PRESSÃO ATMOSFÉRICA O ar exerce uma força sobre as superfícies que possui contato. Isso ocorre devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

Propriedades do ar.
A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Vamos conhecer O clima.
O CLIMA DA TERRA.
ATMOSFERA Capítulo 7 – da página 114 a página130
Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
PROPRIEDADES DO AR.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
Mudança GLOBAL 8º ano.
TEMPO E CLIMA.
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
Calor e TEMPERATURA.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Antes de falarmos sobre a pressão atmosférica vamos dizer o que é pressão.Temos um botija rígida de metal contendo um gás como aquele que usamos na cozinha.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
PROPRIEDADES DO AR.
Fenômenos Meteorológicos
Nevoeiros de Advecção Referências:
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Ar e ciência Pág: 106.
Clima.
Elementos do Clima.
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
DINÂMICA CLIMÁTICA.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PREVISÃO DO TEMPO A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Climatologia.
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
CLIMATOLOGIA II.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Licenciatura em Geociências
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Revisão Prova Mensal 2°Bimestre - 6º ano
VENTOS.
FATORES CLIMÁTICOS.
Dinâmica Climática.
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
Geografia Revisão.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Os fluidos também são divididos: I. LÍQUIDOSII. GASES LÍQUIDOS: Os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície.
Pressão Atmosférica “Com uma espessura de cerca de 1000 km, a atmosfera exerce uma forte pressão sobre os corpos da superfície terrestre. Contudo devido.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Transcrição da apresentação:

PRESSÃO ATMOSFÉRICA O ar exerce uma força sobre as superfícies que possui contato. Isso ocorre devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem o ar contra tais superfícies.

A medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, pois diminui o “peso” da coluna de ar acima. Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura. Inversamente, quando a altitude diminui, aumenta a pressão e a densidade do ar.

Você tem ideia de como se faz para medir a pressão atmosférica? A partir desta necessidade um cientista italiano chamado Evangelista Torricelli (1608-1647) propôs um aparelho que permitia realizar a medição, e o melhor, sem precisar fazer centenas de cálculos. Esse aparelho ficou conhecido como Barômetro de Torricelli.

O barômetro funciona assim: a altura da coluna de mercúrio varia conforme a altitude em que se realiza a medida, é válido lembrar que em altitudes elevadas a pressão atmosférica diminui e em altitudes inferiores ela se eleva.

Na pressão atmosférica, ao nível do mar, a coluna de mercúrio neste tubo de vidro fica a 76 cm acima do nível do mercúrio da tina. Quando a pressão atmosférica aumenta, mais mercúrio do recipiente penetra no tubo, ou seja, o nível de mercúrio no tubo aumenta, popularmente se diz que o barômetro sobe. Se a pressão diminui, uma certa quantidade do mercúrio volta ao recipiente, ou seja, o nível de mercúrio no tubo diminui, o barômetro desce. A altura da coluna de mercúrio marca a pressão atmosférica do momento neste tubo de vidro, que é legível numa escala graduada em milímetros.

Desde o advento do "tubo de Torricelli", outros desenvolveram o barômetro aneróide que funciona sem líquido.

Barômetro aneróide Barógrafo (Um barômetro aneróide muitas vezes se conecta a um dispositivo de gravação, juntos, formando um barógrafo.)

PROPRIEDADES DO AR: COMPRESSÃO Os gases que formam o ar possuem moléculas bem espaçadas. Esse (volume)espaço entre as moléculas pode aumentar ou diminuir, conforme a pressão. Quando a pressão aumenta, o ar é comprimido, ocupando um volume menor

PROPRIEDADE DO AR ELASTICIDADE Após ser comprimido o ar tem a capacidade de voltar ao seu volume inicial (como em uma seringa)e de se expandir (de acordo com a diminuição da pressão). Compressão do ar Volta ao volume inicial (elasticidade)

COMO CONSEGUIMOS BEBER USANDO UM CANUDO? A superfície de um líquido, seja dentro ou fora do canudo, está submetida à pressão atmosférica. Porém quando aspiramos o ar de dentro do canudo, diminuímos a pressão atmosférica interior (tornando o ar mais rarefeito). Por isso a pressão sobre o líquido empurra o mesmo para dentro do canudo. Na verdade não sugamos o líquido, ele é empurrado pela pressão atmosférica sobre a superfície do suco, refrigerante, água…

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO?? O TEMPO refere-se às condições atmosféricas momentâneas de uma região, que pode variar de maneira lenta ou rápida. Para exemplificar veja a fala de Dona Maria: “- Acordei hoje as seis horas, abri a janela e vi que o tempo estava feio, nublado e com uma chuva fininha... Nem deu vontade de sair da cama! Agora são onze horas e está fazendo um calor, o céu está azulzinho! Vai entender esse tempo...”

CLIMA é o conjunto das condições atmosféricas que ocorrem com maior frequência em uma região, caracterizando-a. Exemplo: Dizemos que Fortaleza tem um clima mais quente que Teresópolis, pois de maneira geral, a temperatura é maior em Fortaleza do que em Teresópolis, na maior parte do ano. Também podemos dizer que o clima em Teresópolis é mais úmido que o de Brasília, pois como sabemos a umidade relativa do ar é baixa nesta região.

ALGUNS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS Como se formam os ventos? O vento é o deslocamento de massas de ar. Os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre duas massas de ar de densidades diferentes que interagem. O ar frio é mais denso que o ar quente , por isso o ar aquecido sobe, dando lugar ao frio,provocando a movimentação das massas de ar.

Brisas O movimento de ar do mar para a terra é chamado BRISA MARÍTIMA e acontece de dia. E durante a noite o ar frio da terra se desloca para o mar. Essa é a BRISA TERRESTRE.

Ciclone, Tufão, Tornado, Furacão... Qual é a diferença??   1. Ciclones e furacões têm a mesma formação. Sua origem é no mar, quando as águas atingem 27 ºC na superfície e evaporam. 2. O vapor de água aquecido sobe para as camadas mais frias, se condensa e forma nuvens densas de tempestade. 3. A condensação libera muita energia e cria uma zona de baixa pressão no topo, atraindo correntes ascendentes de ar. 4. Todo o ar ao redor tende a ser atraído para o centro (ou olho) do furacão e ocupa o espaço do ar que subiu, reforçando o fenômeno.

Todos são fenômenos caracterizados por grandes quantidades de ar que se deslocam de forma organizada em colunas verticais e executam um movimento giratório muito rápido, em função da energia do Sol e do movimento de rotação da Terra. Porém, de acordo com a velocidade do vento, recebem uma denominação diferente (veja no infográfico a seguir como esses ventos se formam). O ciclone é formado por ventos mais amenos. Quando eles são mais intensos, passam a ser chamados de furacão ou tufão - ambos têm as mesmas características, no entanto, nos países ocidentais, o fenômeno climático é denominado furacão, enquanto nos orientais é comum chamá-lo de tufão. Os efeitos e danos que esses fenômenos climáticos causam podem ser classificados de acordo com a intensidade de seus ventos, na escala anemométrica internacional de Beaufort, que vai do 0 ao 12.

A maioria dos tornados possui a forma de um estreito funil, com algumas poucas centenas de metros de comprimento e com uma pequena nuvem de pó e detritos em sua base, próxima ao solo. Os tornados podem ficar obscurecidos por completo devido a chuva ou aos dejetos por ele levantados. Se assim for, eles são particularmente perigosos, considerando que até mesmo os meteorologistas mais experientes poderiam não vê-los. Os tornados, podem se manifestar sob várias formas e tamanhos.

LINKS: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/tufoes-como-o-haiyan-podem-ter-velocidades-superiores-251-kmh.html http://www.brasilescola.com/geografia/diferenca-entre-furacao-tornado-ciclone.htm

O AR E A VIDA RESPIRAÇÃO FOTOSSÍNTESE