Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Definição do problema: A energia elétrica seguindo uma tendência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MSA Análise do Sistema de Medição.
Advertisements

Estudo e Distribuição do Trabalho
Instrumentação Eletrônica ELE0325
Custo Departamental.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Custos ... afinal, o que é isto?
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
Programação da Produção
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Eng. Marcelo Moretti Fioroni Orientado
Redes de Sensores Sem Fio
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Modelagem e simulação de sistemas
6.1 - Considerações gerais sobre o diagnóstico:
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Objetivo: Descrição de Caso
Sistemas de Monitoração aplicados ao Smart Grid
Soluções Avançadas em Gerenciamento de Energia
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
Professor Felipe Monteiro Lima
V & S ener r gia. CONSULTORIA EM ANÁLISE DE PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO.
Proposta de Dissertação
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Carlos Eduardo Calvente Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doença Holandesa.
Avaliação Psicológica
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
Estudo e Distribuição do Trabalho
Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia.
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
O Processo Unificado (UP)
Eduardo Sampaio SMART GRID Piloto do IBAMETRO no âmbito do Governo do Estado da Bahia 29 de novembro de 2012.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
Iniciando na logística empresarial
Orçamento dos custos indiretos de produção
Otimização de trade-offs no gerenciamento de cadeias de suprimentos verdes Gabriel Alves Jr. Orientador: Dr. Paulo Maciel Co-Orientador:
Custeio baseado em atividades
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
Composição para Gerenciamento de Múltiplas RSSF’s Rilter Tavares.
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Gestão de Custos na área de saúde
Programação da Produção
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Custos x Despesas — Tecnojovem 2014 TIC de Mãos dadas com o social
ESTUDO DAS PERDAS TÉRMICAS DE UM FORNO TÚNEL BRASILEIRO
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades por Adriano.
10 de maio 2015 Região Energética Maraú Conceito / 10 de maio 2015.
Automação de sistema de visão sobre plataforma Rover com integração através de software LabVIEW®. Objetivo: Integrar o sistema LabVIEW ® com câmera IP/Wireless.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
BOM DIA.
Maique C. Garcia Pelotas, Junho de  Controle Automático Autônomo  Através da identificação da ação mais adequada em caso de um diagnóstico de.
1.4 - ANÁLISE ERGONÔMICA DAS ATIVIDADES 1. ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Considerações gerais sobre as atividades: 3A atividade de trabalho.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
1 Engenharia de Métodos Medida do Trabalho. 2 Definição Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo.
Transcrição da apresentação:

Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Definição do problema: A energia elétrica seguindo uma tendência mundial é hoje um recurso caro, agregado ao custo de fabricação em manufaturas. Cada operação de fabricação tem uma parcela de custo referente à energia que é normalmente acrescentada em função de um rateio do total gasto no período por tempo trabalhado na empresa, sem separar custo direto do indireto. Tal prática impossibilita a empresa de analisar com acurácia a divisão entre os dois aspectos do custo, visando a descoberta de gargalos que possam possibilitar a racionalização do custo industrial.

Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Hipótese: A análise individual do consumo de energia elétrica dos meios de fabricação (máquinas, ferramentas, banhos eletroquímicos, etc..) permitirá uma separação clara do custo direto, relativo a energia. Permitindo uma decomposição de custo direto e indireto de fabricação levando à busca da racionalização dos mesmos, tanto para operações individuais de operações de manufatura quanto ao aspecto global da composição do custo do produto acabado

Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Objetivos: – Criar uma rede de sensores sem fio em ambiente industrial, empregando técnicas de gerência de redes através do SNMP. – Gerenciar o consumo de energia elétrica de forma segmentada, de forma a individualizar os processos. – Investigar o comportamento de RSSF no ambiente industrial – Criação de critério de avaliação dos desvios entre o consumo previsto e o medido, possibilitando à empresa a intervenção.

Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Metodologia: Pode ser dividida em dois aspectos: – Visão da eficiência energética: criar método de análise e impacto no meio produtivo para avaliar ao longo do tempo a evolução do custo de fabricação por etapa de construção de um produto acabado (direto e indireto) por esta metodologia e pela tradicional (rateio), assim como identificar pontos discrepantes entre a medida esperada (definida pelo fabricante da máquina ou processo) e a medida real. – RSSF – Avaliar a aplicação deste tipo de rede em ambiente industrial. Analisar a propagação do sinal através da medida da intensidade. Análise do ambiente quanto à intensidade do ruído eletromagnético e investigação de meios de imunização com finalidade de garantia de qualidade e confiabilidade do sinal de dados.

Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Resultados esperados: – Uma RSSF funcionando com qualidade de sinal, permitindo mobilidade de sensores dentro do ambiente industrial e uma coleta de dados que tragam benefícios em termos de composição de custos e identificação de discrepâncias no consumo de energia elétrica.