânica bloqueou a baía. Esse incidente levou os colonizadores à Guerra Revolucionária.

1774 – Primeiro congresso Continental da Filadélfia – pede o fim das leis intoleráveis. 1775 – Segundo Congresso da Filadélfia – luta pela luta pela independência dos EUA – 4/07/1776 – base iluminista. EUA – constituição de 1787 – República presidencialista federalista.

Festa do Chá em Boston 1773 FIM.

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789 - 1799

À procura de solução para a crise: 1787 – Luís XVI convocação dos conselheiros para criação de novos impostos Acabar com a isenção fiscal do Primeiro e Segundo Estados CONSEQUÊNCIA CLERO e NOBREZA rebelaram-se : EXIGIRAM A DEMISSÃO DOS CONSELHEIROS

Rei Luís XVI – luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida

1789 – rei nomeou Jacques NECKER (origem burguesa) para ministro da economia francesa– exigiu a convocação dos Estados Gerais

CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS Assembleia Inaugural dos Estados Gerais - 1789 Formas de votação CLERO e NOBREZA – um voto por Estado TERCEIRO ESTADO – cada um dos 1147 representantes deveriam votar

Rei Luis XVI dissolveu a Assembleia TERCEIRO ESTADO REAGIU CONSEQUÊNCIAS: Rei Luis XVI dissolveu a Assembleia TERCEIRO ESTADO REAGIU Terceiro Estado declarou-se ASSEMBLÉIA GERAL dando início a ASSEMBLÉIA GERAL CONSTITUINTE

A PARTICIPAÇÃO POPULAR Milhares de pessoas saíram às ruas de Paris e invadiram a Bastilha – símbolo do poder absoluto do rei. Importante participação feminina e algumas conquistas: casamento civil e legislação do divórcio. Queda da Bastilha – 14/07/1789

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO Redigida pelos representantes do TERCEIRO ESTADO resumindo os ideais da Revolução: - Os homens nascem e devem permanecer livres e iguais perante a lei - A liberdade individual e os direitos do homem devem ser garantidos

1791 – CONSTITUIÇÃO francesa garantiu: princípios de igualdade jurídica ( reconhecida por lei) e liberdade econômica (sem intervenção do rei) Representante da alta burguesia que queria o fim da Revolução após promulgada a Constituição.

SÍNTESE DOS ACONTECIMENTOS DA 1ª. FASE DA REVOLUÇÃO FRANCESA 1789 – 1792 – Assembléia Nacional Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Fim dos privilégios de classe Implantação de uma Monarquia Constitucional – 1791 a 1792 Decisões da Assembleia Nacional não são acatadas

FORMAÇÃO DO TERCEIRO ESTADO Lumpemproletariado: mendigos e miseráveis Donos das grandes companhias de comércio ALTA BURGUESIA Pequenos e médios comerciantes que não suportavam a concorrência das grandes companhias PEQUENA BURGUESIA Proletariado: profissionais urbanos que trabalhavam para os burgueses Trabalhadores rurais Lumpemproletariado: mendigos e miseráveis

GRUPOS POLÍTICOS DO TERCEIRO ESTADO Pequena burguesia e representantes populares JACOBINOS Sentavam-se à ESQUERDA da sala na Assembléia Nacional Defendiam: a implantação da República; Sufrágio universal; Fim da escravidão; Tabelamento dos preços; Reforma Agrária; Alta burguesia GIRONDINOS Sentavam-se à DIREITA da sala na Assembléia Nacional Defendiam: a Monarquia Constitucional; Menos impostos; Maior liberdade econômica; Voto censitário; Escravidão nas colônias; Propriedade da terra

1792 – 1793 – REPÚBLICA GIRONDINA 1/09/1792 – Fim da Monarquia e Proclamação da República 1793 – Rei é executado 02/06/1793 – Começa a Ditadura Jacobina - TERROR 1793 – 1794 - REPÚBLICA JACOBINA - TERROR ROBESPIERRE – Líder no Poder Tabelamento de preços Fim dos privilégios de classe Medidas: Prisões em massa

1794 – 1795 - CONVENÇÃO TERMIDORIANA Girondinos voltam ao poder Fim das reformas de caráter social 1795 – 1799 – FASE DO DIRETÓRIO França governada por cinco diretores GIRONDINOS Eliminação de grupos favoráveis à monarquia Eliminação de grupos radicais Elaboração de um plano para os Girondinos continuarem no governo

Pode-se dividir seu governo em três partes: 1799 – NAPOLEÃO BONAPARTE CHEGA AO PODER DEFENDIA OS INTERESSES DOS GIRONDINOS RESPEITADOS POR TODOS OS GRUPOS SOCIAIS QUE FORMAVAM O TERCEIRO ESTADO CHEGOU AO PODER COM O TÍTULO DE CÔNSUL Pode-se dividir seu governo em três partes: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815) Governo dos Cem Dias (1815)

MEDIDAS DE NAPOLEÃO BONAPARTE Econômicas: Obras públicas gerando empregos para os moradores das cidades Criou nova moeda – franco – apoiou as atividades burguesas Sociais: Retornou a divisão de terras feitas pelos Jacobinos em 1793 Estabeleceu o Código Civil Napoleônico – IGUALDADE JURIDICA, LIBERDADE ECONÕMICA E REFORMA AGRÁRIA

1806 – BLOQUEIO CONTINENTAL OBJETIVO MAIOR DE NAPOLEÃO ENFRAQUECER A BURGUESIA INGLESA E FORTALECER A BURGUESIA FRANCESA 1806 – BLOQUEIO CONTINENTAL Napoleão proibiu os países europeus de comprar produtos da Inglaterra ou vender-lhe o que produziam, sob ameaça de invasão a qualquer país que desobedecesse suas ordens.

RESULTADOS DO BLOQUEIO CONTINENTAL Burguesia inglesa continuou exportando: Contrabando para Europa Para as Colônias – Ex. Brasil 1812 – Rússia rompeu com os franceses e voltou a comprar dos ingleses Napoleão entrou em guerra com a Rússia

Dos 600 mil homens que participaram, 40 mil voltaram vivos e feridos

DINASTIA BOURBON RETOMA O TRONO FRANCÊS Mas as práticas liberais não permitiram a volta do Absolutismo