PERMACULTURA Produção Vegetal Prof. Cleiton Stigger Perleberg

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Advertisements

UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
Universidade de Aveiro
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
O Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) nasceu em 1983 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Composto principalmente por estudantes das áreas.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE ECONOMIA BIVEC
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
São Bartolomeu Vivo.
II Seminário Internacional
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Portfólio da Parceria Curitiba-PR Setembro/2004
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
TÍTULO Nome do autor Aluno/professor da Faculdade São Marcos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA VIÇOSA - MG/BRASIL 2014 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E QUALIDADE DE VIDA pEO Profa. Júnia Marise.
Desenvolvimento das Energias Renováveis em Pato Branco
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
A Visão Pré-analítica: Economia Ecológica e Neoclássica Joshua Farley, PhD Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Agrárias Zootecnia.
Agroecologia.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Dom Pedrito Bacharelado em Enologia Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Agroecologia e tecnologia social – um caminho para a sustentabilidade
UNIPAMPA Dom Pedrito CST em Agronegócio Produção Vegetal
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia Curso: Agronomia Disciplina: Extensão Rural Importancia da ATER Prof.
Apresentação da Disciplina
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Produção Vegetal Fatores de Produção
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Agricultura Alternativa (anos 70)
Agricultura Regenerativa
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
Conforme Capra as organizações dos sistemas vivos funcionam sempre interligadas, um precisa do outro e assim fazem troca simultaneamente e de maneira.
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso.
Tecnologia em Agronegócio
Pela primeira vez no Congresso Nacional, uma Frente Parlamentar defende a Agroecologia e Produção Orgânica.
Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conclusão Material e Método MOLLISON, B.; SLAY, R.M. Introdução à Permacultura. Austrália: Tagari Publications, RADOMSKI, M.I. Trabalhando no cultivo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Acadêmico: Rodrigo Usizima da Silva.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Baseado na premiça de cooperação entre os seres, Ernst Gotsch desenvolveu um sistema que gera um aumento na complexificação e na variabilidade do meio,
MESTRANDA: Eliene Barreto de Araújo Barros. O artigo.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Igor Nogueira Jacob Laura Rydlewski
BIOMA PAMPA DISCENTE: REANE PORCIÚNCULA MONTARDO
Ministério de Educação Universidade Federal do Pampa Curso de Zootecnia Campus Dom Pedrito Disciplina de Bioquímica || Discentes: Leonardo Viega, Rafael.
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE! BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE!
Debater as providências e encaminhamentos visando a implantação do Sistema Nacional Cadastro Ambiental Rural (CAR), a integração entre o governo federal.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE “O PRODUTOR RURAL E A FEPAGRO” Porto Alegre, 20 de agosto de 2008.
Projetos Inovadores para Educação Básica – PICEB Lançamento do Curso de Capacitação dos Profissionais que elaboram Merenda Escolar 15 de junho de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
GT Moradia FONAPRACE - Regional Sudeste Rio de Janeiro - 15 de abril de 2015.
Transcrição da apresentação:

PERMACULTURA Produção Vegetal Prof. Cleiton Stigger Perleberg Acadêmico Rafael Daltrozo Coelho

ORIGEM Austrália, final dos anos 1970. Cientistas Bill Mollison e David Holmgren. Do inglês Permanent mais (Agri)Culture, Permaculture. Difundiu-se na América do Norte e Europa. Chegou a América Latina, em meados dos anos 1980. E mais precisamente no Brasil em junho de 1992, quando Bill Mollison ministrou cursos em Porto Alegre.

DEFINIÇÃO Conforme Mollison (1999), a Permacultura define-se como: [...] a elaboração, a implantação e a manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resistência e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente. (MOLLISON, 1999 apud JACINTHO, 2007, p. 38)

EXEMPLOS IPEP – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (Bagé, RS) Sítio Sete Lombas (Siderópolis, SC) Chácara Asa Branca (Brasília, DF)

REFERÊNCIAS JACINTHO, C. R. dos S. A agroecologia, a permacultura e o paradigma ecológico na extensão rural: uma experiência no assentamento colonial I – Padre Bernardo – Goiás. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Instituto de Permacultura da Pampa. Disponível em: <http://www.ipep.org.br/#> Acesso em 28 mar 2015. Permacultura. Universidade Federal da Bahia. Disponível em: <http://www.ufbaecologica.ufba.br/permacultura.php> Acesso em 28 mar 2015.