Linguagem Técnica de Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções em C Prof. Fabiano Utiyama.
Advertisements

Introdução a Algoritmos
Analise de Algoritmos e Notação Assintótica
Introdução à Programação
Data: 10 a 12 de fevereiro de 2009 e
Marco Antonio Montebello Júnior
Linguagem de Montagem Visão geral.
Introdução a Algoritmos Seqüenciais
ALGORÍTMOS E ESTRUTURA DE DADOS SLIDE - 2
Introdução à Programação
Lógica de Programação Módulo II
Conceitos Básicos de Informática INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIA BÁSICA
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Introdução à Lógica de Programação
Introdução à Programação
Resolução de Problemas
Programação e Sistemas de Informação
Programação Básica de Computadores 1
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Formas de Representação de Algoritmos
Processamento da Informação BC-05045
Conceitos Básicos Lógica de Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Conceitos básicos Algoritmo Usado para a solução de problemas
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
BOLO DE CASCA DE BANANA.
Estrutura de dados, pseudocódigo
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Algoritmos e Programação de Computadores
PCI- Introdução à Computação
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Introdução a Programação
Algoritmos e Programação de Computadores
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Android Aula 01 Introdução ao Java Humberto Moura
Desenvolvimento Web Lógica de Programação
Programação e Sistemas de Informação
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Fábio de Oliveira Borges
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Construção de Algoritmos
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Algoritmo e Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução
Fundamentos de linguagens de programação
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
Algoritmos e Programação MC102
Programação Computacional Aula 5: Algoritmos
Programação Computacional Aula 2: Introdução -Algoritmos
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Algoritmos e Programação I
ALGORITMOS.
Linguagens de Programação MÓDULO 1- Introdução à Programação e Algoritmia Pedro Lopes.
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
Linguagens de Programação
Algoritmo e Estrutura de Dados I Introdução ao conceito de algoritmo Márcia Marra
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução
Disciplina: Lógica de Programação
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Planejamento das necessidades de material MRP.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Fundamentos de Lógica e Algoritmo INTRODUÇÃO A ALGORITMO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Algoritmos e Lógica de Programação
Disciplina: Estrutura de dados e Algoritmos Docentes: MSc. Manuel Zunguze.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Linguagem Técnica de Programação Introdução a Algoritmos Leonardo Soares leonardopcresgate@hotmail.com leonardo@megaacesso.com.br

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: Técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Necessária para desenvolver programas e sistemas, pois permite definir a seqüência lógica para a solução de um problema SEQUENCIA LÓGICA: ?  1.  2.  3.  ! Estes pensamentos podem ser descritos como uma sequencia de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa Passos executados até se atingir um objetivo ou solução de um problema

Instrução Cada um dos passos, cada uma das ações a tomar (obedecendo a sequencia lógica) para ir resolvendo o problema, ou para ir executando a tarefa Em informática, é a informação que indica a um computador uma operação elementar a executar Ex.: “somar”, “subtrair”, “comparar se é maior”, etc. Uma só instrução não resolve problemas Executar um conjunto de instruções Executar em uma seqüência lógica

Algorítmo Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finito. (Wikipedia). Um algoritmo é uma sequencia finita, linear ou não, bem definida e bem escrita, que resulte na resolução de uma questão-problema em um espaço de tempo finito.

Exemplo de Algorítmo Preparar um bolo: Bata 4 claras em neve Adicione 2 xícaras de açúcar Adicione 2 colheres de farinha de trigo, 4 gemas, uma colher de fermento e duas colheres de chocolate Bata por 3 minutos Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo Coloque o bolo para assar por 20 minutos.

Software Algorítmo escrito em uma linguagem de Programação, sobre um compilador, que codifica em linguagem computacional.

Fases Exemplo: Determinar o problema, defini-lo bem Dividir a solução nas três fases: Exemplo: Problema: calcular a média de quatro números Dados de entrada: os números, N1, N2, N3 e N4 Processamento: somar os quatro números e dividir a soma por 4 Dados de saída: a média final ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA

Resolução Lógica Receber o primeiro número Receber o segundo número Receber o terceiro número Receber o quarto número Somar todos os números Dividir a soma por 4 Mostrar o resultado da divisão

Resolução Computacional