O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

Metodologia Científica
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Orientação do Artigo Interdisciplinar
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
Referências Bibliográficas.
Estrutura da Monografia.
FORMATAÇÃO.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Metodologia de Pesquisa

Projeto de Pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
Apresentação de trabalhos acadêmicos
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Construção de relatórios
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
PROJETO DE PESQUISA.
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Trabalho de Conclusão de Curso
Produção de Artigo Acadêmico
PAPELCaracterística Adotada Tamanho Orientação Margens Folha A4, nas medidas 210 x 297 mm Retrato 3 cm para as margens superiores e esquerda, 2cm para.
Orientações para escrever um Artigo Científico
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Metodologia da Pesquisa
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Trabalho de Conclusão de Curso
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação. A pesquisa científica exige um mergulho nos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos que envolvem inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados (Gil, 1996).

CARACTERIZAÇÃO DA Pesquisa CIENTÍFICA Pesquisa Quantitativa – considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Pesquisa Qualitativa – considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, que não pode ser traduzido em números.

O que é ARTIGO CIENTÍFICO? Artigos Científicos - É um trabalho acadêmico que investiga um determinado assunto ou apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico, aceito pela comunidade acadêmica.

Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu Projeto de Pesquisa? O que será pesquisado? Onde vou pesquisar? Qual é o tipo de desenho da minha pesquisa? Que procedimentos serão seguidos? Quais os instrumentos que serão utilizados?

Qual é o perfil do pesquisador? Alguns atributos são fundamentais ao bom pesquisador, vejamos: Conhecimento sobre o assunto Curiosidade Autonomia intelectual Humildade para autoavaliação e autocorreção Disciplina e planejamento Paciência Boa leitura Domínio da escrita

Segmentos de ensino condicionados à produção de conhecimentos científicos Graduação : (monografias, artigos científicos, projetos de pesquisa) Especialização lato sensu: (monografias, artigos científicos ou projetos) Especialização strictu sensu : Mestrado (dissertações) / Doutorado (teses)

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA Escolha do tema Formulação e delimitação do problema Seleção do Referencial Teórico Definição dos objetivos e justificativas Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo Metodologia do estudo (instrumento para coleta de dados) Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados Redação Referências

Escolha do tema, formulação e delimitação do problema ETAPAS 1 e 2 Escolha do tema, formulação e delimitação do problema Característica de um problema O tema da pesquisa sempre antecede a formulação do problema, porque ele é a temática sobre a qual o pesquisador trabalha até que tenha definido o seu problema. Entretanto, qualquer que seja o problema a ser estudado, ele deve ser escrito de forma clara e não ambígua, normalmente em forma de perguntas. Ao formular uma pergunta o pesquisador está, de certa forma, facilitando a identificação do problema. É a maneira simples e direta de apresentar o foco da investigação. Exemplo de problema de pesquisa: Qual a importância da inclusão de informática aplicada à educação em cursos de licenciatura?

Seleção do Referencial Teórico ETAPAS 3 Seleção do Referencial Teórico A Seleção do Referencial Teórico é uma etapa de suma importância ma elaboração de qualquer trabalho científico, seja uma monografia, dissertação ou tese. É o referencial teórico que dá sustentação à investigação que o pesquisador desenvolverá para atingir seus objetivos. As fontes de referência podem ser encontradas nas bibliotecas, em livros, revistas e listas de revisão recentes da literatura envolvendo o tema.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS Fontes primárias: são trabalhos com conhecimento original, publicado pela primeira vez pelos autores, tais como as teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas e anais de congresso. Fontes secundárias: contém trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais. Ex.: Artigos de revisão bibliográfica.

Definição dos objetivos e justificativas ETAPA 4 Definição dos objetivos e justificativas Objetivo O objetivo deve ser apresentado de forma clara evitando possíveis ambiguidades. Ele define o cerne da investigação, ou seja, o que se pretende estudar. Justificativa: O pesquisador deve demonstrar a importância do trabalho, sua relevância no campo da ciência. Assim como o objetivo, a justificativa do estudo deve ser escrita de forma clara e objetiva. Todo trabalho científico deve primar pela clareza e objetividade textual.

Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo ETAPA 5 Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo A hipótese é uma resposta provisória para solucionar o problema levantado. É, na verdade, o que se pretende comprovar. Ao final do estudo ela será comprovada ou não. A questão ou questões do estudo têm a mesma função da hipótese; a diferença encontra-se na forma. A hipótese é formulada como uma afirmativa, enquanto a questão, como o próprio nome indica, é uma pergunta que é formulada no início da pesquisa e que norteará toda a investigação.

Exemplos de hipóteses de estudo e questões norteadoras A informática aplicada à educação está inserida na formação dos professores e garante as demandas tecnológicas escolares na preparação de profissionais com domínio dessas tecnologias. As tecnologias de informação e de comunicação estão contempladas nos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Questões norteadoras do estudo O presente estudo pretende responder às seguintes questões: Até que ponto a informática aplicada à educação está inserida na formação dos professores e garante as demandas tecnológicas escolares na preparação de profissionais com domínio dessas tecnologias? Até que ponto as tecnologias de informação e de comunicação estão contempladas nos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ?

ETAPA 6 Metodologia Na metodologia, o pesquisador deverá explicitar o passo a passo de sua investigação e apresentar o tipo de pesquisa e as razões para a sua escolha (caracterização do estudo). Em uma segunda etapa, o pesquisador deve apresentar o método propriamente dito: indicar o contexto, os participantes do estudo, os instrumentos a serem utilizados para a coleta de dados, etc. É também nessa seção que são definidos os prazos para a coleta de dados, a forma como ela será feita e a maneira como se pretende organizar os resultados obtidos.

Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados ETAPA 7 Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados ETAPA 8 Redação Produção textual: introdução, desenvolvimento, considerações finais.

Introdução Na introdução, o pesquisador apresenta um panorama do assunto a ser investigado, ou seja, é nela que será anunciado o que se pretende estudar. É preciso que, nesse momento, o pesquisador já tenha bastante conhecimento sobre o tema de seu estudo e tenha selecionado parte do material que servirá de referencial teórico para a sua pesquisa. Na introdução são apresentados o objetivo, a justificativa e as questões norteadoras.

Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte do trabalho na qual o pesquisador expõe o assunto de seu estudo com bastante fundamentação teórica, apresentando diferentes “visões” de autores, resultados de pesquisas, etc. Na verdade, é nessa fase que o pesquisador organiza e sistematiza o seu conhecimento sobre o assunto em tela Considerações Finais A conclusão é o “fechamento” do trabalho e deve expressar o objetivo da investigação, de forma clara e concisa, respondendo às questões iniciais apresentadas e discutidas no decorrer do estudo.

ETAPA 9 REFERÊNCIAS Nesta seção, devem ser incluídas, em ordem alfabética, todas as obras efetivamente citadas para a elaboração do projeto, seguindo as normas da ABNT. todo trabalho precisa ser ordenado alfabeticamente pelo sobrenome do autor; se alguma fonte de referência for uma publicação anônima, deve-se citar o nome do órgão responsável pelas informações utilizadas; caso haja necessidade, respeitando a ordem alfabética estabelecida, as obras devem aparecer segundo o ano de publicação, das mais antigas até as mais recentes.

As referências devem estar com espaço simples e fonte 12, à margem esquerda e separadas umas das outras por espaço duplo. O título REFERÊNCIAS deve vir após a margem superior, centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. A seguir, seguem alguns exemplos de referências. Vale lembrar que a indicação de maiúsculas, destaque em negrito, itálico ou sublinhado, assim como a pontuação, têm que ser seguidas à risca.

Exemplos de Referências 1 Autor ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. 2 ou 3 Autores JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 Mais de 3 autores URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília. DF: IPEA, 1994.

Artigo de revista/jornal TEIXEIRA, Anísio. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 65, n. 150, p. 407-425, maio/ago. 1984. Site A ARTE DE PENSAR. [S.I.], 2003. Disponível em: http://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/cap9.html. Acesso em: 10 jun. 2005. Não paginado. Monografia/dissertação/tese ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA Elementos pré-textuais Capa – deve conter nome da instituição, nome do curso, nome do autor, título do trabalho, cidade, mês e ano de conclusão do projeto. Folha de rosto – deve conter a natureza do trabalho, nome da instituição a que se destina e nome do orientador. Sumário – capítulos, subcapítulos – sistema progressivo e alfanumérico. Todas as páginas são numeradas. Exceção: folha de rosto.  

Resumo – . – deve conter até 500 palavras digitadas em espaço simples e parágrafo único. Reúne, de forma sintética, os aspectos essenciais da dissertação e/ou do artigo, a saber: objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões, Apresenta as palavras-chave e/ou descritores (mínimo de 3 e máximo de 5), que se relacionam ao estudo, logo abaixo do resumo.

Lista de abreviaturas (siglas, sinais e símbolos) – deve ser apresentada em ordem alfabética a relação das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, cada uma seguida das palavras ou expressões correspondentes grifadas por extenso.

Caracterização do Estudo Elementos textuais Introdução Objetivo Justificativa do estudo Questões do estudo/hipóteses 2. Metodologia Caracterização do Estudo Contexto e Participantes do Estudo Instrumentos de Medida Coleta e Tratamento dos Dados Limitações e Aspectos Favoráveis do Método de Pesquisa Adotado 3. Cronograma Elementos pós-textuais 4. Referências

Característica Adotada FORMATAÇÃO GRÁFICA PAPEL Característica Adotada Tamanho Orientação Margens Folha A4, nas medidas 210 x 297 mm Retrato 3 cm para as margens superiores e esquerda, 2cm para as margens inferiores e direita

Característica Adotada FORMATAÇÃO GRÁFICA TEXTO Característica Adotada Alinhamento Recuo dos parágrafos Recuo de alíneas Espaçamento antes e depois Espaçamento entrelinhas Espaçamento para citações em bloco, notas de rodapé, referências, ficha catalográfica, resumos e informações sobre a natureza da dissertação. Justificado 7 espaços a partir da margem esquerda 7 espaços da margem do parágrafo 0 pt Espaço 1,5 para o texto Espaço simples

REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724/2005: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005 CARRANCHO, Angela. Metodologia da pesquisa aplicada à Educação. Rio de Janeiro: Waldyr Lima Editora, 2005.