transposição AUP 148 – PROJETO III Exercício 2

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transposição AUP 148 – PROJETO III Exercício 2 Projeto da Transposição do Rio Pinheiros: Estação de Transporte Metropolitano e Praça de Equipamentos Públicos

transposição aup 148 – projeto iii Levando-se em conta que o mote do projeto é a criação de transposições e interligações, as passarelas se configuram como elementos espaciais estruturadores da paisagem, merecendo um tratamento especial. Foi proposta a construção de duas passarelas devido ao fato de cada uma delas apresentar características específicas que atendem a necessidades distintas. A Passarela “USP-Villa Lobos”, por sua vez, faz a conexão entre o Parque Villa Lobos e a Cidade Universitária, com descidas por meio de rampas acessíveis na Raia Olímpica e na Praça do Relógio. Constitui, além de um grande portal de entrada à USP, um eixo de interligação de espaços livres, que estão presentes na própria passarela. Foram projetadas áreas nas quais a passarela se expande, permitindo a apropriação de tais espaços pela população para o desenvolvimento de atividades esportivas, recreacionais e de apreciação. Essa passarela, além de permitir o acesso de pedestres, prevê seu uso por ciclistas – sendo que a separação entre esses dois tipos de circulação não se faz de forma seca, agressiva, mas lançando-se mão de pequenos estares lineares com vegetação de pequeno porte e áreas de descanso. Dando seqüência à fluidez da passarela quando observada em planta, buscou-se conceber uma cobertura que formasse uma superfície translúcida ondulada com rasgos, criando-se rotas alternativas de caminhos cobertos ou não e refletindo a inovação que permeia o conceito da ponte. Além disso, a passarela se conecta com uma nova Estação CPTM, ampliando o uso de tal equipamento. A Passarela “Cidade Universitária” foi planejada com o intuito de resolver os problemas de passagem nas alças da marginal, atendendo a pessoas que desejam entrar na USP ou acessar áreas próximas. A partir da praça de mini-equipamentos – onde se encontram banheiros e banhos públicos, SAMU, um posto da GCM, além de ecoponto – parte uma passarela subterrânea, que não obstrui visuais e dá acesso direto tanto à plataforma da Estação CPTM existente quanto à passarela propriamente dita. A passarela estabelece, então, uma conexão com o Porto Fluvial de onde pode se acessar, também pelo subterrâneo, a frente da USP. O Porto Fluvial oferece transporte tanto de passageiros de passeio quanto dos materiais recolhidos nos ecoponto. Tais materiais são transportados através de um braço mecânico articulado que retira a “lixeira” do solo e desliza sobre trilhos ao longo da ponte Cidade Universitária, no lugar da antiga passagem de pedestres. Ao atingir certa posição sobre o rio, o braço rebaixa a “lixeira” até que possa abrir seu fundo e liberar o conteúdo sobre um barco, que então transportará os materiais para uma central de triagem. Ainda com base no efeito de surpresa desejado, foram buscados materiais e tecnologias de ponta – como no caso do ecoponto e especialmente da estrutura das passarelas, que graças ao conceito e às formas alcançadas ultrapassam em tudo uma mera conexão de passagem. MEMORIAL

transposição aup 148 – projeto iii PLANTA DE SITUAÇÃO

transposição aup 148 – projeto iii CPTM VILLA LOBOS-USP PASSARELA VILLA LOBOS - USP PRAÇA DE EQUIPAMENTOS Rio Pinheiros Raia Olímpica ECOPONTO Praça do Relógio CPTM CIDADE UNIVERSITÁRIA E PASSARELA PORTO PLANTA - IMPLANTAÇÃO

transposição aup 148 – projeto iii Praça de Mini-Equipamentos Passagem subterrânea Estação CPTM Cidade Universit. Criada com o intuito de melhorar a passagem bastante usada da estação da CPTM para a Cidade Universitária; Possui cobertura composta de armação de aço e vidro, fazendo conexões visuais; Por ter o parte do acesso subterrâneo, não cria impedimentos visuais; A saída norte é feita em uma praça, onde se localizam o SAMU, o GCM o ponto de ônibus, sanitários e banhos públicos e ecoponto. Porto Passagem subterrânea Saída Cidade Universitária IMPLANTAÇÃO PASSARELA CIDADE UNIVERSITÁRIA

transposição aup 148 – projeto iii PLANTA DA ADMINISTRAÇÃO DA CPTM Legenda 1 - Acesso Piso Subsolo 3 - Sala operacional 2 - Sala de administração 4 - Sanitários 5 - Passarela CROQUI DAS CATRACAS E CIRCULAÇÃO NO SUBSOLO 1 2 3 4 5 CORTE LONGITUDINAL

transposição aup 148 – projeto iii 3 2 3 Legenda 1 - Acesso à Praça 2 - Vão 3 - Lojas 4 - Acesso à Piso Administração e à Passarela 5 - Sala de atendimento ao usuário 6 - Bilheteria 7 - Catracas 8 - Sanitários 9 - Acesso à plataforma 6 5 4 7 8 9 PLANTA PISO SUBSOLO

transposição aup 148 – projeto iii Berço para Ônibus Sanitários e Banhos Público SAMU GCM Acesso Subterrâneo à Passarela PERSPECTIVA E DISTRIBUIÇÃO DA PRAÇA DE MINI-EQUIPAMENTOS

transposição aup 148 – projeto iii Planta Piso Superior -SAMU Planta Piso Inferior - SAMU, Banhos e Sanitários Públicos EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

transposição aup 148 – projeto iii Corte SAMU e Acesso Subterrâneo à Passarela Perspectiva Berço de Ônibus

transposição aup 148 – projeto iii Como funciona o Ecoponto: 1 – Ecoponto constituído por recipientes metálicos para coleta seletiva de materiais recicláveis, além de pilhas e materiais inservíveis. Seus reservatórios subterrâneos ocupam menos espaço. Para o entulho de até 1m3, há uma entrada de veículos junto ao porto de onde o lixo será transportado. 2 – Quando cheios, os recipientes são retirados por um braço mecânico articulado que fica instalado na antiga faixa para pedestres da ponte Cidade Universitária. 3 – Os recipientes são transportados por este braço mecânico elevado, que corre sobre trilhos ao longo da ponte, até chegar numa posição tal que esteja acima da embarcação de transporte de materiais. Então ele é travado e desce a uma altura da qual é possível abrir o fundo do reservatório para liberar o conteúdo sobre o espaço reservado para isso no barco, no qual ele será transportado até as estações de triagem e aterros. ECOPONTO 2

transposição aup 148 – projeto iii Implantação do Porto Fluvial na cabeceira da Passarela Cidade Universitária Tirar partido da hidrografia, incorporando o rio como algo urbano; Porto de transporte de carga e passageiros; Conexão do porto com transporte ferroviário através de passarela; Croqui do deck flutuante

transposição aup 148 – projeto iii 6 Legenda 1 - Acesso à passarela 2 - Acesso ao subsolo 3 - Bilheteria 4 - Administração 5 - Área para exposição 6 - Café 5 3 1 4 2 Planta do Prédio de apoio do Porto

transposição aup 148 – projeto iii Detalhe da Implantação PASSARELA USP-VILLA LOBOS

transposição aup 148 – projeto iii Corte Longitudinal

transposição aup 148 – projeto iii Maquete Física de Estudo –Passarela USP-Villa Lobos

transposição aup 148 – projeto iii Corte Transversal da Passarela Villa Lobos, mostrando a CPTM

transposição aup 148 – projeto iii Planta Piso Passarela Planta Piso Bicicletário

transposição aup 148 – projeto iii Planta Piso Catracas Planta Piso Plataforma

transposição AUP 148 – PROJETO III Beatriz Mickle Griesi - nº USP: 5915062 Eduardo Pimentel Pizarro - nº USP: 5915973 Ivy Martins Morais - nº USP: 5915982 M. Sueli S. S. Agnelli - nº USP: 5914798 Tissa Yokota Neves - nº USP: 5914756