SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Introdução ao Romantismo
Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
Aula 6 Romantismo I 14 de junho de 2013 PROCEU.
1ª Geração: Nacionalidade
Realismo - Naturalismo
ROMANTISMO Contexto.
Memórias de um Sargento de Milícias
A prosa no romantismo.
Vertentes Realistas.
Professora: Tânia Valéria
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
REALISMO E NATURALISMO
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
Romantismo em Portugal
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO
Introdução ao Estudo da História
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
SIMBOLISMO.
Expressão artística da classe burguesa do início do século XIX
Das revolução política às transformações estéticas
VIAGENS NA MINHA TERRA Almeida Garrett.
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Romantismo alemão Retorno à natureza e à essência humana.
Professora: Aíla Rodrigues
O ROMANTISMO EM PORTUGAL
Teatro Linha do tempo.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
CLASSICISMO Renascimento.
Ruptura e Inovação Na Literatura

ROMANTISMO Profª: Indianara..
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
Literatura Prof. Keila Garcia
Romantismo (1) 2ª Geração.
Períodos Literários e estilos de época
Emigração E Cultura no sec. XIX.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
Eça de Queirós ( ). Na segunda metade do séc. XIX, existiu em Portugal uma elevada quantidade de analfabetos, apesar de ser cada vez maior o número.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
ALMEIDA GARRET. Contexto histórico da obra “Em 1578, o rei D. Sebastião desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir. Não tendo deixado herdeiros, houve uma.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
O Romantismo.
Transcrição da apresentação:

SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI

INÍCIO NA INGLATERRA E NA ALEMANHA ATÉ METADE DO SÉC. XIX; DISPUTAS DE PODER, FIM DA NOBREZA E ARISTOCRACIA; LITERATURA PARA A BURGUESIA E VISTA COMO ENTRETENIMENTO.

CONTEXTO HISTÓRICO ASCENSÃO DA BURGUESIA (1789); REVOLUÇÃO FRANCESA; CHEGADA DA FAMÍLIA REAL (1808) INDEPENDÊNCIA (1822)

“ A LIBERDADE GUIANDO O POVO”

CARACTERÍSTICAS SUBJETIVISMO, INDIVIDUALISMO; ( FIGURA DO EU) LIBERDADE DE CRIAÇÃO; IDEALISMO, FANTASIA; SONHO FUGA DA REALIDADE; ESCAPISMO VALORIAZAÇÃO DA NATUREZA; SENTIMENTALISMO, MORTE

CARACTERÍSTICAS NEOLOGISMOS; LINGUAGEM MAIS PRÓXIMA DO POPULAR; VERSUS SEM RIMAS; VARIAÇÃO TEMÁTICA

TEMAS DO ROMANTISMO NACIONALISMO (VOLTA AO PASSADO) PORTUGAL MITOS DOS CAVALEIROS E HERÓIS MEDIEVAIS. BRASIL FIGURA DO ÍNDIO, VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM BRASILEIRA. RELIGIOSIDADE RETOMADAS BÍBLICAS IDELAIZAÇÃO ( SUPER VALORIZAÇÃO DA MULHER)

ROMANTISMO EM PORTUGAL INÍCIO EM 1825 COM ALMEIDA GARRET; TERMINA COM A QUESTÃO COIMBRÃ 1865

1º MOMENTO - VALORES NEOCLÁSSICOS: ALEXANDRE HERCULANO , ALMEIDA GARRET 2º MOMENTO - ULTRAROMANTISMO, EXAGERO: CAMILO CASTELO BRANCO, SOARES DE PASSOS 3º MOMENTO – CARACTERÍSTICAS REALISTAS: JÚLIU DINIS, JOÃO DE DEUS.

ALMEIDA GARRET

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, nasceu no Porto em 1799. Em 1809, partiu para a ilha Terceira devido às invasões francesas. Em 1816, foi estudar para a Universidade de Coimbra e frequentou o Curso de Direito. As suas influências liberais datam dessa época, no contacto com outro universitários

Em 1821, editou a sua primeira obra, o poema O Retrato de Vénus, que foi considerado ultrajante pela censura, tendo Garrett sido obrigado a comparecer a tribunal. No mesmo ano, subiu ao palco a sua tragédia Catão, drama construído à maneira clássica. Com a Vila Francada, exilou-se na Inglaterra em 1923, onde entrou em contato com a literatura romântica. Em 1825, publicou em Paris Camões, obra marcante para o Romantismo português. Após a guerra civil foi nomeado cônsul geral em Bruxelas

Em 1843, publicou Frei Luis de Sousa e em 1845 escreveu As Viagens na Minha Terra, As Flores sem Fruto e Folhas Caídas, mas só foram publicadas em 1853. Em 1853, começou a escrever um novo romance Helena que não chegou a concluir pois faleceu em 1854. Como romancista, Garrett é considerado o criador da prosa moderna em Portugal. Na Poesia, introduziu em Portugal a nova estética romântica.

ALEXANDRE HERCULANO As suas obras são de cunho romântico e vão desde a poesia ao drama e ao romance. Foi, além de um dos mais importantes escritores portugueses do século XIX, o renovador do estudo da história de Portugal. Como historiador, a sua obra é igualmente vasta e de um rigor indiscutível.

Principais obras: O Bobo (1843) Eurico, o presbítero (1844) Cartas sobre a História de Portugal (1842) Lendas e narrativas (1851) História de Portugal (1º vol.) (1846) (2º vol.) (1847) O monge de Cister (1848)

Poesia de Herculano  Insere-se em pleno ambiente romântico;  As suas poesias tendem para a problemática relativa aos pensamentos ou sentimentos;  As paisagens, assim como as atitudes emotivas, servem de veículo para as meditações de ordem filosófica, moral ou religiosa;  Caráter testemunhal de sua poesia  Vários de seus poemas referem-se à Guerra Civil e ao exílio, funcionando como testemunho poético da crise da instauração do liberalismo em Portugal;  Para Herculano, a poesia deveria ser dotada de uma função pública, doutrinária; visão de poesia como instrumento de conscientização;

 Introduz em Portugal o romance histórico, género consagrado por Walter Scott;   Lendas e Narrativas  Inicia a literatura de cunho histórico; O romance histórico inicia a novelística portuguesa moderna, uma vez que toda a tradição do romance de cavalaria e da novela sentimental havia sido perdida; Algumas narrativas históricas de Herculano apresentam um sentimento de eternidade em contraste com o efêmero das vidas humanas; Alguns temas são de ordem religiosa, mostrando seres dotados de forças sobre-humanas, anjos ou demónios, consagrados a uma obra de maldição ou de santificação;

Abordagem maniqueísta, bem ao gosto romântico, apresentando uma polarização entre os dois extremos do sagrado (o divino e o demoníaco);   Gosto pela reconstituição minuciosa de trajes, interiores, arquiteturas e cerimónias; Alternância entre o gosto pelo concreto e os cenários puramente imaginários;

Culto do cavaleiresco  Como uma espécie de herança medieval, é uma característica geral do romance histórico de Herculano; Romances históricos de Herculano  Abarcam todo o conjunto da Idade Média portuguesa, tema que se dedicou a investigar;  

Evocação medieval presente em seus romances  Parte de um projeto literário pertencente ao Romantismo, que pregava “o regresso às raízes nacionais”;   Estética romântica  Tendência a uma caracterização deformadora das personagens, polarizadas entre o grotesco e o sublime;

Herculano criticava a historiografia portuguesa, que ele julgava reduzida a uma “biografia de indivíduos eminentes”;   Proposta revolucionária, no sentido de redimensionar o estudo historiográfico em Portugal (Cartas sobre a História de Portugal); No lugar de histórias de indivíduos e peripécias, apresenta uma visão da coletividade através das instituições, direito, sentimentos coletivos, classes sociais; Como historiador, Herculano caracteriza-se por : - notável técnica de documentação; - agudo senso crítico; - coragem em relação aos mitos históricos tradicionais e intocáveis;

CAMILO CASTELO BRANCO ESCRITA POPULAR.

SOARES DE PASSOS MORTE, ULTRAROMANTISMO.

JÚLIU DINIS CARACTERÍSTICAS REALISTAS

ROMANTISMO NO BRASIL INÍCIO EM 1836