Professoras: Edna Maria Alves Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA ESCOLA MAIS VERDE
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
23/03/2017.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Conhecendo o patrimônio Histórico de Vitória
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013
7º ANO (6ª série) ENSINO FUNDAMENTAL II Professor: Graciano
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Ajude – me!!.
Webquest sobre a preservação ambiental para alunos do 4º Ano Produzido pelo Prof. Rodrigo de Oliveira Leite EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
A Matemática da cesta básica
educação NA ERA DIGITAL
Nome da professora: Aparecida Bogaz Sagrado Prato
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Teacher Marilisa Lichtenberg English
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
WEBQUEST.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Trabalhando em sala de aula
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
FOLHAS SECAS.
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
PROJETO JARDIM SUSPENSO
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
G E O G R A F I A 8ª Série | Prof. José Gusmão.
Alimentação Saudável Corpo São
Projeto de Informática Educacional
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Brincadeiras Indígenas
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
VITÓRIA CIDADE SOL TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO
Instrunção de texto observando As midias e tecnologias
Cuidados com a Internet na Escola. Alunas Cintia Mari Toshimitsu Tamiris Schott de Souza Data: 26/02/2015.
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
Animais conhecer para cuidar
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Degustando o que plantamos
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Escola Participante do Projeto UCA. Objetivos do Projeto UCA Melhoria da qualidade de ensino através da capacitação da equipe.
O CROQUI NO TRABALHO DE CAMPO
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Transcrição da apresentação:

Professoras: Edna Maria Alves Ferreira T W E S E B U Q Público Alvo: alunos do 2º Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental EMEF Guilherme Baker Professoras: Edna Maria Alves Ferreira Marta Claudia de Lima

Webquest: Escola, te quero verde INTRODUÇÃO Vivemos em um lugar que tem uma das maiores paisagens naturais do planeta, no entanto, observamos que são poucas as escolas em Manaus que cultivam um jardim. Assim, é fundamental que instiguemos nossos alunos a contribuírem para que o espaço escolar torne-se mais agradável ,seja mais verde, mais humano e ornamentado com plantas regionais. Percebemos que nem todos os alunos conhecem as plantas regionais. Portanto, este tema torna-se de fundamental importância para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar sua cultura e cuidar melhor do meio ambiente em que vivem. Os jardins devolvem às pessoas o verde que a cidade lhes roubou - Roberto Burle Marx

TAREFA Se fosses construir um jardim com as plantas da Amazônia, quais plantas irias colocar nele? Quem conhece as plantas ornamentais da Amazônia? Essas plantas são originária da região ou alguém as trouxe para a Amazônia? Qual a importância das plantas para as pessoas? Quais as plantas nativas da Amazônia mais utilizadas nos jardins em Manaus?

TAREFA 1ª Etapa: Pesquisar com os pais e vizinhos os nomes das plantas que são da região. (nome conhecido – popular); Fazer a lista das plantas indicadas pelos pais ou vizinhos; Pesquisar na Internet o nome das plantas ornamentais do Amazonas; Comparar as listas; Solicitar a colaboração dos pais para ajudá-los na busca das mudas das plantas regionais pesquisadas. Pesquisar no dicionário a diferença entre planta(árvore) e planta (mapa)

TAREFA 2ª Etapa: Pesquisar na Internet tipos de jardins e quais os principais cuidados com os jardins, tipos de plantas que podem ser perigosas para as pessoas; Participar da palestra “ Como cuidar da terra “ Verificar o local mais adequado da escola para construir o jardim; Fazer o levantamento do material para construir o jardim; Desenhar o Layout do jardim; Coletar as mudas; das plantas; Preparar a terra para o plantio; Organizar as equipes responsáveis para cuidar do jardim semanalmente, com a relação de nomes, dias e horários.

PROCESSO Organizar equipes para: Fotografar todas as atividades; Desenhar a planta do jardim; Pesquisar na Internet os tipos e a origem das plantas além de modelos de jardins e construir um álbum digital no Power Point Organizar e selecionar as mudas; Preparar a terra para o plantio. Organizar os horários e equipes para cuidarem do jardim diariamente; Observação: Todas as atividades serão acompanhadas pela professora e pedagoga da escola.

AVALIAÇÃO A avaliação será realizada em todo o processo de forma contínua através de; Observação do desempenho das crianças: Verificar a participação e o interesse das equipes nas atividades propostas; Observar se todos escreveram seus textos; Acompanhar o resultado do álbum digital

RECURSOS Sugerimos os seguintes sites para realização das pesquisas: www.google.com http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADrio-do-amazonas http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060722213127AAo75R4 http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=1444&action=read http://plantasdaamazonia.blogspot.com.br/ http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/botanica/livros-dissecam-flora-aromatica-da-amazonia

O processo

O processo

Webquest na escola

VÍDEO