Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana.

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Transcrição da apresentação:

Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana

Leitura Os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (Brasil, 1997) definem o leitor competente como alguém capaz de compreender integralmente aquilo que lê, ultrapassando o nível explícito a ponto de identificar elementos implícitos. Além disso, estabelecer relações entre os textos que lê e outros já conhecidos, atribuindo-lhes sentidos e ainda justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. Tem aptidão para selecionar trechos que atendam a uma necessidade sua e utiliza estratégias de leitura de forma a atingir essa exigência.

Leitura Etapas da leitura DECODIFICAÇÃO Resulta do reconhecimento dos símbolos escritos e sua ligação com um significado. Porém reconhecer as letras e suas relações não consolida a leitura e sim a extração de sentidos, como ocorre na decodificação fonológica em que se lê uma determinada palavra, a pronuncia, mas não tendo seu significado internalizado, não se pode compreendê-la.

Leitura Etapas da leitura COMPREENSÃO Acontece quando o leitor capta o tema, identifica e levanta os tópicos principais do texto. Entretanto, para que se estabeleça, é necessário ter noções anteriores sobre o assunto. Esse nível sucede em três formas: literal - quando o ledor se detém exclusivamente no texto, realizando uma leitura superficial; inferencial – ao retirar informações que nem sempre se apresentam com superficialidade, mas que estão implícitas; interpretativo - quando o leitor tece uma ligação dos conteúdos presentes no texto com os que possui.

Leitura Etapas da leitura INTERPRETAÇÃO Difere da compreensão no sentido de ampliação dos conhecimentos, de explicitação das possibilidades de significação de documentos, projetadas pela compreensão. O leitor utiliza sua capacidade crítica, faz julgamentos sobre o que lê, descobre aquilo que a compreensão projeta. Ou seja, extrai e atribui ao texto e, a partir disso, realiza uma reflexão e emite um juízo de valor, tecendo a leitura competente, pois, conforme Foucambert (1994), dominar a leitura significa obter informação sobre o objetivo inicial, discutir estratégias de exploração, medir o caminho percorrido e formular um juízo acerca do escrito.

Leitura Etapas da leitura RETENÇÃO É responsável pelo armazenamento das informações mais importantes na memória de longo prazo. Pode surgir da compreensão apenas e, nesse caso, não é necessário fazer uso da interpretação e também ocorrer após esta. Menegassi observa que, se a interpretação é um processo mais amplo, a retenção que resulta dela consequentemente será mais profunda.