Multifuncionalidade do Espaço Rural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
À cidade associam-se um conjunto de características:
Advertisements

Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
O espaço geográfico do ser humano
ordenamento do território e urbanismo
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
O Mundo Urbano Brasileiro
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
ESEC- Licenciatura em Educação Básica O espaço Rural: Área de baixa densidade populacional ocupada maioritariamente por terras de cultura, pastagens e.
HIDROLOGIA.
O Local entre o Urbano e o Rural
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
1. Sistema de produção agrícola Estruturas de produção agrícola
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AGÊNCIA CASCAIS NATURA
Uma Nova Geografia de Portugal.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
As características da rede urbana
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
Correção da 1.ª ficha de avaliação
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Correção da 2.ª ficha de avaliação
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Áreas Urbanas.
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
EXPANSÃO URBANA (crescimento da cidade em direcção à periferia, manifestando-se pela ocupação física do espaço anteriormente rural) . CRESCIMENTO POR FASES,
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
PROMOÇÃO DA INTER-ACÇÃO ECONÓMICA-SOCIAL DO TERRITÓRIO “Empreendedorismo Social e Comissões Sociais de Freguesia no Caminho para o Desenvolvimento Local”
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
D. COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO? 1.
Área Urbana e Área Rural.
Autarquias no meio urbano
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Turismo Rural.
Mateus Minuzzo Ruan Waldera Samuel Carneiro Wylliam Camera.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Silvicultura.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
Transcrição da apresentação:

Multifuncionalidade do Espaço Rural

Maior parte do território nacional é espaço rural. Segundo a OCDE, as NUT III são: Predominantemente rurais – se mais 50% da população reside em freguesias com menos de 150 hab./km² Significativamente rurais – se entre 15 e 50% da população reside freguesias com menos de 150 hab./km² Predominantemente urbanas – se menos de 15% da população reside em freguesias com menos de 150 hab./km² Maior parte do território nacional é espaço rural. Aí vive apenas 30% da população. 70% da população vive nas áreas urbanas (litoralização e bipolarização)

AS ÁREAS RURAIS SÃO MUITO DIVERSAS: Minoritariamente As do litoral / Próximas de centros urbanos Maioritariamente As da periferia / Do interior perda de população / envelhecimento baixo nível de qualificação dos recursos humanos falta de emprego explorações de pequena dimensão económica abandono de terras agrícolas falta de equipamentos (sociais, culturais, recreativos) e serviços de proximidade – lares, centros de saúde…) baixo poder de compra insuficiente rede de transporte risco de marginalização são mais dinâmicas com mais relações de interdependência (emprego, serviços, etc.) são ocupadas por população e actividades urbanas formando espaços periurbanos – difícil distinção entre o rural e o urbano

Como fazer? NO ENTANTO COMO AS ÁREAS RURAIS ocupam a maioria do espaço nacional albergam 30% da população nacional apresentam grande potencial de recursos naturais recursos humanos recursos culturais Devem ser valorizadas Promovendo o seu desenvolvimento económico e social Promovendo o acesso às condições de suporte à vida das populações Promovendo o acesso às condições de suporte às actividades das empresas Como fazer? Objectivo: esbater os contrastes entre áreas rurais e áreas rurais e urbanas (diminuição de assimetrias) contribuir para um país territorialmente mais equilibrado

Que recursos são esses? Multifuncionalidade Diversificar funções = Pluriactividade Pluri-rendimento Recorrendo a actividades alternativas ou complementares Preservando e valorizando recursos endógenos (recursos humanos e naturais próprios de um território) Que recursos são esses?

Património histórico, arqueológico, arquitectónico, natural e paisagístico Valor paisagístico das culturas (vinha, olival, pomar) e de espécies florestais como Montado – campo de cereais com algumas azinheiras ou sobreiros. Souto – conjunto de castanheiros

baixos níveis de poluição elevado grau de preservação ambiental saber fazer tradicional (tradições) artesanato turismo a tendência de melhoria das infra-estruturas colectivas produtos de qualidade actividades de lazer energias renováveis associação à indústria silvicultura (floresta) prestação de serviços ambientais - no âmbito do desenvolvimento rural alguns agricultores são também chamados a assumir um papel de “guardiões” da paisagem prestando serviços como guardas florestais, paisagísticos, etc.