Maçonaria A Maçonaria é uma irmandade universal, possivelmente nascida, segundo alguns estudiosos, da união de trabalhadores que, na Idade Média, se dedicavam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Advertisements

Auguste Comte, o Pai do Positivismo
História da Educação A Educação Medieval.
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
A Baixa Idade Média Prof. Alan.
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
Revolução Francesa.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Programa III Roteiro 01.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Arcadismo Contexto Histórico.
Humanismo Século XV.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Anatomia das Seitas e Heresias
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A ÉTICA MODERNA.
Democracia e Transparência
AS CAVERNAS DE AJANTA INDIA.
CIDADANIA.
O RENASCIMENTO (SÉCULO XVI).
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
ILUMINISMO As luzes da razão.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
MAÇONARIA É ESSENCIALMENTE UMA INSTITUIÇÃO INICIÁTICA... FILOSÓFICA... PROGRESSISTA... FILANTRÓPICA E EVOLUCIONISTA... LUTA PELO APERFEIÇOAMENTO.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Princípios básicos, símbolos e curiosidades
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Obra : O espírito das leis
Idade Média /Renascimento
História das mulheres nas religiões
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS
Profª. Ivna Herbênia Souza
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Maçonaria A maçonaria é uma sociedade discreta de caráter universal, e seus princípio são: Liberdade,democracia,igualdade e fraternidade. A maçonaria possui.
CONSPIRAÇÃO DOS SUASSUNAS
LOWTONS. LOJA MAÇONICA ESTRELA DO TRIÂNGULO AQUI COMEÇA AQUI COMEÇA E FORJA E FORJA OS MAÇONS OS MAÇONS.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
Em Loja, meus Irmãos! Ir  Fernando José Milliet Martins Grupo Aprendizes da Arte Real 23 de.
REGULARIDADE MAÇÔNICA
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
E.E.M. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO “B” ESTADOS UNIDOS: Da Colonização à Independência EQUIPE: Thalyneide Josiane Renata Thays.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
Transcrição da apresentação:

Maçonaria A Maçonaria é uma irmandade universal, possivelmente nascida, segundo alguns estudiosos, da união de trabalhadores que, na Idade Média, se dedicavam a edificar catedrais. Eles teriam instituído sua própria associação, conhecida como Maçonaria Operativa.

Estes construtores iam de obra em obra, livres, sem a exigência de pagarem impostos ou de dar satisfações à nobreza ou à Igreja. Daí serem chamados de Pedreiros Livres – freemasons ou franc-maçon -, pois diferentemente dos outros profissionais deste ramo, eles tinham o poder de lapidar a pedra bruta. Estes obreiros ganharam cada vez mais destaque do século XII ao XIV.

Esta sociedade foi profundamente influenciada pelas mudanças ocorridas durante o Renascimento. A Reforma Protestante, o intenso desenvolvimento científico, as mudanças de paradigma, abriram espaço para a concepção de Deus como o “Grande Arquiteto”, criador de um universo regido por leis imutáveis. A crença nesta visão de Deus caracterizaria fortemente a Maçonaria.

Esta sociedade foi profundamente influenciada pelas mudanças ocorridas durante o Renascimento. A Reforma Protestante, o intenso desenvolvimento científico, as mudanças de paradigma, abriram espaço para a concepção de Deus como o “Grande Arquiteto”, criador de um universo regido por leis imutáveis. A crença nesta visão de Deus caracterizaria fortemente a Maçonaria.

Neste contexto desenvolveu-se esta sociedade Neste contexto desenvolveu-se esta sociedade. Alguns afirmam que ela teria existido desde sempre, não sendo possível precisar seu tempo e local de origem. Outros dizem que sua fonte remonta a algum tempo antes da vinda de Cristo. De qualquer forma, ela sobreviveu a diversas transformações ocorridas na Era Medieval e na transição para a Renascença. A princípio os ‘pedreiros’ mantiveram a união através das associações corporativas conhecidas como guildas, até o século XVI.

Como meio de se protegerem de impostores, os ‘pedreiros livres’ criaram maneiras de se identificar diante dos outros, e a partir do início do século XVII, com o término da época das grandes obras arquitetônicas, homens de destaque na sociedade foram aprovados como ‘pedreiros aceitos’ ou ‘maçons aceitos’. Com o passar do tempo, estes predominaram sobre os obreiros, caracterizando a Maçonaria, deste momento em diante, como um grupo de natureza filosófica, não mais operativa.

Seus adeptos dedicam-se à prática da justiça, da humanidade, consagrando o exercício da liberdade, da democracia, da igualdade, da fraternidade. Eles buscam com o mesmo afinco o desenvolvimento intelectual, constituindo-se assim em uma sociedade iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Eles se reúnem em grupos conhecidos como Lojas, também conhecidas como lojas simbólicas, lojas azuis ou lojas obreiras, todas autônomas entre si. É nelas que se realizam os rituais de iniciação, ou seja, os ritos que permitem o ingresso de um candidato, o qual atravessa várias etapas, recebendo em seqüência os graus de aprendiz, companheiro e mestre maçom.

A Maçonaria dá uma importância sem igual à hierarquia e aos símbolos A Maçonaria dá uma importância sem igual à hierarquia e aos símbolos. Cada loja é integrada por um Venerável Mestre ou Presidente, que comanda as sessões; pelo Primeiro Vigilante, o qual cuida da administração e da disciplina; pelo Segundo Vigilante, o mestre dos aprendizes; por um Orador, que condensa os trabalhos e junta todas as conclusões levantadas na reunião; pelo Secretário, que escreve as atas e as preserva, além de zelar pela interação de natureza administrativa entre a loja e as ordens superiores; por um Mestre de Cerimônias, que guia os irmãos dentro do grupo e leva cada visitante aos seus respectivos lugares; pelo Tesoureiro, que arrecada os fundos e cuida da ordem financeira; e o Guarda do Templo, que vigia a entrada do Templo.

No Brasil, a Maçonaria foi introduzida no começo do século XIX No Brasil, a Maçonaria foi introduzida no começo do século XIX. A loja inaugural foi instituída em 1802, pelo botânico Manoel Arruda Câmara, e era conhecida como Areópago de Itambé. Seus membros tinham que ser reconhecidos pela Grande Loja Unida da Inglaterra, por um Grande Oriente ou pelas Grandes Lojas – a junção de várias lojas. O Grande Oriente do Brasil é a mais antiga união de Lojas Maçônicas deste país, também conhecida como Obediência Maçônica. Seu primeiro Grão Mestre foi o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva. Muitos dos participantes da Inconfidência Mineira também eram maçons, egressos de lojas da Europa e dos Estados Unidos. Assim, na História do Brasil, os maçons sempre marcaram presença fundamental nos movimentos de emancipação.

Símbolos

Deus, a criação e perfeição São representados pelo Selo de Salomão ou Escudo de Davi (Estrela de Davi).

(detalhe da nota de um dolar americano)

“Deus tem colaborado com nossa empreitada” A construção é formada por 13 degraus, que representam as 13 colônias na época da fundação do país A data da base é 1776 em algarismos romanos – esse é o ano da independência dos EUA Águia como símbolo do exército sempre em prontidão “A nova ordem dos séculos”