Sem feedback Testes para o começo do curso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marcia Cabral Enfermeira
Advertisements

Dra. POLIANA DE CASTRO MELO
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Racionalização da Higienização das Mãos
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE AGENTES INFECCIOSOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE CDC 2007 GUIDELINE DE PRECAUÇÕES PARA ISOLAMENTO Hospital de Pronto Socorro Direção.
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
ELEMENTOS DE MICROBIOLOGIA Perigos Microbiológicos
PROF/ENFª. TATIANY CAVALCANTE
Higienização das mãos.
“Nesse banco ... você deposita esperança”
Influenzae Suína É um vírus Influenzae A - H1N1 que foi recombinado nos porcos Transmissão homem-homem Disseminação : através das gotículas respiratórias.
Desinfecção e Esterilização
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
O CONTROLE DAS INFECÇÕES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
DESCONTAMINAÇÃO.
Higienização das Mãos.
Controle de Infecção Hospitalar
Cuidado e Importância do Uniforme dos Profissionais da Saúde – NR32
Biossegurança em Odontologia
Segurança Ocupacional
Degermação das mãos e antebraços
Instruções para usar os Filmes de Treinamento para as sessões de instrução sobre infecções relacionadas à assistência à saúde e higienização das mãos.
Pevenção de Infecção no Sítio Cirúrgico
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
Higienização das mãos de Profissionais de Saúde
Curso de Odontologia - turma 202A03
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Manuseio de Material Estéril
Principais medidas de barreira na prevenção das IRAS
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
Identificação de Cocos Gram-positivos
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Patologias do trato urinário
Os Micróbios.
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
Enfª Msc. Cinthia Brígida
Higienização das mãos com ÁLCOOL GEL
PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO
ACESSO VENOSO NA CRIANÇA Maurícia Cammarota
Desinfecção e Esterilização. Gerenciamento de Resíduos.
Tensão Superficial e Densidade
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
Métodos de controle bacteriano
Assepsia e Anti-sepsia
INFECÇÃO HOSPITALAR.
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Profº Enf. Rosangela Rosa
Imunologia das Infecções Imunidade Adaptativa Contra a Infecção
Controle de Infec ç ão nas Institui ç ões de Sa ú de. Higienização d as mãos Indicação para o uso de luvas de procedimento e estéreis Profa. Dra Lívia.
INFECÇÕES DO SÍTIO CIRÚRGICO - ISC
Higiene das mãos Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
Profª.Ms. Alexander de Quadros
INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA
Prevenção de INFECÇÃO Manuseio de materias.
MÉTODOS DE ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

Sem feedback Testes para o começo do curso

De que forma a patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta? Quando os micro-organismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora sub-epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais exsudatos, a boca e a própria com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora tecidual, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade. a) Correto! b)-c) Incorreto!

A flora bacteriana normal da pele encontrada nas mãos é dividida em duas categorias: Flora ou microbiota transitória e Flora ou microbiota residente. Com isso, relacione as colunas: 1 - Flora ou microbiota transitória 2 - Flora ou microbiota residente ( ) Coloniza a camada superficial da pele ( ) Sobrevive por curto período de tempo ( ) Está aderida às camadas mais profundas da pele ( ) É mais resistente à remoção apenas com água e sabonete Relacionando as colunas, tem-se: 1,2,1,2; 1,1,1,2; 1,1,2,2. c) Correto! a)-b) Incorreto!

Quais são as técnicas atuais de higienização das mãos recomendadas pela OMS e a Anvisa? Higienização simples, antisséptica e africção antisséptica; Higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica; Higienização simples, antisséptica e antissepsia cirúrgica. b) Correto! a)-c) Incorreto!

Qual a diferença da higienização simples para a higienização antisséptica? A diferença está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico; Na higienização simples, diferente da antisséptica, não há remoção de sujeiras; A higienização simples, diferente da antisséptica, requer fricção das mãos com álcool em gel. a) Correto! b)-c) Incorreto!

A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 1 a 2 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é falsa. Incorreto! Esta afirmação é falsa.

O que é removido com a higienização simples das mãos? a) Micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos; b) A higienização simples tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos, lembrando que neste caso não há remoção de sujeiras; c) Elimina a microbiota transitória da pele e reduz a microbiota residente, proporcionando efeito residual na pele do profissional. a) Correto! b)-c) Incorreto!

Quais são as áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos? A região inguinal, seguida pela área perianal; A região anorretal e a área perianal; Área trocantérica, isquiática, perianal e sacral. a) Correto! b)-c) Incorreto!

A Flora ou Microbiota Transitória é constituída de micro-organismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira.

A flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. As bactérias que compõem esta microbiota são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira.

A OMS utiliza um fluxograma que resume os cinco momentos fundamentais do processo de higienização das mãos. A partir disso, relacione as colunas, numerando cada etapa: ( ) Antes de contato com o paciente ( ) Após risco de exposição a fluidos corporais ( ) Após contato com o paciente ( ) Antes da realização do procedimento asséptico ( ) Após contato com as áreas próximas ao paciente 1º 2º 3º 4º 5º Relacionando as colunas, tem-se: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º; 2º, 1º, 3º, 5º e 4º; 1º, 3º, 4º, 2º e 5º. c) Correto! a)-b) Incorreto!

Com feedback Testes para o fim do curso

De que forma a patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta? Quando os micro-organismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora sub-epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais exsudatos, a boca e a própria com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora tecidual, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade. a) Correto!A patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta quando os microorganismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade. b)-c) Incorreto!A patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta quando os microorganismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade.

A flora bacteriana normal da pele encontrada nas mãos é dividida em duas categorias: Flora ou microbiota transitória e Flora ou microbiota residente. Com isso, relacione as colunas: 1 - Flora ou microbiota transitória 2 - Flora ou microbiota residente ( ) Coloniza a camada superficial da pele ( ) Sobrevive por curto período de tempo ( ) Está aderida às camadas mais profundas da pele ( ) É mais resistente à remoção apenas com água e sabonete Relacionando as colunas, tem-se: 1,2,1,2; 1,1,1,2; 1,1,2,2. c) Correto! A Flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, e sobrevive por curto período de tempo. A Flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele e é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. a)-b) Incorreto! A Flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, e sobrevive por curto período de tempo. A Flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele e é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.

Quais são as técnicas atuais de higienização das mãos recomendadas pela OMS e a Anvisa? Higienização simples, antisséptica e africção antisséptica; Higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica; Higienização simples, antisséptica e antissepsia cirúrgica. b) Correto! As técnicas atuais de higienização, com base nas recomendações da OMS e Anvisa, são: higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica. a)-c) Incorreto! As técnicas atuais de higienização, com base nas recomendações da OMS e Anvisa, são: higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica.

Qual a diferença da higienização simples para a higienização antisséptica? A diferença está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico; Na higienização simples, diferente da antisséptica, não há remoção de sujeiras; A higienização simples, diferente da antisséptica, requer fricção das mãos com álcool em gel. a) Correto! A diferença da higienização simples para a higienização antisséptica está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico. b)-c) Incorreto! A diferença da higienização simples para a higienização antisséptica está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico.

A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 1 a 2 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é falsa. A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. Incorreto! Esta afirmação é falsa. A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes.

O que é removido com a higienização simples das mãos? a) Micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos; b) A higienização simples tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos, lembrando que neste caso não há remoção de sujeiras; c) Elimina a microbiota transitória da pele e reduz a microbiota residente, proporcionando efeito residual na pele do profissional. a) Correto! Na higienização simples ocorre a remoção dos microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de microorganismos. b)-c) Incorreto! Na higienização simples ocorre a remoção dos microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de microorganismos.

Quais são as áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos? A região inguinal, seguida pela área perianal; A região anorretal e a área perianal; Área trocantérica, isquiática, perianal e sacral. a) Correto! As áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos são a região inguinal e perianal. b)-c) Incorreto! As áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos são a região inguinal e perianal.

A Flora ou Microbiota Transitória é constituída de micro-organismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. A flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos com água e sabão, por meio da fricção mecânica. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira. A flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos com água e sabão, por meio da fricção mecânica.

A flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. As bactérias que compõem esta microbiota são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. A Flora ou Microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira. A Flora ou Microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.

A OMS utiliza um fluxograma que resume os cinco momentos fundamentais do processo de higienização das mãos. A partir disso, relacione as colunas, numerando cada etapa: ( ) Antes de contato com o paciente ( ) Após risco de exposição a fluidos corporais ( ) Após contato com o paciente ( ) Antes da realização do procedimento asséptico ( ) Após contato com as áreas próximas ao paciente 1º 2º 3º 4º 5º Relacionando as colunas, tem-se: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º; 2º, 1º, 3º, 5º e 4º; 1º, 3º, 4º, 2º e 5º. c) Correto! Os cinco momentos fundamentais para a higienização das mãos ocorrem: 1º: antes de contato com o paciente, 2º: antes da realização de procedimento asséptico, 3º: após risco de exposição a fluidos corporais, 4º: após contato com o paciente, 5º: após contato com as áreas próximas ao paciente. a)-b) Incorreto! Os cinco momentos fundamentais para a higienização das mãos ocorrem: 1º: antes de contato com o paciente, 2º: antes da realização de procedimento asséptico, 3º: após risco de exposição a fluidos corporais, 4º: após contato com o paciente, 5º: após contato com as áreas próximas ao paciente.