Aplicação da Psicanálise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Psicologia Aplicada ao Direito
Conceitos Jungianos O Self:Jung chamou o Self de Arquétipo central, Arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung, consciente e inconsciente.
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
A PSICANÁLISE.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
Freud e a Psicanálise.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Os progressos da psicanálise
Sigmund FREUD – A Psicanálise
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
Psicanálise.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
PSICANÁLISE.
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
18/03/13 Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia Matrizes do Pensamento psicológico III.
TEORIAS DA PERSONALIDADE
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
PSICANÁLISE.
SIGMUND FREUD.
Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
5. Conceitos básicos de Psicologia Geral para Operadores do Direito.
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente” A Psicanálise.
Conceitos básicos de psicologia geral
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula
A psicologia do Comportamento Organizacional
Teoria Psicanalítica.
Posições do sujeito frente à castração
Angélica Rosa Psicóloga
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
PSICOLOGIA NA SAÚDE Aula 2 - Principais Teorias do Desenvolvimento Humano.
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Segunda Teoria do Aparelho Psíquico / 2ª Tópica
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
Disciplina: Métodos Projetivos de Avaliação
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
PSICANÁLISE.
Mecanismos de defesa Sandra Silva.
A Psicanálise de Sigmund Freud ( )‏
TEORÍA PSICANALÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Principais Mecanismos de Defesa
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé
Psicanálise A Psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico neurologista que buscou tratar de pacientes com sintomas de histeria.
MECANISMOS DE DEFESA.
Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
A psicanálise – Sigmund Freud ( ) Foi médico, vienense que alterou, radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável.
Rodrigo Luís Bispo Souza
Psicanálise Bock, A. M. B., Furtado, O. & Teixeira, M. L. T. (2002). Psicanálise. In: Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo:
Psicanálise e aprendizagem
Psicologia da Educação (Filosofia)
A constituição psíquica do sujeito Os mecanismos de defesa
A Psicanálise de Sigmund Freud
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
Psicanálise “Os sonhos são uma pintura muda,em que a imaginação a portas fechadas,e ás escuras,retrata s vida e a alma de cada um,com as cores das suas.
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Aplicação da Psicanálise O termo psicanálise é usado para se referir a:  * A um método de investigação;  * A uma prática profissional;  

ATUAÇÃO DA PSICANÁLISE * Aconselhamento e Orientação;   * Como base para  psicoterapias;  * Trabalho com grupos;  * Instituições;  * Instrumento para a análise e compreensão.        

COMPREENDENDO A PSICANÁLISE Significa também, percorrer, no nível pessoal a experiência inaugural de Freud e buscar descobrir as regiões obscuras da vida psíquica.   Significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud,desde a origem desta ciência e durante a grande parte de seu desenvolvimento.   (Bock)

A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE “ Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior...?” (Freud) 

ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO * Pré-consciente - Conteúdos acessíveis à    consciência;   * Inconsciente - Conjunto não presente no    campo da consciência;  * Consciente - Destaca-se o fenômeno da    percepção do mundo exterior e interior;  * Em 1900 Freud, apresenta a primeira concepção;

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL Reprimidos  referiam-se a conflitos de ordem    sexual localizados nos primeiros anos de vida  * Freud, na prática clinica investigava as causas e funcionamento das neuroses;   Que a maioria de pensamentos e desejos   * Que as ocorrências deste período da vida deixam   marcas profundas  na estruturação da pessoa                                                     

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL * A função sexual existe desde o princípio da vida;  * As descobertas  colocam a sexualidade no centro    da vida psíquica, e é postulada a existência da    sexualidade infantil. Os principais aspectos são:  *  Segundo Freud, A libido, é “ a energia dos     instintos sexuais”  * O desenvolvimento sexual é longo e complexo      até chegar a sexualidade adulta;      

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL * A fase oral;  * Freud, menciona o processo do desevolvimento     psicossexual, os quais são:  *  A fase fálica;  * A fase anal;  *  Período da latência;  *  A fase genital;  *  Complexo de Édipo.    

A SEGUNDA TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO * Ego - É o equilíbrio entre as exigências do id    e as ordens  do superego;   * Id - Onde se localizam as pulsões;  * Superego - Origina-se com o complexo de édipo,    a partir da internalização das proibições;  * Em 1920 e 1923 Freud, apresenta a segunda      concepção, são três sistemas da personalidade.    

O MECANISMO DE DEFESA  * Formação reativa - O ego afasta de um desejo e o    indivíduo segue a direção oposta ao desejo;   * Recalque - O indivíduo não vê e não ouve o que                       ocorre.  * Regressão - O indivíduo retorna a etapas      anteriores de seu desenvolvimento;  * Para Freud, defesa é a operação pela qual o ego    exclui da consciência os conteúdos indesejáveis.        

O MECANISMO DE DEFESA * Racionalização - O indivíduo constrói uma    argumentação intelectualmente convincente;   * Projeção - É uma confluência de distorções do      mundo externo e o interno;  * Denegação;  * Identificação;  * Isolamento;  * Anulação retroativa;  * Inversão e retorno sobre si mesmo.  

A PSICANÁLISE E A SOCIEDADE Integrar estes conteúdos na consciência;   * Deciframento dos conteúdos do inconsciente;  * Levar o indivíduo ao autoconhecimento;  * Ajudar a desmontar pacientemente as resistências;  * O método psicanalítico  é o interpretativo ;  * O material de trabalho são:sonhos, as associações    livres e os atos falhos;      

“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.” Sigmund Freud