Funcionalismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTÉTICA 1.
Advertisements

CARTOGRAFIA: EXPRESSÃO CIENTÍFICA E ARTÍSTICA
Quadro geral das Ciências da Educação.
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Indivíduos e sociedade:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
Arte Déco.
Escola Superior de Guerra
Profª Karina Oliveira Bezerra
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
O I L U M N S Professor: Odair.
Carta Olímpica.
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Comunicação, Arte e Cultura
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
O urbanismo.
Em busca de uma compreensão
Cdu – Classificação Decimal Universal
Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta.
MODERNIDADE, ontem, hoje e amanhã.
No dia 23 de Abril de 2010, numa sexta-feira, pelas 15h deslocou-se à Escola Secundária com 3º ciclo de Ferreira Dias no Cacém o conhecido estilista Manuel.
O Estado Qual é a sua função.
Os Portugueses no Brasil
PATRIMÓNIO DO SISTEMA TERRITORIAL MOINHOS DE ÁGUA DO GUADIANA NÍCIA CORREIA.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
CULTURA JURIDICA.
ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO
Código de Ética dos TILS
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Teoria do Design 12º I Correcção Teste 15.Março Tentúgal Curso Geral de Artes.
Sociologia geral Introdução.
Filipe Pereira Nº Desenvolvimento de Produtos de Multimedia
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Os Gregos no século V a.C. HISTÓRIA 7 Nº Nome Turma.
O olhar e a imaginação sociológica
Do Funcionalismo ao Modernismo
Trabalho realizado por: Joana Cunha nº 13 Sara Couto nº 21 9ºH
Introdução à Administração
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Linguagens Artísticas
René Lalique.
Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17
Trabalho realizado por Ana Catarina, Nº2, 9ºE Catarina Ferreira, Nº5, 9ºE.
O que é a Indústria Cultural?
Estética: Introdução Conceitual
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Nomes: Gabriela – 07 e Lethícia – 13 Professor: Arthur e Ana Paula 6° ano B.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Introdução a Arquitetura e Urbanismo
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
O que é conhecimento?.
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
Gestão da Qualidade Conceitos básicos Maria Antónia Gonçalves.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Funcionalismo

Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? A escola de Ulm foi fundada em 1953, por Inge Aicher- Scholl, Otl Aicher e Max Bill.

Quais os princípios da Escola de Ulm? Os princípios da escola de Ulm era incentivar as relações entre os artistas modernos, os artesãos qualificados e a indústria. O mais importante que formar um profissional, era formar homens ligados aos fenómenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno.

O que foi a carta de Atenas? As teorias do movimento moderno diziam respeito tanto à arquitectura como ao urbanismo. As novas teorias sobre o ordenamento do território foram reunidas num texto célebre chamado “carta de Atenas”. Este documento foi elaborado a propósito de um congresso internacional de arquitectura moderna.

Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” Le Corbusier foi o autor da afirmação “A casa é uma máquina para habitar” Le Corbusier foi um arquitecto , urbanista e pintor francês de origem suíça.

Qual foi o principal princípio do funcionalismo? A intenção maior do funcionalismo era ir além das tradições e os estilos históricos como fez a Arte Moderna, mas termina se convertendo num estilo. O conceito de funcionalismo foi sistematicamente desenvolvido na teoria e na prática na Escola Superior de Design de Ulm e no movimento chamado "Die Gute Form" (a boa forma) que no português se conhece como "bom design".

O que foi o pós-modernismo? Como o próprio nome indica é o que se encontra imediatamente a seguir ao modernismo. Tem início na década de setenta e estende-se até aos nossos dias. No pós-modernismo procura-se a rutura com o racionalismo modernista, retoma-se a dimensão lúdica dos objectos. Estes, quando fruto do trabalho do designer, são tidos como obra de arte.

Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno? Deste modo, são criadas séries limitadas ou peças únicas, valorizando-se o carácter autoral e a assumpção do designer a artista, o que vem, de certo modo, contrariar as teses modernistas da sociabilidade da arte através da prática do design, e do designer enquanto técnico ao serviço da produção industrial.

Fim Trabalho realizado por : Ana Mafalda nº1 10ºH