Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Sob o domínio do Capital.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
Capitalismo / Socialismo
Organização Método & Ambiente
Trabalho de Geografia Nomes: Guilherme,Vinicius Número:13,37.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Fundamentos de Economia
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
CAPITALISMO SOCIALISMO
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
A Economia Política de Karl Marx
A análise do capitalismo por Karl Marx
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
Materialismo histórico e dialético
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
John Stuart Mill ( ) Tentativa de integrar a teoria do valor-trabalho ao utilitarismo Discípulo de Bentham e Ricardo Defensor de reformas liberais.
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
O I L U M N S Professor: Odair.
Economia POLÍTICA Unidade 01
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO
CAPITALISMO.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
O Socialismo Utópico de Owen, Saint-Simon e Proudhon
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Revolução Industrial Slide já disponível em
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
Avaliação de Geografia
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Socialismo.
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Globalização e avanço tecnológico
Doutrinas sociais.
Sistema Econômico / Organização Econômica
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
Introdução à Macroeconomia
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Teoria da Contabilidade
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Karl Marx e o materialismo histórico
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Capitalismo x Socialismo
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia Nome:Débora, Tainara, Angélica 1° ano “A” Profª:Suzana

Capitalismo e socialismo

Pagão e Protestante Em termos práticos, o Capitalismo Pagão é utilizado há muito tempo pelos povos que não têm muito compromisso com o princípio de justiça e respeito ao próximo. Já o Capitalismo Protestante, utilizado principalmente pelos países do Primeiro Mundo, nasceu logo após a Reforma Cristã Protestante e, segundo Max Weber, do livro A ética protestante e o “espírito” do Capitalismo, teria surgido com a doutrina calvinista. O Brasil, que não adotou o modelo protestante, continua praticando o Capitalismo Pagão (selvagem): juros altos, salários baixos e preços abusivos.

Capitalismo O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX, é liberalismo.

Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde apenas a "maioria" dos meios de produção está em mãos privadas, enquanto outro grupo se refere a esta última definição como uma economia mista com tendência para o capitalismo. A propriedade privada no capitalismo implica o direito de controlar a propriedade, incluindo a determinação de como ela é usada, quem a usa, seja para vender ou alugar, e o direito à renda gerada pela propriedade. O capitalismo também se refere ao processo de acumulação de capital.

Sistema capitalista Diante de todas as considerações, a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista. • Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria. • Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades. • Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo

Socialismo O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

Karl Marx e Friedrich Engels, criadores do socialismo científico.

As características do socialismo e a sua propagação pelo mundo não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção; a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade; o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

A nossa visão do capitalismo Capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres, de trabalho assalariado. sistema econômico de mercado, com ou sem influência forte do Estado, que valoriza o capital, seja ele capacidade gestora, mão-de-obra ou o dinheiro, em empreendimentos privados, buscando, através do atendimento às necessidades do próprio mercado, um excedente para que se atenda às individuais. sistema social que se baseia na influência ou predomínio do capital; os meios de produção (bancos, financeiras, fábricas, lojas comerciais, supermercados, etc.) estão nas mãos das empresas privadas ou de indivíduos que contratam mão de obra em troca de salário. O capitalismo é uma doutrina que tem como finalidade o acúmulo de capital através do trabalho assalariado.

A nossa visão do socialismo Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades,meios para todos os indivíduos por igual.