PROF.ª CRISTINA PORTELA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memorizando as clothes
Advertisements

Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Aula de hoje Objetivo Montar um Trabalho em PowerPoint.
AVALIAÇÃO DO SITE EDUCACIONAL : WWW. EAPRENDER. COM
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Tutorial de utilização do
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Entrevistas realizadas com professores da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva
PROJETO MAPAS 3°B.
Elaboração de uma situação de Aprendizagem
PROJETO “reinventando o ensino médio”
A ÁGUA EM NOSSA VIDA HIDROSFERA.
Professora Simone Araujo Silva
AULA: OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Trabalhando em sala de aula
Ciências Naturais no Segundo Ciclo Recursos Tecnológicos
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Módulo Conexão do Saber
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
EMEF ALTINO ARANTES DRE- Ipiranga
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
MEDIDAS DE TEMPO.
Através da utilização de recursos multimídia pretende-se, em um primeiro momento, oferecer material de reforço e fixação para os alunos do curso de Bacharelado.
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Conexão do saber Língua Portuguesa
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
PowerPoint Aula-4 Exercício de Fixação.
ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PROFª Leila de Souza Ganem
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
Aprendendo com os Animais
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Por que o jornal na escola?
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Tecnologias na Educação
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
P ROPOSTAS E P ROJETOS PARA O E NSINO DE F ÍSICA P ROFª. A NNE L. S CARINCI Grupo: Alexander Brilhante Coelho João Davi Pereira de Carvalho Thiago Gomes.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Transcrição da apresentação:

PROF.ª CRISTINA PORTELA O VALOR DA ÁGUA PROF.ª CRISTINA PORTELA

A ÁGUA DO PLANETA TERRA Este projeto tem como objetivos principais: Conscientizar os alunos sobre a importância da água para os seres vivos. Apresentar como se dá o ciclo da água na natureza. Compreender como ocorrem as transformações dos estados físicos da água. Entender como a chuva pode se apresentar de diferentes formas.

ORIENTAÇÕES A proposta é trabalhar o conteúdo referente à água, de modo que os alunos concluam sobre a necessidade de preservá-la, para que possamos continuar, ainda por muito tempo, contando com este recurso. Para o início do projeto, o professor deverá explicar como ocorre o ciclo da água na natureza, por meio de uma imagem sobre o assunto que poderá ser encontrada em livro didático.

ORIENTAÇÕES Por meio de desenhos feitos na própria lousa, o professor deve apresentar as transformações dos estados físicos da água, como por exemplo, com roupas estendidas num varal; gelo derretendo; um boneco de neve, assim os alunos também podem reproduzir esses desenhos em seus cadernos.

Para fixação do conteúdo sobre as transformações dos estados físicos da água, os alunos realizarão o “caça palavras” impresso, conforme modelo:

CONTEÚDO MULTIMÍDIA Dando continuidade a atividade, o professor deverá levar seus alunos ao Laboratório de Informática para apresentar um conteúdo multimídia no site: www.smartkids.com.br> TV smartkids > ciclo da água, conforme indicação no link abaixo: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html

CONTEÚDO MULTIMÍDIA

ATIVIDADE LÚDICA Complementando o projeto, os alunos serão levados ao laboratório de informática para aprofundar ludicamente o aprendizado sobre a água. Terão acesso ao site:www.clubinhosabesp.com.br> jogos> tratamento da água; para que possam conhecer como funciona uma estação de tratamento de água.

ATIVIDADE LÚDICA

ATIVIDADE FINAL CONEXÃO DO SABER Encerrando o trabalho com o tema sobre a água, os alunos acessariam o Conexão do Saber em Ciências, Ciclo I , página 1, com o título ÁGUA, para realização dos exercícios propostos, que englobam todos os tópicos estudados que serviriam para fixação do que foi aprendido.

ATIVIDADE FINAL CONEXÃO DO SABER

Bibliografia: Tratamento da água. Disponível em: <www.clubinhosabesp.com.br> Acesso em: 26/10/2011. Ciclo da água. Disponível em: <www.smartkids.com.br> Acesso em: 26/10/2011.