História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
II Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
PLANO DE GESTÃO.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Sérgio Haddad.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
XX Reunião Annual do Faubai
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Ministério da Cultura.
Talentos para Inovação
Desenvolvimento Comunitário
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Fórum Nacional de Educação
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco Heather Wipfli, PhD Johns Hopkins Bloomberg School.
Psicologia e Segurança Pública
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Comissão de EJA de Alagoas
Lycia Lima – Banco Mundial. 2 3  Os artigos que compõe este livro foram apresentados na Quinta Conferência Anual da Rede realizada em Bogotá, Colômbia,
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
G-20.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Facilitação de Comércio Exterior
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
IV Encontro de Coordenadores do FPDEJA Articuladoras: Keila Alves de Souza Ivana Bognar.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Fórum das Mulheres de Negócios
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Ana Rodrigues Aflatoun International
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
A INDÚSTRIA NO BRASIL. Meios de transporte no Brasil.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO

História

História da CONFINTEA – 1949 1960 - 1972 – 1985 – 1997 – 2009 CONFINTEA I Local e data: Elsinor, Dinamarca, 1949 Contexto: Pós-guerra Temas: - Educação de Pessoas Adultas e entendimento internacional, - Cooperação Internacional necessária para desenvolver a educação de pessoas adultas Participação: Menos de 30 Estados Membros + ONGs Menos de 100 participantes.

História da CONFINTEA 1949 – 1960 - 1972 - 1985 - 1997 - 2009? CONFINTEA II Local e data: Montreal, Canadá, 1960 Contexto: Rápido crescimento econômico, Temas: - O papel do estado na educação de pessoas adultas - A educação de pessoas adultas é mais que uma oportunidade corretiva; é parte de todo o sistema de educação - Papel da UNESCO, es determinante Participação: Cerca de 50 Estados Membros + ONGs Cerca de 200 participantes.

História da CONFINTEA 1949 - 1960 - 1972 - 1985 - 1997 - 2009? CONFINTEA III Local e data: Tóquio, Japão, 1972 Contexto: Rápido crescimiento econômico, pós- independência de numerosos países, Temas: - Educação de Pessoas Adultas e Alfabetização - Educação de Pessoas Adultas, meios de comunicação e cultura - Aprendizagem ao longo de toda a vida (Informe Aprendendo a ser) Participação: Cerca de 80 Estados Membros + ONGs Cerca de 400 participantes. Criação do ICAE.

História da CONFINTEA 1949 - 1960 - 1972 - 1985 - 1997 - 2009? CONFINTEA IV Local e data : Paris, França 1985 Contexto: Crise econômica, restrições no orçamento público, 1976 Recomendação sobre Educação de Adultos da UNESCO Temas: - Educação de Pessoas Adultas e aprendizagem ao longo de toda a vida - Declaração O direito a aprender - Papel do Estado e das ONGs - Nova tecnologia da informação Participação: Mais de 100 países e ONGs Cerca de 800 participantes. O ICAE cria um caucus de ONGs paralelo à CONFINTEA e recebe apoio da China, do Canadá, dos Países Nórdicos e da Liga Árabe para a adoção da Declaração

História da CONFINTEA 1949 - 1960 - 1972 - 1985 - 1997 – 2009(next) CONFINTEA V Local e data: Hamburgo, Alemanha, 1997 Contexto: Cúpulas da ONU dos anos noventa Temas: - Aprendizagem de pessoas adultas; direito, ferramenta, deleite e responsabilidade compartilhada - Aprendizagem de pessoas adultas e participação ativa em todas as dimensões do desenvolvimento equitativo e sustentável - Alfabetização : equidade e reconhecimento das diferenças Participação: Mais de 170 países + 500 ONGs Cerca de 1.300 participantes. Papel do Instituto da UNESCO para a Educação. As ONGs têm plena participação (sem direito a voto), Liderança do ICAE.

CONFINTEA V- 1997 Participação ativa das ONGs dentro e fora da conferência Alianças com governos amistosos, Reconhecimento da contribuição do movimento de mulheres (REPEM e GEO) à educação de pessoas adultas e sua experiência no exercício da cidadania ativa em nível global Mobilização entre as fronteiras da ação e das temáticas

CONFINTEA V- 1997 Processo de Aprendizagem: Quase a metade das recomendações de outras conferências da ONU estão relacionadas com a educação informal ou com a educação de pessoas adultas É possível ensinar/aprender a realizar trabalho de incidência para dentro e para fora do Movimento Os procedimentos democráticos e transparentes das negociações são cruciais para garantir bons resultados Existe dificuldade em inserir os direitos das pessoas adultas à aprendizagem dentro da EPT São necessários compromissos que possam ser monitorados 9

2003 – CONFINTEA V + 6 Contexto: Conferências +5 e + 10, Local e data: Bangkok, Tailândia, 2003 Contexto: Conferências +5 e + 10, Fórum Social Mundial 2002, 2003 Temas: Chamado para a prestação de contas dos Estados Membros com a finalidade de implementar a Agenda de Hamburgo Chamado para realizar a CONFINTEA VI 2009 Participação: ONGs Os Estados Membros não enviaram delegações de alto nível

2003 – CONFINTEA V + 6 As ONGs chegaram organizadas à conferência (por ex, o ICAE Report) Planejamento de curto prazo da UNESCO

2003 – CONFINTEA V + 6 Processo de aprendizagem: Necessidade de realizar trabalho de incidência a favor da Educação de Pessoas Adultas em nível local e global, em diferentes espaços, dentro da UNESCO, porém muito além Não mais Aprendizagem ao Longo de Toda a Vida para o Norte e Alfabetização para o Sul As ONGs reconhecem que a participação ativa e a educação de pessoas adultas são temas chave para a construção de outro mundo possível e melhor Reconhecimento das diferenças e das possibilidades dessas diferenças em nossas redes 12

História da CONFINTEA 1949 - 1960 - 1972 - 1985 - 1997 - 2009 CONFINTEA VI Lugar e data: BRASIL – 1º a 4 de dezembro de 2009 Contexto: Pós-décadas das Cúpulas e dos ODM. O que está acontecendo com os compromissos? Fórum Social Mundial (2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2009) Assembléia Mundial do ICAE 2007. Participação: Estados Membros ONGs Papel do ICAE e de suas redes; Fórum Internacional da Sociedade Civil- FISC antes da CONFINTEA, de 28 a 30 de novembro

1º a 4 de dezembro de 2009 Belém do Pará, Brasil ICAE www.icae.org.uy