Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.

Maio / 2006.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
CURRICULO +.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;

TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Rede Nacional Pró-Letramento Gestar II Proposta do 4º e 5º ano
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
UMA ALTERNATIVA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Prof. Gabriel de Araújo Santos Coordenador do PPGEA/UFRRJ.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
vídeo
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012

OBJETIVOS DO PROINFO 2 I - promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais; II - fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias de informação e comunicação; III - promover a capacitação dos agentes educacionais envolvidos nas ações do Programa; IV - contribuir com a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, da conexão à rede mundial de computadores e de outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas; V - contribuir para a preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação; e VI - fomentar a produção nacional de conteúdos digitais educacionais.

COORDENAÇÃO DO PROINFO 3 Os (as) Secretários (as) de Educação indicam por Ofício um (1) coordenador estadual que tem entre as suas atividades a divulgação e execução das ações do Proinfo. Em 2013 será instituído no âmbito do Programa o coordenador de conteúdo, cuja atividade principal será a integração das ações de formação do Proinfo com as ações de formação para uso das TIC no Estado. A indicação desse coordenador deverá ser feita pelos Secretários (as) de Educação no início de 2013.

OFERTA DOS CURSOS 4 A oferta dos cursos do Programa Proinfo no estado inicia-se com cada coordenação local Proinfo divulgando em sua respectiva rede os cursos do programa para que os professores da rede pública manifestem interesse em participar; A seleção dos tutores que ministrarão a formação, é de responsabilidade da coordenação local Proinfo, sendo requisito estabelecido pelo MEC que tutor tenha formação em nível superior e 1 (um) ano de experiência no magistério; Os tutores recebem bolsa no valor R$ 765,00 (duração varia com o curso); Os tutores devem ter ao menos 25 cursistas ativos no mês; Os tutores devem preencher e atualizar o SIPI - Sistema de Informação do Proinfo Integrado.

OFERTA DOS CURSOS 5 Todos os cursos são desenvolvidos no ambiente virtual de aprendizagem do MEC.

FORMAÇÃO CONTINUADA 6 Cursos de extensão 1.Introdução à Educação Digital - 40hIntrodução à Educação Digital - 40h 2.Tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100hTecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100h 3.Elaboração de projetos - 40hElaboração de projetos - 40h 4.Estudos autônomos (disponível somente no portal do professor)Estudos autônomos (disponível somente no portal do professor) 5.Redes de aprendizagem (em desenvolvimento) - 40h 6.Aluno Integrado – 120hAluno Integrado – 120h Cursos de aperfeiçoamento 1.Especialização Tecnologias em Educação (PUC/RJ) – Término em março de Especialização em Educação Digital (UFSC) – Início em setembro de 2013

MATRÍCULAS 2008/ RR AP AM AC PA MA MT RO TO GO DF PI BA MG MS SP PR RS ES RJ SC CE RN PB AL SE PE / 27,8% FONTE: SIPI – Sistema de Informação do Proinfo Integrado

DISTRIBUIÇÃO NTE/ESTADO 8 RR AP AM AC PA MA MT 15 RO TO GO DF 14 PI BA MG MS SP PR RS ES 12 RJ 18 SC 37 CE RN 18 PB 4 AL 2 SE 5 PE FONTE: SIGETEC Total: 489

MATRÍCULAS 2008/ SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO TOTAL Aprovado Reprovado Desistente Em andamento Total FONTE: SIPI – Sistema de Informação do Proinfo Integrado

10 Esta apresentação contém dados de natureza majoritariamente quantitativa referentes à avaliação feita por professores aprovados em uma amostra de cursos do ProInfo de 2008 a São foco desta avaliação os três (03) cursos a seguir: 1. Introdução à Educação Digital; 2. Tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC; 3. Elaboração de projetos. Público alvo: Cursistas do ProInfo. Perfis dos cursistas Professor(a): participantes Outro: participantes Coordenador(a): 791 participantes Gestor(a): 558 participantes Orientador(a): 156 participantes Quantidade total de perfis que responderam ao questionário: 7.968

11 Metodologia: envio de solicitando a contribuição dos cursistas aprovados nos três cursos na avaliação dos mesmos através de um questionário disponibilizado no SIPI (Sistema de Informação ProInfo Integrado); apresentação quantitativa das respostas obtidas às perguntas do questionário. A apresentação das respostas parte de dados de uma amostra nacional geral para dados de uma amostra nacional do perfil professor; divisão dos dados coletados por perguntas (09 no total) e por curso, a fim de possibilitar um melhor agrupamento dos mesmos; elaboração de gráficos para expressar resultados em termos percentuais e de fácil visualização. Quantidade de s enviados: Quantidade de questionários respondidos: (9,95% dos s enviados)

O mapa abaixo ilustra a quantidade de questionários respondidos e o percentual relacionando o número de respostas ao número de s enviados, por estado. TOTAL DE PARTICIPAÇÃO POR REGIÃO Norte: ,5% Nordeste: % Centro-Oeste: 80211% Sudeste: % Sul: ,5% TOTAL DE PARTICIPAÇÃO POR REGIÃO Norte: ,5% Nordeste: % Centro-Oeste: 80211% Sudeste: % Sul: ,5% 12 Total: (9,95% dos s enviados) RR AP AM AC PA MA MT 86 / 5,7% RO TO GO DF 45/ 8,2% PI BA MG MS SP PR RS ES 388 / 24,8% RJ 347 / 9,9% SC 378 / 9% CE RN 499 / 10,1% PB 463 / 10,6% AL 126 / 6,7% SE 253 / 4,9% PE 96 / 5,1% 120 / 9,4% 142 / 6,1% ,9% 233 / 7,2% 129 / 2,6% 120 / 3,1% 104 / 8% ,9% 440 / 14,1% 227 / 6,7% 212 / 23,3% 1.003/ 14,3% 151 / 27,8% 459 / 9,5% 229 / 145,9% 93 11,1% 172 / 71%

13 Quantitativo de respostas por nível de ensino Ensino Fundamental: Ensino Médio: Total: 7.463

14 PERGUNTA 01 – O curso proporcionou o conhecimento de novas ferramentas tecnológicas/aplicativos? Total: Não: 161 Sim: 7.118

15 PERGUNTA 02 – O curso foi eficiente quanto à integração das TIC na sua prática docente? Total: Não: Sim: 6.239

16 PERGUNTA 03 – A navegação no ambiente virtual de aprendizagem é simples? Total: Não: 494 Sim: Não usei o ambiente para este curso: 382

17 PERGUNTA 04 – O ambiente virtual de aprendizagem proporcionou oportunidades de colaboração com os demais cursistas? Total: Não: 182 Sim: Não usei o ambiente para este curso: 390 Não: 182 Sim: Não usei o ambiente para este curso: 390

18 PERGUNTA 05 – O professor/tutor provocou a discussão sobre o uso das TIC em sala de aula e/ou na escola durante o período de realização do curso? Total: Não: 131 Sim: Parcialmente: 576 Não: 131 Sim: Parcialmente: 576

19 PERGUNTA 06 – A carga horária do curso é adequada para o desenvolvimento dos conteúdos propostos? Total: Não: Sim: 5.830

20 PERGUNTA 07 – Qual a Unidade do curso foi mais significativa para você? Total de respostas: % 20% 16% 13% 6% 4% 3% 1%

21 PERGUNTA 08 – Você se sente capaz de colocar em prática os conceitos discutidos no curso? Total: Não: 112 Sim: Parcialmente: Não: 112 Sim: Parcialmente: 1.552

22 PERGUNTA 09 – Como poderá utilizar o que aprendeu no curso, na escola e/ou em sua sala de aula? Total de respostas: O gráfico acima representa o número de vezes em que cada termo apareceu, podendo ter se repetido em uma mesma resposta. 40%20 %11% 10%7%5%3%2%1%

23 PERGUNTA 09 – Como poderá utilizar o que aprendeu no curso, na escola e/ou em sua sala de aula? “Eu fiz alguns dos cursos ofertados, sempre com o objetivo de estar familiarizada com as mídias, já que tenho muita dificuldade. E uso em tudo na Escola. Slides, internet, textos, tabelas. A maior parte do meu conhecimento na área devo aos cursos do Proinfo.” Gestora - AL “Elaborando materiais de interação através do GOOGLEDOCS, a participação ativa dos alunos através de um ambiente de trocas de experiências sobre a s TICs e a criação de blogs para a divulgação de trabalhos e textos escolares.” Gestor(a) - SP “De inúmeras maneiras, pois as ferramentas trabalhadas auxiliam na construção do conhecimento de educandos e educandas, de forma que nós, educadores/as, conseguimos interagir de maneira mais eficiente em sala de aula e fora desta também. “ Coordenador(a) - RS

24 Monica Gardelli Franco

Corte dos dados pelo perfil: professor(a) Quantidade de respostas deste perfil:

Quantitativo de respostas de professores por nível de ensino Ensino Fundamental: Ensino Médio: Total:

PERGUNTA 01 – O curso proporcionou o conhecimento de novas ferramentas tecnológicas/aplicativos? Não: 123 Sim: Total de respostas:

PERGUNTA 01 – O curso proporcionou o conhecimento de novas ferramentas tecnológicas/aplicativos? Total de respostas: 3.086Total de respostas: 1.433Total de respostas: 616 Não: 68 Sim: Não: 39 Sim: Não: 16 Sim:

PERGUNTA 02 – O curso foi eficiente quanto à integração das TIC na sua prática docente? Não: 792 Sim: Total:

PERGUNTA 02 – O curso foi eficiente quanto à integração das TIC na sua prática docente? Total de respostas: 3.077Total de respostas: 1.425Total de respostas: 604 Não: 547 Sim: Não: 180 Sim: Não: 65 Sim:

31 PERGUNTA 03 – A navegação no ambiente virtual de aprendizagem é simples? Total: Não: 383 Sim: Não usei o ambiente para este curso: 265

32 PERGUNTA 03 – A navegação no ambiente virtual de aprendizagem é simples? Total de respostas: 3.077Total de respostas: 1.425Total de respostas: 604 Não: 232 Sim: Não usei o ambiente: 236 Não: 100 Sim: Não usei o ambiente: 23 Não: 51 Sim: 559 Não usei o ambiente: 6

33 PERGUNTA 04 – O ambiente virtual de aprendizagem proporcionou oportunidades de colaboração com os demais cursistas? Não: 139 Sim: Não usei o ambiente para este curso: 281 Total: 5.134

34 PERGUNTA 04 – O ambiente virtual de aprendizagem proporcionou oportunidades de colaboração com os demais cursistas? Total de respostas: 3.085Total de respostas: 1.043Total de respostas: 616 Não: 95 Sim: Não usei o ambiente: 245 Não: 28 Sim: Não usei o ambiente: 28 Não: 16 Sim: 592 Não usei o ambiente: 8

35 PERGUNTA 05 – O professor/tutor provocou a discussão sobre o uso das TIC em sala de aula e/ou na escola durante o período de realização do curso? Total: Não: 92 Sim: Parcialmente: 428

36 PERGUNTA 05 – O professor/tutor provocou a discussão sobre o uso das TIC em sala de aula e/ou na escola durante o período de realização do curso? Total de respostas: 3.086Total de respostas: 1.433Total de respostas: 616 Não: 62 Sim: Não usei o ambiente: 292 Não: 21 Sim: Não usei o ambiente: 101 Não: 9 Sim: 572 Não usei o ambiente: 35

37 PERGUNTA 06 – A carga horária do curso é adequada para o desenvolvimento dos conteúdos propostos? Não: Sim: Total: 5.134

38 PERGUNTA 06 – A carga horária do curso é adequada para o desenvolvimento dos conteúdos propostos? Não: 703 Sim: Não: 222 Sim: Não: 125 Sim: 491 Total de respostas: 3.085Total de respostas: 1.043Total de respostas: 616

39 PERGUNTA 07 – Qual a Unidade do curso foi mais significativa para você? Total de respostas: % 20% 16% 14% 6% 4% 3% 1%

40 PERGUNTA 07 – Qual a Unidade do curso foi mais significativa para você? Total de respostas: Total de respostas: % 22% 21% 20% 53% 38% 9%

41 PERGUNTA 08 – Você se sente capaz de colocar em prática os conceitos discutidos no curso? Não: 83 Sim: Parcialmente: Total: 5.134

42 Não: 71 Sim: Parcialmente: 785 Não: 8 Sim: Parcialmente: 231 Não: 4 Sim: 503 Parcialmente: 109 Total de respostas: 3.085Total de respostas: 1.043Total de respostas: 616 PERGUNTA 08 – Você se sente capaz de colocar em prática os conceitos discutidos no curso?

43 PERGUNTA 09 – Como poderá utilizar o que aprendeu no curso, na escola e/ou em sua sala de aula? Total de respostas: O gráfico acima representa o número de vezes em que cada termo apareceu, podendo ter se repetido em uma mesma resposta. 38%34%19% 18%13%8%4%3%2%

44 PERGUNTA 09 – Como poderá utilizar o que aprendeu no curso, na escola e/ou em sua sala de aula? "Dando abertura aos alunos e colegas professores de desenvolverem projetos interdisciplinares de maneira mais dinâmica através das TICs. Podemos dinamizar pesquisas online, elaborando question tags para reflexão e aprendizado dos alunos. Melhorar as aulas" Professor(a) do ensino médio - SP "Através de novas metodologias com o uso das TICs, fazendo com que os alunos produzam utilizando esse novo recurso tecnológico" Professor(a) do ensino médio - PA "Poderei utilizar o que aprendi no curso desenvolvendo atividades que envolvam os alunos na aprendizagem do conteúdo junto com a tecnologia, motivando-os e auxiliando-os nas dúvidas e incentivando-os nas pesquisas.." Professor(a) do ensino médio - RO