Uma cidade à Far West: tradição e modernidade na origem de Porto Velho

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Transcrição da apresentação:

Uma cidade à Far West: tradição e modernidade na origem de Porto Velho Dante Ribeiro da Fonseca Doutorado NAEA 2004 Professor do departamento de História da UNIR No livro: Porto Velho- conta a sua história 1998

Rondônia Em 1943 é constituído o Território Federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, mediante o desmembramento de áreas pertencentes aos estados de Mato Grosso e Amazonas

Uma cidade à Far West: tradição e modernidade na origem de Porto Velho Objetivo: Apresentar a origem e transformações sociais e espaciais que aconteceram por ocasião da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de 1907-1918 .

A capital do estado de Rondônia, Porto Velho, nasce a partir de um núcleo de povoamento que se revelou estável, apesar das crises econômicas. Contudo o incremento populacional que se formou em torno das instalações da ferrovia Madeira–Mamoré e as demandas de infra-estrutura urbana e sanitária viabilizaram a modernização do então povoado.

Santo Antônio do Rio Madeira era a povoação mais antiga, localidade de descanso e transbordo de mercadorias dos navios à vapor para embarcações menores (trecho encachoeirado). Contudo a insalubridade e o “ambiente social” da vila foram fatores que contribuíram para a mudança do local para o povoado em Porto Velho. O termo modernização, ocidentalização e europeização passam a ser operacionalizados na ferrovia e na cidade.

Contexto da modernização Transferência significativa de populações do campo para a cidade, decolagem da urbanização a partir da mecanização do campo (em outras regiões). Pressão para extinguir a escravidão, porém a amistosidade nas relações sociais tradicionais, as mudanças político, social e econômico não interessam os britânicos, pois a relevância está no estímulo aos hábitos de consumo, criar mercado consumidor. A corrida dos países capitalistas centrais era pela obtenção de matérias primas e desenvolvimento de mercado consumidor nos “ espaços sombrios”.

Matéria -prima Quina- o principal produto de exportação do oriente boliviano até 1870, ano no qual o produto passa a ser produzido nas colônias inglesas da Ásia e África, resultado do contrabando. Borracha Castanha do Pará

Dificuldades ... A população nativa sentia-se mais atraída pelo trabalho nos seringais do que na ferrovia.Foram contratados estrangeiros “classes perigosas” para trabalharem na construção da estrada de ferro. A insalubridade do local, as doenças tropicais foram responsáveis pela alta morbidade.

Absolutismo Higienista Osvaldo Cruz, Carlos Chagas e Afrânio Peixoto aplicaram a mesma receita testada e aprovada no Rio de Janeiro, a constituição do absolutismo higienista em matéria profilética e aplicação compulsória das medidas de quinização, prêmios e punições.

Surto efêmero da modernidade O delírio do capitalismo que foi a Madeira-Mamoré Railway Company- a estrada de ferro no centro da floresta amazônica.