Área de Projecto Professora Ana TochaAproj12e.wordpress.com 12ºE Bernardo Alves David Silva Filipe Pereira João Freitas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Federação Portuguesa de Atletismo
Plano de Formação para os professores nas escolas
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Área dos Conhecimentos
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Relatório de uma visita de Estudo
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
DEFICIÊNCIA FÍSICA                                                                                
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
JOGOS DE INCLUSÃO DESPORTO PARA TODOS
“REABILITAR EM CASA”.
Cidadãos com deficiência
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Objectivos A I Semana Social estava prevista no plano de acção da Rede Social, tratava-se de um evento que pretendia envolver os vários parceiros sociais.
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
1 O CRÉDITO AOS CONSUMIDORES NA ACTIVIDADE SEGURADORA Ana Paula Silva Novembro 2002.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Associação para a Promoção da Segurança Infantil FORMAÇÃO para Segurança Rodoviária Infantil Dezembro 2004Sandra Nascimento
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Um homem valente não é um homem sem medo; é aquele que não se deixa paralisar por sua insegurança, e segue em frente. (Paulo Coelho)
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Contributo para a Democracia IMSI16 Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama.
Conferência Municipal de Educação
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
Medidas Ativas de Emprego
Maior programa de infraestrutura
Manuel de Lemos 25 de Setembro de Misericórdias: Cooperação com as Autarquias São associações de Cidadãos que, nas suas Comunidades, decidem cumprir.
Apresentação Dois alunos universitários, David Gomes e Fernando Gamboa, com 20 anos, a estudar nas instituições universitárias, Escola Náutica Infante.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal)
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Trabalho realizado por: Ana Vilalva nº21 1º ASC Ana Peixe nº1 1ºASC.
Parajasc Suzana Lovatto, Raniela Rodrigues, Luiz Henrique, Adelcio junior Rigo.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
GESTÃO DAS ACTIVIDADES DOS SERVIÇOS: CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES  INSTRUMENTOS DE GESTÃO  CCT-IPSS  NOVOS VALORES DOS SALÁRIOS.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Transcrição da apresentação:

Área de Projecto Professora Ana TochaAproj12e.wordpress.com 12ºE Bernardo Alves David Silva Filipe Pereira João Freitas

1.Forças de Vontade 2.Boletim Clínico 3.Segurança Social 4.Legislação 5.Iniciativas 6.Instituições 7.Trabalho com Municípios 8.Reflexões Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

O Desporto enquanto actividade está na moda; Completo desconhecimento em relação ao tema; Mudança de opinião acerca de certas realidades; Necessidade de focar a atenção em atletas que levam o nome de Portugal além fronteiras e que são completamente desconhecidos. Aproj12e.wordpress.com

Superar Inclusão Ganhar Herói Transcendente

Divulgar o projecto nos meios de comunicação locais (Janela do Marquês, Jornal de Oeiras, Jornal de Cascais…) Concurso Acessibilidades; Trazer testemunhos à turma; Visita de estudo a Alcoitão; Blog Aproj12e; Aproj12e.wordpress.com

1º Período  Divulgação do projecto pelo Concelho e Meio Escolar  Concurso Acessibilidades 2º Período  Visita de Estudo Alcoitão 3º Período  Divulgação nos meios de comunicação  Testemunhos

Aproj12e.wordpress.com

 Deficiência motora refere-se à dificuldade ou até impossibilidade em mexer, controlar ou coordenar algum tipo de movimento motor. Esta incapacidade pode ser transitória ou permanente e pode ser inata ou adquirida por acidente ou doença.  Há vários graus de incapacidade motora, cuja gravidade varia conforme o nível de movimentos afectados. Aproj12e.wordpress.com

 Ataxia de Friedreich  Distrofia Muscular  Doença de Lyme  Esclerose lateral amiotrófica  Esclerose Múltipla  Espinha Bífida  Insuficiência Cardíaca  Lesão Cerebral  Lesão do Plexo Braquial  Lesão Vértebro-Medular  Leucodistrofia  Malformação Artériovenosa  Mielite Transversa  Paralisia cerebral  Síndrome de Guillain-Barré  Síndrome Pós-Pólio  Tumor na Medula Espinhal Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

 Esta informação entre cérebro e outras zonas do corpo é transmitida sobretudo pela medula espinhal, que é coberta pela coluna vertebral.  Quando ocorre uma lesão na coluna vertebral, geralmente há um maior ou menor corte na medula, que impede que parte ou toda a informação recebida ou transmitida passe a partir da zona da lesão.  A lesão pode ser completa – há uma perda total da capacidade de controlo e sensibilização dos músculos voluntários abaixo da lesão – ou incompleta – há uma diminuição mais ou menos significativa da capacidade de controlo dos movimentos e sensibilidade, abaixo da lesão. Aproj12e.wordpress.com

No atletismo em cadeira de rodas existem 4 classes de deficiência distintas, que variam com o nível de incapacidade. O termo técnico internacional é composto de uma letra seguida de 2 algarismos. ("T" significa Track; "5" significa atletismo em cadeira de rodas; e o último número que varia de "1 até 4" representa o grau de incapacidade).  Classe T51 – Tetraparaplegias  Classe T52 - Tetraparaplegias com tríceps activos e movimentos de pulso.  Classe T53 - Paraplegia com músculos peitorais activos  Classe T54 - Todas as outras vertentes de deficiência em que o número de músculos activos sejam superiores aos músculos peitorais. Para dar uma pequena ilustração, um atleta classe T51 percorre os 100 metros em 21 segundos. Enquanto um atleta classe T54 percorre a mesma distância em 14 segundos. Este tipo de classificação aplica-se em todas as vertentes do Desporto Adaptado (Invisuais, Área Mental, Paralisia Cerebral, Boccia, Natação, Basquetebol, Equitação, Ciclismo, Vela, etc...)

 A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação dos tecidos conectivos que por vezes é responsável por uma inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões.  A doença não possui cura, mas com tratamento precoce pode ser bem tolerada.  Causa limitação dos movimentos e, eventualmente, invalidez. Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

“Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho” William Shakespeare ( ) Aproj12e.wordpress.com

 Convenção das Pessoas com Deficiência Total  Reforma Tributo Automóvel – Burocracia Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

? Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

1. ATRAVÉS DO REGIME GERAL DE SEGURANÇA SOCIAL Bonificação do Abono de Família para Crianças e Jovens Portadores de Deficiência com majoração nas famílias monoparentais Subsídio por Frequência de Estabelecimento de Educação Especial Subsídio Mensal Vitalício Subsídio por Assistência de 3.ª Pessoa 2. ATRAVÉS DO REGIME NÃO CONTRIBUTIVO Bonificação do Abono de Família para Crianças/Jovens Portadores de Deficiência com majoração nas famílias monoparentais Subsídio por Frequência de Estabelecimento de Educação Especial Subsídio por Assistência de 3.ª Pessoa Segurança Social Aproj12e.wordpress.com

RESPOSTAS SOCIAIS – PESSOAS ADULTAS COM DEFICIÊNCIA  Centro de Atendimento/Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência  Serviço de Apoio Domiciliário  Centro de Actividades Ocupacionais  Acolhimento Familiar Para Pessoas Adultas Com Deficiência  Lar Residencial  Transporte de Pessoas Com Deficiência  Centro de Férias e Lazer RESPOSTAS SOCIAIS – CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA  Intervenção Precoce  Lar de Apoio  Transporte de Pessoas Com Deficiência  Centro de Férias e Lazer Segurança Social Aproj12e.wordpress.com

Três anos depois, nunca foi publicado qualquer relatório. Ninguém sabe se a Lei das Acessibilidades está a ser cumprida por falha de fiscalização :58 Por Marisa Soares Os edifícios têm que prever condições de acesso, mas o Estado não fiscaliza (Nelson Garrido)  Que espaços públicos e edifícios são inacessíveis a pessoas com mobilidade reduzida?  Quais são os "pontos negros" da acessibilidade em Portugal?  O que é que está a ser feito pelo Governo e pelos municípios para resolver os problemas? Aproj12e.wordpress.com

Pedro Gouveia acredita que a fiscalização está a ser feita, "embora de forma pouco visível para o grande público". Já o cumprimento das adaptações só pode ser verificado no final dos prazos fixados. O problema, avisa, “é que se não houver previamente um esforço de sensibilização por parte das entidades fiscalizadoras, em 2017 o Estado será obrigado a encerrar milhares de edifícios públicos e estabelecimentos particulares”. O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social revela que, ao abrigo do DL 163/2006, ainda só foi instaurada uma contra-ordenação: a Câmara de Mirandela aplicou este ano uma coima de 500 euros a um privado. Só uma multa em 2010 A legislação apertou a fiscalização a situações de incumprimento e redefiniu mecanismos de acompanhamento. O objectivo era corrigir a "fraca eficácia sancionatória" do anterior diploma, de Para isso, foram fixadas coimas mais altas, que podem ir de 250 a mais de 22 mil euros. Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, a Câmara Municipal de Cascais em conjunto com Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, dinamizou, de 27 de Novembro a 5 de Dezembro, o Encontro de Desporto Adaptado O programa incluiu um Seminário sobre Desporto Adaptado que se realizou no dia 2 de Dezembro no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e ainda um Programa Desportivo de 27 de Novembro a 5 de Dezembro em vários locais do Concelho, onde foi possível assistir e experimentar diversas modalidades associadas a esta temática.  Vela Adaptada  Natação Adaptada  Natação de Espondilite Anquilosante  Paradressage e Equitação Terapêutica  Esgrima em Cadeira de Rodas Aproj12e.wordpress.com  Hipoterapia  Basquetebol em Cadeira de Rodas

Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

 Em 2 de Julho de 1966, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) foi inaugurado. A inauguração contou com a presença do Presidente da República Almirante Américo Tomás.  Foram inicialmente definidos dois objectivos principais: a reabilitação de pessoas com incapacidade motora e a formação de pessoal especializado.  À data da sua criação este Centro foi desde logo aclamado como uma das melhores instituições na área da medicina de reabilitação no mundo. Aproj12e.wordpress.com

Associação Salvador A Associação Salvador nasceu a 23 de Novembro de 2003 fruto da vontade do Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação, que ficou tetraplégico aos 16 anos em consequência de um Acidente de viação “Há muitas pessoas que vivem em situações precárias por falta de meios que os permitam seguir com a sua vida e que barram a sua integração e liberdade, vendo-se obrigados a ficar quase permanentemente fechados em casa. Pessoas nestas condições facilmente deprimem e desistem. Queremos mudar esta realidade.”

Aproj12e.wordpress.com

13114 Aproj12e.wordpress.com

 Não têm registo do nº de atletas inscritos  Atletismo, Basquetebol, Boccia, Bodyboard, Equitação, Esgrima, Futsal, Goalball, Natação, Surf, Vela  Encontro de Desporto Adaptado (este ano realizou-se na semana de 27 Nov a 5 Dezembro)  Não existe orçamento previsto. Contudo, todos os anos a CMC financia diversas colectividades para apoio à actividade desportiva regular no âmbito do Desporto Adaptado. Aproj12e.wordpress.com

 Centro Nuno Belmar da Costa, Academia Equestre João Cardiga, Grupo Desp. Recre. “A Joanita”  Natação, Boccia, Ginástica Adaptada, Futebol em cadeira de rodas, Equitação Adaptada e Basquetebol em cadeira de rodas.  Programa Municipal de Apoio ao Movimento Associativo Desportivo (PROMAAD)  Em 2010, foi deliberado apoiar as Colectividades com este tipo de oferta desportiva, com o montante de ,00€. Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e.wordpress.com

Aproj12e  Divulgou permanentemente os objectivos do projecto, levando-o além escola;  Reúne toda a informação sobre as actividades desenvolvidas pelo grupo.  Número de comentários abaixo do esperado.

Visita a Alcoitão  Contacto directo com a realidade em estudo;  Recolha de informação in loco;  Conversa com a doutora Glória.  Não termos conseguido assistir aos treinos.

Concurso Acessibilidades  Cartaz completo e de aspecto apelativo  Apresentação às turmas da nossa intenção enquanto projecto  Fraca aderência  Falha no envio de documentação por parte da Associação Salvador

Aproj12e.wordpress.com