Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias de Busca e Uso da Informação
Advertisements

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Sistemas automatizados de recuperação e disseminação da informação
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Revisao da literatura Revisao bibliografica Revisao etc
Etapas no Processo de Elaboração de um Artigo Científico
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Introdução a Teoria da Classificação
Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Disciplinas do curso 06mar2008
Profa Luciane Vital Indexação de multimeios
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Linguística, Semântica e Terminologia
Modelagem de dados e representação da informação
Disciplina: Fontes de Informação I
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
Recuperação de Informação
Redação UEM Gêneros textuais
Vocabulários Controlados
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
Linguagens Documentárias
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
FICHAMENTO.
Análise da Informação, Análise do Conteúdo e a Análise Documental
Trabalho de conclusão de curso
Metodologia da Pesquisa Científica
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
Fundamentos da Seleção
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Tecnologias da Informação e Comunicação
Gestão do Conhecimento e da Informação
Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções.
Usuários da informação José Antonio M Nascimento.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS MÉDICAS 5º MÓDULO.
Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação,
Pesquisa Bibliográfica
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Curso de verão Data Mining Web Mining. O que é Web Mining?  Web Mining é o uso de técnicas de data mining para descobrir e extrair automaticamente informações.
Medidas de Avaliação. Para a maioria dos sistemas computacionais é necessário criar medidas para aferir sua eficácia e eficiência; A medida mais comum.
Indexação: aspectos conceituais PROFA. DRA VÂNIA MARA ALVES LIMA CBD/ECA/USP 2015.
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Indexação e Resumos: teoria e prática
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
Tratamento Temático da Informação
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.
Indexação: o uso do Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) ISC/CEDOC Serviço de Gestão do Conhecimento Junho/2016 Beatriz Pinheiro de Melo Gomes.
Transcrição da apresentação:

Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento

Indexação – nos primórdios da CI processo de interesse para bibliotecas e editoras. Evolução – aplicada a todo recurso que envolve informação digital. (e-commerce, intranets, GED, portais etc. Gestão do conhecimento – bases de dados

Evolução histórica da recuperação da informação - Indexação 1940-1950 – domínio exclusivo de bibliotecários A partir da década de 50 – evolução dos computadores - campo interdisciplinar de atuação profissional (ciência da computação)

Dilema científico – Ciência da Computação x Ciência da Informação Informação x Informática Vannevar Bush – As we may think e a recuperação da informação

Problemas terminológicos da Indexação Metadados – dados que descrevem conjunto de dados. É o mesmo que descrição bibliográfica? Data mining, text mining é o mesmo que recuperação da informação?

Objetivos da indexação Representação de documentos para a recuperação da informação em uma base de dados – impressa ou eletrônica Satisfazer as necessidades de informação de um usuário. Critérios: assunto do documento, tipo, lingua e origem. Assuntos podem ser extraídos de tesauros ou podem ser termos livres.

Estratégias de busca x recuperação de informações inúteis O que é relevante e pertinente em uma recuperação de informações? Revocação – capacidade de se recuperar documentos úteis através da indexação Precisão – capacidade de se evitar documentos inúteis através da indexação

Fatores que determinam uma boa recuperação da informação Cobertura da base de dados Política de indexação Prática de indexação Política e prática de resumos Vocabulário empregado na indexação

A recuperação da informação na Internet Mecanismos de busca Indexação automática Por que a recuperação da informação pela internet retorna documentos inúteis?

Indexação e redação de resumos – representação de conteúdo temático dos documentos. Diferenças entre a indexação e a redação de resumos. Extensão do registro na indexação – mais representação – mais pontos de acesso para a recuperação da informação.

Etapas da indexação de assuntos analise conceitual e tradução. São distintas e podem ocorrer simutâneamente. Unidades de informação indexam documentos de formas diferentes?

Quanto mais especializada a clientela de um centro de informação maior a probabilidae de que a indexação possa e deva ser feita sob medida, ajustando-se com precisão aos interesses do grupo (LANCASTER, 2004, p.10)