Lição 4 - A saga de Jonas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ANATOMIA DA GRACA EFESIOS
Advertisements

A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
IGREJA MULTIPLICADORA
O ESPIRAL HERMENÊUTICO: CONTEXTO
O ESTUDO INDUTIVO.
MARCOS As Parábolas do Reino.
A compreensão da justiça de Deus
Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes
Pr. Luiz Tomaz Pastor do distrito de São Joaquim/SC,
Viver para Glória de Deus
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
ESTUDO 641 A FÉ QUE OBRA PELO AMOR
O Profeta Jonas.
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
Uma Pergunta que Deus Continua Fazendo!
O Pecado.
Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
UNIDADE 1: Missões na Bíblia.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Profeta.
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
A tarefa suprema da Igreja
Pescadores de homens.
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!” 2 Pedro 3.18.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
As Quatro Grandes Comissões
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
EVANGELISMO PÚBLICO.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Atravessando os vales de dor
LIÇÃO 1 TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS
JESUS TEM ESPERANÇA EM VOCÊ!
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
A SAGA DE JONAS Lição de julho de 2015.
82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
82 anos pregando as boas novas as boas novas 82 anos pregando as boas novas as boas novas.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Lição da Escola Sabatina
PARA QUE EXISTE A IGREJA?. A igreja de Cristo na Terra foi organizada para fins missionários, e o Senhor deseja ver a igreja inteira idealizando meios.
Lição da Escola Sabatina 6 a 12 de setembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 23 de agosto a 29 de agosto de 2015.
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
O MUNDO INTEIRO PRECISA OUVIR?
A crise (interna e externa)
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
Lição da Escola Sabatina 22 de novembro a 28 de novembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015.
Mais tristezas para o profeta
01. O que uma leitura demorada e atenciosa do livro de Jeremias revela sobre o caráter de Deus? Qual a impressão que os personagens do Antigo Testamento.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
Lição da Escola Sabatina 24 de janeiro a 30 de janeiro de 2016
Lição 11 para 12 de março de Por sua luta pessoal no Grande Conflito, Pedro foi capacitado para escrever-nos sobre a maneira que devemos enfrentar.
A morte da morte na morte e ressurreição de Cristo
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Lição da Escola Sabatina 13 de março a 19 de março de 2016.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje fala-nos da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
Lição da Escola Sabatina 26 de Março 2016 a 1 de Abril.
Transcrição da apresentação:

Lição 4 - A saga de Jonas

01. A quem destinava-se o livro de Jonas? Qual a sua mensagem principal? Que aplicação podemos obter para a Igreja hoje? O livro de Jonas foi escrito para os moradores de Nínive, como memorial às futuras gerações assírias, sobre o poder superior de Jeová - o Deus dos israelitas, e de Sua graça e compaixão para com seus antepassados ninivitas. Destinava-se ao povo de Israel, representado por Jonas e seu sentimento discriminatório para com os pagãos. No livro, Deus mostra sua misericórdia e paciência para com a (1) nação pagã, (2) o profeta preconceituoso, e (3) Seu povo individualista. A mensagem principal do livro - tão útil para nós hoje, é que Deus deseja alcançar todas as pessoas, boas ou ruins, onde elas vivem, porque as ama incondicionalmente, se importa com elas e deseja ardentemente a sua salvação.

02. Quais os aspectos negativos e positivos do caráter de Jonas 02. Quais os aspectos negativos e positivos do caráter de Jonas? Que esperança podemos ter no fato de que Deus usou pessoas falhas e defeituosas em Seu ministério? As atitudes de Jonas revelam que ele era: teimoso, egoísta, vingativo, contraditório, insensível, turrão, fujão, e carente de empatia. Entretanto, foi sincero ao admitir seu erro, declarou sua fé em Deus, e humilhou-se no ventre do peixe. A esperança que o livro nos proporciona é que, se vencermos as dificuldades e turbulências da vida com determinação, assim como Jonas, então, à sua semelhança, conseguiremos cem por cento de aproveitamento em nossos esforços evangelísticos. O livro nos dá esperança de que: (1) A Bíblia é digna de crédito pois não esconde os defeitos dos seus heróis; (2) Nosso testemunho é mais persuasivo do que o de milhares de anjos; (3) Não é preciso perfeição para ser um missionário do Senhor.

03. A saga de Jonas revela que Deus teve mais trabalho para lidar com o "mocinho" do que com os "bandidos". Hoje, o povo de Deus tem dado "trabalho" para Ele? O povo de Deus sempre teve dificuldade para sair da sua "zona de conforto" a fim de pregar o evangelho; ou, de compreender que a salvação não é só pra eles; ou, de que Deus não faz acepção de pessoas; que Ele tem Seus fiéis em todas as igrejas. Confiar em nossa sabedoria, inclinações e metodologias é a forma errada de tentar realizar a missão. Somente pela submissão à direção de Deus podemos começar a entender plenamente Seu plano missionário e nosso papel dentro dele. Diferentemente dos ninivitas, que se arrependeram após ouvirem um único pregador, hoje, a igreja tem dificuldade para viver e pregar o evangelho, mesmo ouvindo vários pregadores. Queremos cumprir a missão, desde que não sejamos ameaçados.

04. Somos inclinados a condenar os defeitos de caráter de Jonas 04. Somos inclinados a condenar os defeitos de caráter de Jonas. Todavia, em nosso dia a dia, como acabamos revelando um caráter semelhante ao do profeta? Jonas recebeu o perdão no ventre do peixe, porém não aceitou o perdão de Deus para os Ninivitas. Assim também, suplicamos o perdão divino para as nossas imperfeições e não acreditamos no perdão e conversão de traficantes, assassinos, pedófilos, etc. À semelhança da fuga, da ira e das lamentações do profeta, hoje lamentamos as provações (chamadas "obreiras de Deus" - EW, MDC, 10); queremos a pena de morte para quem comete crimes hediondos, e nos esquivamos da missão de pregar o evangelho. Fugimos de Deus quando deixamos de orar, ler a Bíblia, estudar a Lição da Escola Sabatina; quando deixamos de ir à Igreja, ou quando rejeitamos assumir algum cargo ali. Corremos de Deus quando discriminamos nossos semelhantes.