GEOGRAFIA 7o ANO – UNIDADE 1 O TERRITÓRIO BRASILEIRO

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Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA 7o ANO – UNIDADE 1 O TERRITÓRIO BRASILEIRO Slides Capítulo 1: Formação do território brasileiro IBGE Capítulo 2: Localização do território brasileiro Capítulo 3: Regionalização do território Capítulo 4: Brasil: regiões e políticas CADERNO 1

Os limites do território brasileiro TOM VAN SANT, GEOSPHERE PROJECT/PLANETARY VISIONS/LATINSTOCK Domínio português, segundo o Tratado de Tordesilha Professor: convide os alunos à leitura das imagens para avaliar o grau de conhecimento da classe sobre os assuntos que serão tratados nesta unidade. Em seguida, peça que respondam às questões de 1 a 3. Obs.: as escalas indicadas se referem aos mapas impressos no caderno e podem variar em função das configurações do computador. 1. Por que na imagem 2 não identificamos o contorno do território brasileiro? Porque é uma foto, e as fronteiras políticas são linhas imaginárias. 2. Por que na imagem 1 o Brasil não está desenhado por inteiro? Porque o mapa representa o Brasil no período colonial, quando o território do país terminava no meridiano de Tordesilhas. 3. Como você explica a ampliação do território brasileiro até suas proporções atuais, como representado na figura 3? Resposta pessoal. (Professor, a resposta depende do conhecimento prévio do aluno. Espera-se que ele perceba que a atual característica das fronteiras territoriais do país foi construída em um processo histórico de longa duração.) Limite do Brasil pelo tratado de Madri, em 1750 O que você já sabe

1 Formação do território brasileiro X SAIR

Extensão do território brasileiro O Brasil é o 5o maior país do mundo, com uma área de 8.514.876 km2. Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Limites territoriais Os limites territoriais do Brasil começaram a ser definidos em 1494, com o Tratado de Tordesilhas. Em 1532, a Coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias. Professor: as capitanias hereditárias eram grandes extensões de terras doadas pelo rei de Portugal a militares, burocratas e comerciantes portugueses. Na América, esse sistema foi um fracasso. Aos poucos, as capitanias foram retornando ao domínio da Coroa portuguesa – processo concluído entre 1752 e 1754. Mas mantiveram a função de unidade administrativa até transformarem-se em províncias no início do século XIX. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Expansão territorial Principais fatores que contribuíram para a expansão: ação dos bandeirantes e dos jesuítas; exploração econômica do território. Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Expansão territorial e os bandeirantes DUDU CAVALCANTI/CID Professor: entre os séculos XVI e XVIII, os bandeirantes partiam, principalmente, da capitania de São Vicente em direção ao interior da colônia. Com o objetivo de capturar índios para o trabalho escravo e negros foragidos das fazendas, esse tipo de expedição resultou na formação de povoados e vilas, consolidando o domínio da Coroa portuguesa sobre o território. A partir do final do século XVII, os bandeirantes passaram a explorar ouro e pedras preciosas em áreas dos atuais estados de Minas Gerais e de Mato Grosso. Essa imagem, que não se encontra no caderno impresso, mostra a obra de Victor Brecheret – instalada no parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo – que retrata os índios, negros e brancos integrantes das bandeiras. Monumento às bandeiras, 1953, de Victor Brecheret 1. Formação do território brasileiro

Expansão territorial e os jesuítas BIBLIOTECA NACIONAL, RIO DE JANEIRO Professor: essa imagem, que não se encontra no caderno impresso, destaca a importância das atividades dos jesuítas no processo expansionista e colonizador na América do Sul. Eles fundaram povoamentos e se destacaram no trabalho de catequese dos índios. Com isso, acabaram detendo tanto poder que passaram a incomodar o governo português – essa tensão culminou com a expulsão dos jesuítas de Portugal e do Brasil em meados do século XVIII. Aldeia Tapuia, 1822-1825, de Johann Moritz Rugendas. Litografia aquarelada (detalhe) 1. Formação do território brasileiro

Exploração econômica do território MUSEU PAULISTA - USP Professor: essa imagem, que não se encontra no caderno impresso, mostra que o açúcar foi a principal riqueza do Brasil por quase três séculos e propiciou a ocupação e o desenvolvimento do território colonial. Moagem de cana – Fazenda Cachoeira Campinas, s.d., de Benedito Calixto. Óleo sobre tela a partir do desenho de Hercules Florence 1. Formação do território brasileiro

Economia e território – século XVI Professor: no século XVI, além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar começou a ganhar importância principalmente no Nordeste. Nesse período, a ocupação concentrava-se no litoral. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Economia e território – século XVII Professor: a partir do século XVII, a expansão do povoamento acompanhou a produção da cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. A pecuária levou o povoamento em direção ao interior do território, e a busca pelas drogas do sertão possibilitou o início da ocupação da Amazônia pelos portugueses. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Economia e território – século XVIII Professor: a expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que levaram o domínio das terras a oeste já no século XVIII. Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri (ver slide 2), delimitando fronteiras semelhantes às que vigoram atualmente. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Economia e território – século XIX Professor: no século XIX, desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, tais como a produção do café, do cacau e do algodão, que fortaleceram o povoamento das terras Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

Terras anexadas ao Brasil a partir de 1822 Professor: ao longo do século XIX e início do XX, vários tratados acabaram definindo os limites do território brasileiro. No mapa, mostre aos alunos as porções de terra anexadas ao nosso território desde 1822, quando o Brasil já era independente de Portugal. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Formação do território brasileiro

2 Localização do território brasileiro X SAIR

Onde está o Brasil? Ora bolas ... Onde está o Brasil? Tá na América do Sul No continente americano Cercado de oceano E das terras mais distantes De todo o planeta... FABRIZIO ZANIER/SHUTTERSTOCK TATIT, Paulo; DERDYK, Edith. Ora bolas. v. 3. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. Professor: essa imagem, que não se encontra no caderno impresso, ilustra o poema “Ora bolas”. Com base na leitura do poema, explique aos alunos que a questão “Onde está o Brasil?” pode ter várias respostas, dependendo do aspecto geográfico (hemisférios, zonas térmicas etc.) que consideramos para determinar a localização. 2. Localização do território brasileiro

Hemisférios Norte e Sul Professor: observando a imagem deste e do próximo slide, peça aos alunos que atentem à divisão do mundo em hemisférios e a localização do Brasil em cada um dos mapas. Nesse caso, a maior parte do território brasileiro (aproximadamente 93%) está no Hemisfério Sul ou Meridional, isto é, ao sul da linha do Equador. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

Hemisférios Leste e Oeste Professor: observando a imagem deste e do slide anterior, peça aos alunos que atentem à divisão do mundo em hemisférios e a localização do Brasil em cada um dos mapas. Nesse caso, as terras brasileiras estão totalmente localizadas no Hemisfério Oeste ou Ocidental, o que significa dizer que estão a oeste do Meridiano de Greenwich. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

Zonas térmicas 2. Localização do território brasileiro Professor: as zonas térmicas ocorrem porque os raios solares atingem a Terra com intensidades diferentes. 2. Localização do território brasileiro

Zonas térmicas da Terra Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

Zonas térmicas e divisão política do Brasil Professor: a maior parte do território brasileiro está situada na Zona Térmica Intertropical, um dos motivos da predominância do clima tropical no país. Uma pequena porção do Brasil está localizada na Zona Temperada, onde encontramos climas com temperaturas mais baixas que as apresentadas pelos climas tropicais. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

Os continentes e a localização do Brasil Professor: considerando-se a distribuição das terras emersas no globo, isto é, os continentes, o Brasil está localizado no continente americano e ocupa grande parte da América do Sul. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

A América do Sul e a localização do Brasil Professor: além de ter 10.959 km de costa banhada pelo oceano Atlântico, o Brasil tem 15.621 km de fronteira terrestre, fazendo fronteira com quase todos os países da América do Sul. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

Extensões latitudinal e longitudinal FONTE: SANTOS, PATRÍCIA CARDOSO DOS. ENCICLOPÉDIA DO ESTUDANTE: GEOGRAFIA DO BRASIL. SÃO PAULO: SÃO PAULO: MODERNA, 2008. P. 18. Professor: esse mapa, que não se encontra no caderno impresso, mostra as distâncias dos pontos extremos do território brasileiro. A grande extensão do país influencia alguns aspectos do espaço, como os diversos tipos de paisagens naturais, que poderão ser conferidas nos dois slides a seguir. Obs.: escala 1: 620. Calculada para exibição do mapa em tela cheia na resolução 800x600 pixels. Pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

Paisagens do Brasil: extremos norte e sul ORIB ZIEDSON Arroio Chuí (RS), uma de suas curvas é o ponto extremo sul do Brasil. Monte Caburaí (RR), onde se localiza a nascente do rio Ailã, ponto extremo norte do Brasil. Professor: essas imagens, que não se encontram no caderno impresso, mostram a paisagem brasileira do ponto extremo norte – região da nascente do rio Ailã (fronteira com a Guiana) – e a do ponto extremo sul – uma das curvas do Arroio Chuí (fronteira com o Uruguai). CLAUDIO LARANGEIRA/KINO 2. Localização do território brasileiro

Paisagens do Brasil: extremos leste e oeste Ponta do Seixas (PB), ponto extremo leste do Brasil SALOMON CYTRYNOWICZ/PULSAR IMAGENS ARAQUEM ALCANTARA/TERRA BRASIL IMAGENS Professor: essas imagens, que não se encontram no caderno impresso, mostram a paisagem brasileira do ponto extremo leste – a ponta do Seixas – e a do ponto extremo oeste – região da nascente do rio Moa (fronteira com o Peru). Rio Moa, na serra da Contamana (AC). A nascente desse rio é o ponto extremo oeste do Brasil. 2. Localização do território brasileiro

Fusos horários no mundo LINHA INTERNACIONAL DE MUDANÇA DE DATA DOMINGO Professor: para completar o movimento de rotação, a Terra realiza um giro de 360º em aproximadamente 24 horas. Se dividirmos os 360º pelas 24 horas, obteremos intervalos de 15º. Cada um desses intervalos, correspondentes a uma hora, é chamado de fuso horário. Explique aos alunos que as linhas imaginárias que delimitam os fusos horários são “desviadas” para acompanhar os limites dos países, estados ou municípios e impedir que eles tenham muitos fusos horários diferentes. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. LINHA INTERNACIONAL DE MUDANÇA DE DATA 2. Localização do território brasileiro

Fusos horários no Brasil Professor: a grande extensão do território brasileiro no sentido leste-oeste faz com que o país tenha três fusos horários. A hora oficial do Brasil é a do fuso de Brasília (DF). Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Localização do território brasileiro

3 Regionalização do território X SAIR

O que é regionalizar? 3. Regionalização do território Professor: utilizando a imagem, mostre aos alunos que um município pode ser dividido em área rural, residencial e industrial; em área banhada pelo rio X e pelo rio Y etc. Explique que regionalizar é delimitar áreas com características homogêneas, seja de um estado, de um país, de um continente ou mesmo do mundo. Ela pode ocorrer com base em diversos critérios, conforme a finalidade: naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos. 3. Regionalização do território

Vamos entender o que região http://www.youtube.com/watch?v=DH-8Q6Oau9M http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ySq7e9ItMdA

Por que regionalizar? Para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais. Facilitar a reunião de informações e a realização de estudos sobre determinado território. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão do governo responsável por regionalizar o território brasileiro. 3. Regionalização do território

Leia as fotos 3. Regionalização do território FABIO COLOMBINI DELFIM MARTINS/PULSAR Professor: peça aos alunos que observem as imagens e respondam às questões de 1 a 3. 1. Descreva as fotos. Resposta pessoal 2. Elas representam a mesma paisagem? Não 3. Se você assumisse o papel de governante, essas duas áreas pertenceriam à mesma região? Explique sua resposta. Não, elas pertenceriam a regiões diferentes, já que fazem parte de paisagens distintas – uma delas com muita intervenção humana e a outra com pouca – e possuem dinâmicas socioeconômicas diversas. 3. Regionalização do território

4 Brasil: regiões e políticas X SAIR

Divisão regional do IBGE de 1940 Professor: a regionalização oficial do Brasil é feita pelo IBGE. A primeira aconteceu no início da década de 1940 e delimitava as regiões de acordo com suas características naturais. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Divisão regional do IBGE de 1945 Professor: em 1945, as regiões passaram a ser divididas em: Norte, Nordeste Oriental, Nordeste Ocidental, Leste Setentrional, Leste Meridional, Sul e Centro-Oeste. Em 1950, o IBGE criou outra regionalização, simplificando a anterior. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Divisão regional do IBGE de 1970 Professor: em 1970, foram criadas as regiões que se assemelham às que conhecemos hoje, com base em critérios naturais e socioeconômicos. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Atual divisão regional do IBGE Professor: de 1970 até hoje, algumas regiões foram modificados por causa das alterações ocorridas na divisão política do país: união dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (1974), formando o atual estado do Rio de Janeiro; criação dos estados de Mato Grosso do Sul (1977) e do Tocantins (1988), este passou a fazer parte da região Norte; elevação dos territórios federais de Rondônia (1981), Amapá e Roraima (1988) à categoria de estado; anexação do território de Fernando de Noronha como município do estado de Pernambuco (1988). A atual regionalização do Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Região Norte 4. Brasil: regiões e políticas Professor: a região Norte ocupa a maior parte do território brasileiro, mas é pouco populosa e pouco povoada. Sua área é dominada pela floresta equatorial amazônica. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Região Nordeste 4. Brasil: regiões e políticas Professor: a região Nordeste é a que possui o maior número de estados e é a única dividida em sub-regiões: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Região Sudeste 4. Brasil: regiões e políticas Professor: a região Sudeste destaca-se por concentrar grande parte da riqueza do Brasil. É a mais populosa e mais povoada do país – as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles globais. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Região Sul 4. Brasil: regiões e políticas Professor: a região Sul é a menor em extensão. Devido ao relevo, tem alto potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipu, localizada no rio Paraná. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Região Centro-Oeste 4. Brasil: regiões e políticas Professor: na região Centro-Oeste está situada a capital do país, Brasília. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Outras propostas de regionalização: a região concentrada Milton Santos e María Laura Silveira propõem a divisão do país em quatro macrorregiões de acordo com as infraestruturas e a difusão da informação tecnocientífica. Professor: essa proposta está na obra O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Outras propostas de regionalização: complexos regionais Pedro Pinchas Geiger delimita três grandes regiões, considerando as características socioeconômicas, sem se ater aos limites territoriais dos estados. Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 4. Brasil: regiões e políticas

Políticas regionais no Brasil As agências de desenvolvimento regional vinculadas ao Ministério da Integração Nacional são: Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) Professor: as agências de desenvolvimento regional são instituições governamentais criadas com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional. 4. Brasil: regiões e políticas

a) Indique o título correto para a figura 1 e o título correto para a figura 2. b) Indique os critérios básicos para a criação das respectivas regionalizações.

Resposta   a) 1. Macroregiões. 2. Grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas. b) O mapa 1 adota exclusivamente o critério político-administrativo, e suas fronteiras coincidem com as fronteiras dos estados. Estes estados estão agrupados pelas suas similaridades físicas, humanas e econômicas. O mapa 2 utiliza critérios mais abrangentes e considera principalmente os aspectos sócio-econômicos. A divisão em complexos regionais não respeita o limite entre os estados. O Norte de Minas Gerais encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro encontra-se no Centro-Sul. O leste do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o oeste encontra-se na Amazônia. O sul de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia