A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Global Recreativo Situacional com processos cognitivos

2 Metodologia de Ensino Método Analítico Sintético:
Caracteriza-se pelo ensino aprendizagem treinamento realizado em partes, em etapas, com exercícios que apresentam a divisão dos gestos, das técnicas, da ação motora em seus mínimos componentes.

3 Metodologia de Ensino Global de Confrontação:
Caracteriza-se por jogar o jogo adulto, com suas regras e formas. È a maneira de se aprender o jogo. Neste caso o jogo não deve ser dividido em etapas ou tarefas.

4 Metodologia de Ensino Global Recreativo:
Caracteriza-se pela prática constante do jogo e sua construção através da seriação por partes de diferentes aspectos do jogo: por exemplo: técnica,a tática, regras.

5 Metodologia de Ensino Global Recreativo:
A utilização de pequenos jogos (mini jogos) permite que em algumas aulas possamos realizar as correções e aperfeiçoamentos dos gestos técnicos.

6 Metodologia de Ensino Situacional com processos cognitivos:
Caracteriza-se pela utilização de situações de jogo através da prática, em suas diferentes estruturas funcionais, permitindo ao aluno otimizar sua aprendizagem e posterior treinamento.

7 Didática de um aula - Evite o uso de apito para correções, procure se comunicar com todo o grupo em tom de voz alto e claro. Mas sem ser agressivo. Apito apenas para sinalizar. - Durante a aula não se sente ou fique parado.Caminhando você sempre encontra alguém que pre4cisa de apoio, ajuda, passe perto do aluno e faça-o perceber que ele merece atenção especial.

8 Didática de uma aula Faça observações individuais, isto ajuda á combater a timidez da criança aumentando a confiança dela em você. - Antes de começar a atividade estabeleça objetivos e avalie ao final como foi o processo com o grupo.O que melhorou e o que precisa ser melhorado.

9 Didática de uma aula - Durante a atividade coletiva, divida com todos os alunos as suas orientações. Ao parar a aula para dar alguma instrução se esforce para que todos prestem atenção.Desta forma você evita a necessidade de explicar de novo e garante a execução dentro dos combinados.

10 Didática de um aula Elabore atividades em que o maior número de crianças participe de uma só vez. Evite filas muito grandes. Combata a exclusão. Evite participar dos exercícios. Observe e intervenha. Monte grupos homogêneos. Isto evita as famosas panelinhas. (circuitos) Grupos montados por afinidade.

11 Didática de uma aula - Divida o tempo de maneira equilibrada nas atividades, para que ninguém jogue mais do que ninguém, eduque os alunos á igualdade de direitos, incentive o senso crítico. Ouça opiniões e as incentive. Controle e jamais permita a agressividade dos alunos, penalize dentro dos combinados estabelecidos com as crianças.

12 Didática de uma aula Reforce o positivo:” você consegue”, “você está melhorando muito”, “ não desista”,” viu , você conseguiu”. Controle o tempo de aula reservando intervalos para beber água e descansar. Repetição, está é a chave da estabilização dos movimentos, enfatize na aula seguinte.

13 Didática de uma aula Oriente sobre a adequação do calçado.
Oriente sobre higiene e alimentação. Se informe sobre o rendimento em sala de aula. Devemos mostrar que nos importamos. Cobre pontualidade, responsabilidade, respeito, limites, combinados, convívio com a comunidade escolar: colegas de outras séries, professores, funcionários da escola, porteiros , cantineiros.

14 Metodologia de Ensino Graduação:
Importante graduar os conteúdos de aula: Do fácil para o difícil Do simples para o complexo Do conhecido para o desconhecido

15 Metodologia de Ensino Comunicação:
Importante utilizar várias formas e recursos nas aulas: Explicação oral, desenhos, vídeos, quadro magnético, etc. Atribuir grande preocupação com a voz, certificando-se que todos estão vendo e ouvindo o que está sendo dito.

16 Metodologia de Ensino Repetição e variação: - Repetir para gravar.
- Variar para motivar. Maximização dos espaços e participação : - Utilização do número total de alunos. - Dividir o espaço em setores. - Construir circuitos e atividades individuais.

17 Metodologia de Ensino Ludicidade e Motivação:
Desafios, geram maior motivação. Evite filas monótonas. Favoreçam atividades que desenvolvam o prazer de jogar. Organização do material: Planeje atividades de acordo com material disponível, o espaço e número de alunos. Use materiais alternativos.

18 Metodologia de Ensino Explicar, demonstrar, orientar , corrigir:
- Demonstrar á uma distância adequada pois se pequena não permite visão total do movimento se muito distantes geram perdas de detalhes. - Relacionar a demonstração com tarefas específicas de observação, ou seja dirigir a atenção á um ou dois pontos que sejam fáceis de se reconhecer. ( ponta do pé).

19 Metodologia de Ensino Demonstração:
Permita que a demonstração seja feita lentamente para acentuar as estruturas a serem observadas. Se houver necessidade repita a demonstração.


Carregar ppt "Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google