EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para você,desejo neste Ano Novo...
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
" Conquistar a felicidade "
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO EXISTENCIALISMO
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Filosofia Professor Breno Cunha
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O existencialismo de Sartre
A INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Coisas da Vida....
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
Existencialismo – Parte II
Aula 6 – Hume e o Empirismo
OS PRAZERES DA ALMA.
Amor e Sexualidade.
O Poder do Pensamento Avanço automático.
A Chave da Felicidade Letícia Thompson.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
A Filosofia Existencialista
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
FILOSOFIA.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Antes de tudo: respire profundamente e acalme-se.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Faça o seu coração vibrar!
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
A Infinitude e a Busca da Transcendência
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Slides/automáticos...aguarde
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Você Aprende....
Caminhos Som – Orquestra de Paul Mauriat Música – Reveria Elaboração e formatação Outubro/2008 LhT.
As bases da ciência moderna
Prof. Edi Carlos Marques
DEUS… posições, respostas, inquietações.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
Aprende Que... Montagem : Ulysses Freitas Ligue o Som.
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
A angústia segundo Sartre
A ABORDAGEM GESTÁLTICA
A VIDA E O AMOR François de Bittencourt Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração.
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
PELAS PORTAS DO CORAÇÃO
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Heidegger cita Novalis:
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Você Aprende...  Shakespeare.
O conhecimento Spinoza.
Heidegger “O ser e a analítica existencial” Toda essa turma, 5º Período, caminha para a Morte! Hahahahahahahahahah
Aristóteles de Estagira
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
Progressão automática. Um dia você aprende que... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma.
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
Transcrição da apresentação:

EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia Prof. Ms. Helen Messias Guzmán

Existencialismo Existencialismo é um conjunto de filosofias ou correntes filosóficas cuja marca comum... é a Analise da Existência... Análise Existencial é, portanto, analise das situações mais comuns ou fundamentais em que o homem vem a encontrar-se. (RIBEIRO, 2012)

Para o Existencialismo, o Homem é visto como um ser universal, diluído na idéia, mas como um ser particular, concreto, com vontade e liberdade pessoais, consciente e responsável. Para Kierkegaard a subjetividade é a verdade, a subjetividade é a realidade. É a própria necessidade de se tentar compreender o indivíduo a partir de sua singularidade, de seu manifestar-se subjetivo.

A consciência, segundo RIBEIRO(1985) não é um depósito morto de objetos e imagens, mas é ativa e dá sentido às coisas. A consciência é ativa, viva e dá sentido a tudo, estando voltada para algo. Esse conceito será retomado depois pela Fenomenologia.

O ser humano só pode ser compreendido por ele mesmo através de uma experiência direta de seu ser no mundo…Momentaneamente até pode ter perdido essa aptidão, mas continua sendo o intérprete mais fiel de si mesmo. (RIBEIRO, 1985)

O Homem passa a ser considerado como um ser privilegiado, pois como afirma Heidegger, só o Homem existe enquanto modo particular de estar no mundo enquanto as coisas simplesmente são. O Homem é existência porque ele é um projeto. O Homem nada mais é do que aquilo que ele decide ser, do que aquilo que ele projeta ser… ( RIBEIRO, 1985, p. 38)

Implicações do Humanismo e do Existencialismo para a Gestalt-terapia: As pessoas não sabem mais olhar para dentro de si mesmas e se verem tais como são: imensas, sagradas, plenas de potencialidades. É função da psicoterapia colocar a pessoa, a todo instante, diante de si mesma, olhando-se sem previsão, sem desprezo, sem culpa de querer ser feliz, mas com amor, orgulho de si mesma, com facínio e celebração da própria realidade. (RIBEIRO, 1999, p. 27)

Concebemos a pessoa capaz de se ajudar, de saber o que é melhor para si e de escolher os melhores caminhos para atingir seus fins. Entendemos que apesar das aparências ela jamais perdetodo seu referencial interno de lidar com o mundo.

O Homem é um projeto, portanto só ele pode cuidar de sua execução, de sua modificação ou de sua interrupção. É fundamental que o processo de psicoterapia coloque a pessoa o tempo todo, diante de sua experiência imediata, tanto do ponto de vista da consciência, como da emoção.

O psicoterapeuta não pode e não tem de decidir nada para o cliente, mas pode decidir com o cliente, num encontro profundo que de fato contamine a totalidade da relação. ( RIBEIRO, 1999, p. 29)

Colocar o cliente diante do próprio poder, de modo que se sinta mais capaz e menos crítico sobre si mesmo; Fazer com que o cliente descubra em si tudo de bom que ele possui e pare de amar o próprio sofrimento como um mal menor do que a incerteza do futuro e do risco; Fazer com que o cliente pare de procurar o vilão de sua história passada e se veja como responsável pela sua vida; Fazer com que o cliente ame o que tem, o que lhe está disponível.

É Função do Terapêuta: Discutir concretamente a realidade; Experienciar o real e suas consequências; Inventar caminhos, tornando-se mais adequado às coisas e as pessoas; Ver e descrever o mundo e as pessoas a partir de seus próprios referenciais; Perceber a perda de temnpo, o desgaste de energia, quando faz de conta que está procurando soluções verdadeiras.

Verificar as razões pelas quais o cliente insiste em manter o passado como se fosse um presente indiscutível; Ajudar o cliente a experienciar seu verdadeiro limite de velocodade e a perceber que está andando a 60km/h quando poderia andar a 80km/h. Se olhar com mais carinho e respeito (RIBEIRO, 1999)

Levar o cliente a confiar nas próprias percepções; Sentir que mudar, mais do que ficar fixado resulta em uma vida diferente; Descobrir os caminhos mais fáceis de trilhar; Reabrir os olhos e ver o mundo como um convite e não como um desafio; Sentir que não é um solitário no planeta; Ajudá-lo a sentir a sensação de liberdade que o acreditar em si pode causar.

Função da Psicoterapia: Levar o cliente a tomar consciência de seu projeto, do modo como o projeto vem sendo realizado e de como levá-lo adiante, com base em sua realidade pessoal, em sua relação com o mundo. A psicoterapia é um encontro cuja finalidade é ajudar a pessoa a se desdobrar, pedacinho por pedacinho, até que ela veja sua essência consumada. (RIBEIRO, 1985)