ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
no Relaxamento Muscular
Advertisements

OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
“Eu não faço parte do grupo”; “Eu não me encaixo”;
Do Encontro com CRISTO ao
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
Ajude – me!!.
Quatro Meses Clique para avançar.
Como atender “AA” e “AN”
APELO DE UM IDOSO  002 Colacio.j.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar.
Dissolva-se na existência…
Percepção do Espaço Pela Criança
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
O Desenvolvimento Psicomotor
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Ninguém é feliz quando não é amado,
Para quem quiser ler Texto e formatação Leila Marinho Lage.
Que tenhas um lindo día Os desafios não são difíceis porque tentamos; é por não tentarmos que são difíceis   Séneca CLIC PARA VISUALISAR.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Roberto Francisco de Souza
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Dia internacional da mulher
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
SIMPÓSIO DE PAIS COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Professor Paulo Henrique de Souza.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Pai.
Metodologia do Ensino de Arte
Quando uma porta se fecha, outras se abrem… é só perceber o movimento protetor da vida. Tudo que chega é bom, tudo que parte também… A vida é dança...
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
Curso sobre Revista.
A piscina e a cruz.
Quatro Meses.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
PEDRO E OUTROS DISCÍPULOS SÃO
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Auto-Estima e família.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
A idade e a Mudança. LIA LUFT
Quatro Meses Clique para avançar.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Amar é olhar para dentro de si mesmo, e dizer: Eu quero
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
CTV PRODUÇÕESção e Evangelização na Cultura Digital.
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho,
Técnicas de Apresentação
O silêncio fala mais alto porque com sua riqueza interior se forma a qualidade de nossas manifestações verbais. Com o silêncio aprendemos a ouvir, a.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
PROJETO EDUCATIVO A CAMINHO DA ESCOLA Tem como objetivo a promoção e valorização dos deslocamentos a pé, dos deslocamentos em bicicleta e do uso do transporte.
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
4 Fases na formação de novos educadores.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Identificando e modificando crenças intermediárias
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO

Brincar é fundamental O conhecimento deve ser vivido com alegria e prazer. A brincadeira para as crianças é como a respiração, é fundamental. Brincando, ela conhece o próprio corpo e compreende o mundo. E o que não se pode esquecer no brincar é a fantasia.

Etapas da aula Primeira etapa: A prece Iniciar sempre por uma prece (observar a respiração - ensinar respirar fundo (prender a respiração – soltar), conectar com a pineal (olhar um ponto fixo no alto e fechar os olhos vagarosamente)

Etapas da aula Segunda etapa: Repetir frases de apoio à auto-estima: Eu sou filho de Deus! Sou forte, sou inteligente, sou capaz! Etc. Terceira etapa: Exercícios ativos (cantar, pular, subir, descer, movimentos de braços, pernas e equilíbrio: teatro, dramatizações, jograis)

Etapas da aula Quarta etapa: Exercícios moderados (poesias, haikais, desenhos, colagens, pinturas, etc.) Quinta etapa: Exercícios calmos: relaxamentos, alongamentos, etc. Ultima etapa: Avaliação. Conexão com a dimensão espiritual: Prece de encerramento.

 Teste de relacionamento  Teste sociométrico

 homem  mulher  escolha  rejeição ----→  escolha mútua  rejeição mútua ←---→

 Positivo: o indivíduo escolhe outra(s) pessoa(s)  Negativo: não escolhe ninguém  Isolado: não escolhe e não é escolhido  Extrovertido: escolhe pessoas de grupos distintos do seu  Introvertido: escolhe apenas pessoas de seu grupo  Atraente: recebe muitas escolhas  Rejeitado: é objeto de muitas rejeições  Indiferente: não manifesta reação aos que são atraídos, nem aos que o rejeitam.

 Crianças de até 5 anos preferem trabalhar individualmente;  Crianças de 5 a 7 anos – trabalho em duplas;  A partir dos 7 anos – jogos em pequenos grupos; pequenas dramatizações; jogos de mesa.  A partir dos 9 anos – jogos coletivos com regras de organização: clubes de recortes de papel, linguagem secreta, conversas sobre temas de interesse dessa idade.  A partir dos 11 anos – atividades de discussão em grupo com papeis definidos

Comunicar consiste em tornar comuns elementos de apreciação das coisas, das pessoas, das situações que umas e outras abranjam. O evangelizador deve ser um bom observador, para perceber os momentos difíceis para tentar solucionar problemas como o silêncio prolongado, a tagarelice imoderada e a agressividade, que são fatores que dificultam a interação.

“É notório que a especialidade da tarefa não se compraz com improvisações descabidas, tão logo a experiência aponte o melhor e mais rendoso, razão pela qual os servidores integrados na evangelização devem buscar, continuamente, a atualização de conteúdos e procedimentos didático-pedagógicos, visando a um melhor rendimento, em face da economia da vida na trajetória da existência, considerando-se que, de fato, os tempos são chegados...” Bezerra de Menezes