E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Reflexão do Professor.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O livro didático de ciências
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Tópicos de Educação Matemática A
Por quê o computador na educação?
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Curso de Docência Universitária
desafio de pesquisar na rede
Introdução INTRODUÇÃO
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
A Licenciatura em Computação
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
O aluno elaborando conceitos

Deise Kramer Lima Fernandes
Metodologia para quem quer aprender
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
GED – NTE REGIONAL CAMPO GRANDE /MS
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
ARTE DE ESTUDAR Segundo Pedro Demo
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender.
Papel do Tutor em EAD.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Metodologia para quem quer aprender
Considerações finais A proposta de capacitação proposta é usar e o virtual do MOODLE para auxiliar a promover a reflexão acerca do uso crítico das.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
ESCOLA ESTADUAL DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA NOVA ALVORADA DO SUL - MS PROGETEC: ADILSON SANCHES GED – TEMA 25 Multiplicadora : Marília Nacfur.
TEMA 25 - AVALIAÇÃO COM O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROGETEC Eliane Neves E. E. João Ribeiro Guimarães Bandeirantes - MS.
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Tema 25: Avaliação com uso das tecnologias educacionais Progetec: Nayane Mertens Terenos - MS.
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
SIDROLÂNDIA - MS E E KOPENOIT PROFESSSOR LUCIO DIAS Progetec: Eliziel Gabriel Campos Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED – NTE REGIONAL Tema 25.
TECNOLOGIA. A tecnologia na vida das pessoas... No princípio:
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
Sistemas Distribuídos Programa da disciplina
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER
Faculdade Piaget - Brasil
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Ged 32- Educação Híbrida na E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Ext. Capão bonito II PROGETEC: Cleber Sandri Educação Hibrida.
Transcrição da apresentação:

E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio

(GED - NTE-Regional) Tema 22 – A arte de estudar e aprender. Grupo 3 – Desacertos Livro : Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008 (Pedro Demo)

3. Desacertos As Escolas e Universidades praticam ainda o método instrucionista. Não se pesquisa ou elabora, não se fazem textos próprios, não se motiva a autoria mantendo-se como paradigma de aprendizagens mera instrução. O professor não tendo aprendido a estudar profissionalmente, não é capaz de instituir esta habilidade nos alunos.

Pesquisar O professor precisa aprender elaborar, discutir o que produziu e apresentar o que reconstruiu, elaborando, assim, seu conhecimento, caso contrário não estuda de verdade. O problema maior, entretanto, não está no aluno. Está no professor papagaio. APRENDER Elaborar

Ser profissional é principalmente saber renovar, todo dia, os conteúdos. A escola deveria reservar maior parte do tempo para pesquisa e elaboração. Memorizando conteúdos sobre pressão não se aprende para a vida, mas para a prova.

Aprendizagem virtual está chegando para valer; Muitos criticam, devido a Internet ser ferramenta fácil para cópia. Mas na presença física também, “colar” talvez seja a coisa mais criativa que restou de uma escola instrucionista; Ciberespaço é possível estudar em grupo sem sair de casa;