A Ética Aristotélica.

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Transcrição da apresentação:

A Ética Aristotélica

A ética e a política de Aristóteles formam o primeiro grande tratado sobre o comportamento das pessoas em sociedade; Funda-se em quatro grandes eixos: 1) a ética é natural: emerge da estrutura biológica do ser humano tomado em sua individualidade e sociabilidade; 2) a ética é finalista: todas as escolhas e decisões humanas visam alcançar um fim; 3) a ética é racional: a tarefa da ética está em harmonizar os impulsos biológicos, instintivos e sensitivos sob a orientação da razão; 4) a ética é heteronômica: O homem é apenas potencialmente ético, por constituição natural e biológica

O contexto metafísico da ética O homem é um animal ético – político que só se realiza na convivência social; O homem é composto da mesma matéria que os outros seres. A especificidade humana está na racionalidade; A ética nasce enquanto orientação para a liberdade, para construir e conquistar a finalidade da existência humana: a felicidade em uma sociedade justa; O homem em sua realização enquanto ser ético busca seu crescimento moral, intelectual e político;

A ética finalista Em todas as suas ações o homem visa alguma finalidade, alcançar algum bem; o bem final que hierarquiza todos os outros é a felicidade; A felicidade está numa atividade, uma função da alma. A finalidade específica do homem é a atividade racional, o exercício da mente; Ser feliz não depende somente de mera contemplação interior, mas das seguintes condições:

Condições de felicidade A prática das virtudes; Um círculo de amigos; Boa saúde; Suficiência de bens materiais; Viver numa sociedade justa; Meditação filosófica;

O home virtuoso: a ética racional Virtude: vem do grego aretê e do latim virtus. Quer dizer energia, vigor, vitalidade, potencialidade; O homem é dotado de muitas potencialidades que ele pode ou não explicitar ao longo da vida; Virtudes classificadas em três modalidades: vegetativa, sensitiva e intelectiva; A ética consiste em disciplinar, harmonizar e hierarquizar todas estas funções: trata-se de uma educação de nossos instintos; O homem só se tornará virtuoso pela via do desenvolvimento e prática de seu auto-controle;

A Sabedoria e a prudência São as duas virtudes intelectivas; A sabedoria corresponde ao conhecimento obtido através do aprimoramento teórico e técnico; A prudência corresponde ao nosso intelecto prático: ela discerne, escolhe, pondera e decide, optando pelos melhores meios para administrar os comportamentos cotidianos. Nos leva a definir o que é bem ou mal, o que é justo ou injusto;

A teoria do meio-termo: a ética da decisão prudencial A ciência da ética é apenas aproximativa e nunca definitiva; O meio-termo nunca é igual para todos, mas será proporcional a cada pessoa e em cada circunstância; É difícil estabelecer o meio-termo virtuoso, pois as ações humanas são flutuantes e mutáveis. Assim, a virtude aparece como um equilíbrio de vida a ser sempre restabelecido; O meio-termo ético é decidido pela experiência de vida e pelo juízo prudente de um homem sensato. Cabe ao homem prudente descobrir o excesso ou a deficiência nos seus comportamentos e definir os meios mais adequados para alcançar seu bem possível.

Justiça: Virtude e cidadania Justiça consiste em cumprir as leis da pólis; Cidadão justo é aquele que se submete a ordem legal; Princípio da cidadania: garantia de liberdade e igualdade a todos os cidadãos; A justiça não é um fim, mas um meio de criar o bem estar geral, o convívio pacífico entre os cidadãos; “Ao homem Não basta viver, ele quer viver bem.”