Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Contábil Processo de Tomada de Decisão
Advertisements

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
Administração Financeira e Orçamentária III
Gestão Econômico Financeira
PROF. MARCOS VINICIUS FITTIPALDI
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
Aula 03.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Prof. Dr. Ludwig Einstein Agurto Plata
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo
Aula 06.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Análise das Demonstrações Financeiras
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Aula 04.
Análise Fundamentalista
ORIGENS X APLICAÇÕES.
Função da Administração:
ANÁLISE DE BALANÇO CONCEITO
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Análise Horizontal e Vertical
Disciplina: Contabilidade
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade Básica – 7ª Edição
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Contabilidd.Gerencial – Cap. 3 - Prof.Mônica 1 Termos usados na Análise de Balanços Ativo = Aplicação de recursos Passivo e PL = Origem de recursos ou.
1-Demonstrativos contábeis básicos
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
Administração financeira
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Prof. Esp. Adriano Lima Trindade
TEORIA DA CONTABILIDADE
Conceitos Complementares
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Contabilidade e Análise de Balanços
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
Capítulo 6 – Análise das Demonstrações Financeiras
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Análise das Demonstrações Contábeis
Conceito:- Ciência que estuda e controla o patrimônio
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA HELTON COELHO
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
Administração Financeira e Orçamentária I
Sejam bem vindos. Projeto Empresa - Contabilidade Instrutor Luiz Carlos Júnior –
Análise das Demonstrações Contábeis
Demonstrações financeiras
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante Free Powerpoint Templates.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Marcos Cesar Pinto Maria Rosa Trombetta #01.
Transcrição da apresentação:

Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.

Análise de demonstrações financeiras Conceito Estudo detalhado da situação patrimonial das empresas, através da decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis, com interesse na obtenção de informações analíticas e precisas. Objetivo Fornecer informações numéricas de dois ou mais períodos, de modo a auxiliar ou instrumentar acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo, instituições financeiras, investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas interessadas em conhecer a situação da empresa ou para tomar decisões.

Passos da análise 1. Extraem-se índices das demonstrações financeiras; 2. Comparam-se os índices com os padrões; 3. Ponderam-se as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusões; 4. Recomendações; 5. Tomam-se as decisões. Quando esta seqüência não é levada em conta, a Análise de Balanços fica prejudicada.

Aspectos que podem não ser evidenciados pela análise a) Capacidade ociosa de máquinas e equipamentos; b) Análise de tendências: através da análise comparativa de diversos períodos pode-se obter a tendência do resultado. c) Comparações: Com outras empresas do mesmo ramo e porte; Com índices-padrão estabelecidos pela média dos índices das empresas do mesmo ramo ou porte. Objetivo: Verificar se o índice obtido pela empresa está na média, abaixo ou acima dela.

Principais técnicas de análise 1. Análise do Capital de Giro 2 Principais técnicas de análise 1. Análise do Capital de Giro 2. Análise vertical e horizontal 3. Análise através de índices 4. Análise de Rentabilidade e alavancagem financeira 5. Análise de Origens e Aplicações, e de Fluxo de Caixa

Análises: Vertical (de Estrutura) e Horizontal (de Evolução)

Análise Vertical (ou de Estrutura) Permite mostrar o percentual de participação relativa de cada item do BP - Balanço Patrimonial e da DRE - Demonstração de Resultado do Exercício, em relação ao seu respectivo grupo e ao total a que pertence. No caso do Ativo e do Passivo, é obtido através do coeficiente do valor de cada item pelo seu respectivo referencial, qual seja, Ativo Total ou Passivo Total. Na DRE, a Receita Líquida é o referencial básico para cálculo do coeficiente de participação percentual de cada item.

Análise de Estrutura ou Vertical “Medir percentualmente cada componente em relação ao todo do qual faz parte, e fazer as comparações caso existam dois ou mais períodos”.

Análise de Evolução ou Horizontal “Avalia o aumento ou a diminuição dos valores que expressam os elementos patrimoniais ou do resultado, numa determinada série histórica de exercícios” Como fazer? Atribuir base 100 à referência inicial e verificar a variação percentual para os demais períodos.