Arquitetura vernacular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

FOGO.
Estruturas resistentes
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
A RENTA ENGENHARIA Vinte anos de realizações, somando hoje mais de 3 milhões de m² e larga experiência em gerenciamento de engenharia e de projetos, traduzindo-se.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Arquitetura e Urbanismo Tecnologia da Edificação II O PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTRUTURA ANÁLISE.
O Barro.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
ALVENARIAS ESTRUTURAL
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
Recursos Geológicos exploração sustentada
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Construção e Arquitectura. C ONSTRUÇÃO E ARQUITECTURA Construção - é a elaboração e a criação de um espaço. Arquitectura - é a arte de organizar o espaço.
Construção Ecológica com Fardos de Palha
APRESENTAM MASSA PARA ASSENTAMENTO DE BLOCOS E TIJOLOS.
Centro de Visitações – Núcleo Santa Virgínia
Disciplina: Sistemas CONSTRUTIVOS
Parque estadual da Serra do Mar
Apresentação.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Técnicas Retrospectivas
GRUPO EMARANHADOS PROJETO “ESPAÇOS” Para este projeto foi pensado a criação de um espaço enriquecido com os diversos temas e conceitos debatidos durante.
Arquitetura vernacular
Arquitetura vernacular
Como fazer um jardim vertical
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Parque estadual da Serra do Mar Núcleo Santa Virgínia
Gestão da Qualidade.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
Direcção de Obra e Sustentabilidade FEUP, DEC, DO16Dez08 Fonte: Ecodesign, 2008.
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Desmatamento Prof. Regis Romero.
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Tipos de Moradia.
A redução do desmatamento Redução de 70% na taxa de desmatamento (comparação de 2013 com a média de ) –OBS: os dados mostraram aumento de 28%
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Projeto: Espaço urbano e meio ambiente
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Um dia sem água? Água é vida... A água de hoje é a mesma da Idade da Pedra... Ciclo hidrológico.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Dessalinização em Israel Embaixada de Israel - Brasilia.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Arquitetura vernacular É todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Apresenta caráter local ou regional. Exemplo: Cidade brasileira - Ouro Preto - pedras de sua região. Em outros locais ou regiões, ao longo da história, foram empregadas, outros materiais: Madeira; Taipas de mão e de pilão; e Adobe.

Arquitetura vernacular É o tipo de arquitetura que usa técnicas tradicionais locais. Além de materiais e recursos de ambiente onde se vai erguer a edificação. Esse tipo de arquitetura - diretamente relacionado com o ambiente, com a cultura e com a história de onde está inserida. É um tipo de arquitetura mais antiga e lógica que existe.

Arquitetura vernacular É um estilho: Simples; Correto; e Econômico de construir contribuindo com o desenvolvimento e o crescimento sustentável. Como é feito? Casas construídas com materiais da região são “eco amigas”, porque no processo de construção economiza-se no transporte e no desperdício de materiais e, ainda, na “limpeza do terreno”.

São usados para criar edificações em harmonia com seu entorno. Materiais usados a)Madeira; b)Bambu; c)Barro; d)Argila; E)Palha; e f)Pedra Finalidade São usados para criar edificações em harmonia com seu entorno.

Arquitetura Ecológica (Industrialização – desaparece) No Brasil, onde temos ecossistemas frágeis em regiões como a amazônica, zonas da mata atlântica e do semi-árido. Esse tipo de construção pode ajudar a manter o equilíbrio e a preservação de nossas belezas naturais. Porque? É planejada para usufruir dos recursos locais e reduzir os impactos ambientais decorrentes de sua construção e operação. Os recursos locais que devem ser aproveitados por casas sustentáveis são hídricos, energia e materiais. Leia mais em eficiência enérgica. O solo é o material mais abundante da terra e possui excelentes propriedades para ser utilizado como material de construção: elevada resistência, beleza, plasticidade, baixo custo. Hoje, 1/3 da população do mundo habita edificações construídas com terra crua.

Arquitetura Sustentável – (2000) É um processo em permanente evolução que enfoca estratégias inovadoras e tecnologias para melhorar a qualidade de vida cotidiana. Sua abordagem envolve principalmente: Diretrizes projectuais formais e espaciais; Eficiência energética na construção e sua manutenção; Aproveitamento de estruturas pré-existentes; Especificação de materiais utilizados; e Planejamento territorial envolvendo a proteção de contornos naturais.

Ouro Preto É uma mostra da arquitetura vernacular A cidade foi erguida aproveitando as pedras sabão da região. Exemplo: Taipa de pilão Trazida pelos portugueses, mistura terra, areia, cal (socados no pilão), coloca-se em formas tornando-se blocos em forma de tijolos. Usada no Brasil na construção de casarões, igrejas e mosteiros há mais de 250 anos. É a mais antiga.

Ouro Preto É uma mostra da arquitetura vernacular Outro exemplo: Taipa de pau-a-pique É uma técnica em que as paredes são armadas com madeira ou bambu e preenchidas com barro e fibras. É uma técnica construtiva antiga que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipó, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede.

Tipo de casa Adobe, telhado de grama Essa técnica consiste em moldar o tijolo cru em fôrmas de madeira, onde o bloco de terra é seco ao sol, Sem que haja a queima do mesmo. A mistura a ser moldada pode ser feita apenas com água e terra ou com o acréscimo de estabilizante e fibras naturais. Amassando com os pés, forma-se uma mistura plástica. Os tijolos de adobe são usados em paredes, abóbadas, cúpulas, entre outras

Casa de Bambú É uma técnica em que todas as partes de uma casa podem ser feitas de bambu: o chão, os pilares, as paredes, o telhado, as portas e as janelas. Além disso, sua capacidade de resistir a determinados pesos superaram em muito as demais madeiras, sendo comparado apenas ao aço. No Brasil o bambú é encontrado no Estado do Acre a maior área de bambu nativo do mundo, superando até mesmo a China.

Outros exemplos

Arquitetura vernacular

Arquitetura vernacular

Arquitetura vernacular