UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA ARTE.
Desenvolvimento histórico
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A literatura e a pintura cubista e impressionista
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
Modernismo nas artes plásticas:
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Impressionismo.
Pierre Auguste Renoir
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Comunicação, Arte e Cultura
Richard Hamilton. Richard Hamilton Metodologia.
Impressionismo 02/04/2017
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Arte Moderna: As Vanguardas
A ARTE NO SÉCULO XIX NA EUROPA (II) As inovações na arte.
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
EXPRESSIONISMO.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Pós-impressionismo Ap.4 – Frente 2 – aula 23 – pág. 290.
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Movimentos modernos.
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
Os estilos artísticos do início do século XX
Pintura Pós-impressionista
EXPRESSIONISMO / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Sec. XX Aproximadamente em 1907
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Impressionismo Ensino Médio.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
IMPRESSIONISMO.
EXPRESSIONISMO É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma.
Pós - Impressionismo. DO IMPRESSIONISMO AS VANGUARDAS Pôs impressionismo Exploração da linguagem pictórica Antecipação dos fundamentos da arte moderna.
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O IMPRESSIONISMO Muito além da ruptura com as poéticas opostas e complementares do “clássico” e do “romântico”, o problema que se colocava era o de enfrentar a realidade sem o suporte de ambos, libertar a sensação visual de qualquer postura previamente ordenada que pudesse prejudicar sua imediaticidade, e a operação pictórica de qualquer regra ou costume técnico que pudesse comprometer sua representação através das cores. Paris – 1860 a 1870 – acontece uma série de exposições fracassadas dos artistas que procuram romper com a Academia - 1874 – 1ª. Exposição do grupo que pejorativamente será denominado de “impressionistas”. A necessidade de redefinir a essência da pintura e suas finalidades frente ao novo instrumento de apreensão mecânica da realidade. Monet, Renoir, Degas, Cézanne, Pissarro, Sisley, Bazille A aversão pela arte acadêmica dos salões oficiais. A orientação realista. O total desinteresse pelo objeto – a preferência pela paisagem e a natureza morta. A recusa dos hábitos de ateliê de dispor e iluminar os modelos, de começar desenhando contornos para depois passar ao “claro/escuro” e à cor. O trabalho ao ar livre, o estudo das sombras coloridas e das relações entre cores complementares. Propõe-se representar da maneira mais imediata, com uma técnica rápida e sem retoques, a impressão luminosa e a transparência da atmosfera e da água com notas cromáticas puras, independentemente de qualquer gradação de “claro/escuro”, deixando de utilizar o preto para escurecer as cores na sombra. Ocupando-se exclusivamente da sensação visual, evitam a “poeticidade” do tema, a emoção e comoção românticas. A vulgarização da fotografia, elitiza a pintura. Tornando-a uma forma artística de alcance social limitado.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O IMPRESSIONISMO O PROBLEMA : Sustenta-se que a arte é atividade espiritual que não pode ser substituída por um meio mecânico (simbolistas) Reconhece-se que o problema é de visão, que só pode ser resolvido definindo-se claramente a distinção entre os tipos e as funções da imagem pictórica e da imagem fotográfica (realistas e impressionistas) Cézanne – encerra a fase impressionista e forma o tronco do qual nascem as grandes correntes da primeira metade do século XX. Retira seus temas da literatura e da pintura romântica, e, trata-os com densas camadas de cores escuras e fortemente contrastantes. Não aceita a pintura puramente visual de seus amigos impressionistas, quer ser um poeta; porém quer realizar sua literatura como pintor, e, não traduzindo o tema em figuras. Logo compreende que do Impressionismo nasceria uma arte dedicada a formar uma imagem nova e concreta do mundo, a qual não mais deveria ser buscada na realidade exterior, mas na consciência . A operação pictórica não reproduz e sim produz a sensação : não como dado para uma reflexão posterior, mas como pensamento, consciência em ação. Cézanne está para o Cubismo, assim como, Van Gogh está para o expressionismo, e Gauguin para o Fauvismo.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O IMPRESSIONISMO RENOIR MONET DEGAS VAN GOGH

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O IMPRESSIONISMO SISLEY PISSARRO VAN GOGH

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O IMPRESSIONISMO CÉZANNE BAZILLE