1 - Vegetação árborea.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

PATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO EM OBRAS INDUSTRIAIS SEMINÁRIO MÉTODOS CONSTRUTIVOS 16/06/2007.
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
INFILTRAÇÃO.
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
Prof. Waldemar Ernani Martins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Projeto de Geografia Erosão.
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
CONSTRUÇÃO DA CASA-DE-VEGETAÇÃO
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte.
ORIGEM E TIPOS DE SOLO.
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
OBRAS DA CAESB - SITUAÇÃO AMBIENTAL -
Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007
Manejo ecológico do solo - ii
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
A importância da Mata Ciliar
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO CAMPO GRANDE MS, DE MAIO DE 2012
Recursos Minerais.
GRELHA PAVIMENTO NATURAL PERMEÁVEL
SOLUÇÕES para a MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
Pavimento Natural com Brita
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Fabricio Romão Galdino Eng. Aqüicultura AGENCIARURAL SUPERVISÃO DE PRODUÇÃO ANIMAL (SPA) CURSO BÁSICO DE PISCICULTURA -Engenharia de Construção-
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
As Florestas e a sua preservação.
Muros de Contenção Eng. Civil 4º Termo Geologia Carlos Alberto
1 - Objetivos das obras: Usos (geral): canais e rios regularizados;
Aula 3 Fundição em Areia Verde
Sistemas Estruturais II
DEFESA CIVIL - ES Noções Básicas Sobre Avaliação de Risco Geológico
Aços na Construção Civil
Compostagem Agricultura familiar.
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
TIPOS COBERTURAS Estacas Indiretas ou Profundas Pegões Poços
Paulo Roberto Ferst Diretor Geral
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Conceito de solo : Ponto de vista agrícola
Ii - Erosão Fluvial Facilitada pela desproteção da calha e pelo aumento do ES; Ocorrência no ano: TC; Tipos de processos erosivos da calha: corrosão, corrasão,
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Restauração de Habitats
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas
Biologia/Geologia II Tema IV- Geologia, problemas e materiais do quotidiano Magda Charrua BG II 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA 1.
Esgotos Planeta Água: poluição
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Os solos e a agricultura
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
PROTEÇAO DE TALUDES.
BLOCOS DE EPS (ISOPOR®) SÃO UTILIZADOS NA DUPLICAÇÃO
Proteção de Taludes.
10 - Placas de Concreto Placas de concreto armado colocados sobre uma superfície. Pode ser aplicado manualmente ou com máquinas. Chumbadores com.
Estabilidade de Taludes
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
Beneficiamento O beneficiamento se refere a todas as etapas, pós-colheita, de preparação da semente para comercialização; manipulação; pré-limpeza; secagem;
O Que é são Riscos ?.
USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA
Agentes Modeladores do Relevo
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Barragem de Enroncamento
ASC - AULA 3 -SOLUÇÕES EM GEOSSINTÉTICOS
Compostagem Doméstica
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Transcrição da apresentação:

1 - Vegetação árborea

2-Biomantas As biomantas antierosivas protegem imediatamente o solo, até que a vegetação se estabeleça. As biomantas antierosivas são fabricadas industrialmente, a partir de fibras vegetais, palha agrícola, fibra de coco e fibras sintéticas. As fibras são costuradas industrialmente, formando uma trama resistente, protegidas por redes de polipropileno ou juta, o que permite programar sua degradabilidade.

2-Biomantas Principais vantagens das Biomantas Antierosivas • Protege imediatamente o solo contra erosão superficial • Serve de mulch para germinação de sementes • Aumenta a capacidade de troca catiônica do solo • Reduz a erodibilidade e incorpora matéria orgânica no solo • Possui degradação programável • Reduz a evaporação da água do solo • Reduz a insolação direta sobre o solo

2-Biomantas Principais vantagens das Biomantas Antierosivas • Ancora sementes, fertilizantes • Reduz o escoamento superficial da água • Favorece a infiltração de água no solo • Reduz o carreamento de sedimentos para os cursos d’água • Permite o plantio em épocas de estiagem • Incorpora e mantém os nutrientes no solo • Melhora imediatamente o aspecto visual das áreas degradadas • Proporciona rapidez no processo de revegetação • Impede a erosão eólica • Protege margens de cursos d’água, reservatórios e canais

2-Biomantas Exemplos - Tela Sintemax

2-Biomantas Exemplos - Tela Fibrax

2-Biomantas Exemplos - Tela Fibratextil

2-Biomantas Exemplos - Tela Vegetal

2-Biomantas . Mesmo local, três meses após a recuperação e proteção do talude, já totalmente revegetado.

2-Biomantas - aplicaçao Contenção - grampeado verde, com uso de biomanta antierosiva de fibra de coco bidimensional (Tela Fibrax® ). Mesmo local após a execução apresenta eficiência e melhoria do visual, além dos aspectos ambientais, como infiltração da água, atenuação da radiação e redução da temperatura.

Granpeamento

3- Geogrelha (geomanta) A "grama-armada" é recomendada para solos arenosos, silto-arenosos, solos saprolíticos com predominância de material siltoso, e de taludes íngremes. Colocação da geogrelha de polietileno de alta densidade (PEAD), na qual a vegetação plantada por hidrossemeadura, grama em placa ou em mudas, se entrelaça originando um tapete reforçado e homogêneo, que garante uma excelente estabilidade superficial. Na "grama-armada" a geogrelha ajuda a dissipar as aguas das chuvas, reduzindo o seu impacto na superfície do talude, e praticamente eliminando ravinamentos quando a vegetação está na fase de germinação.

3- Geogrelha

Revestimento com geomanta e gramíneas

4 -Gabiao Muro de arrimo tipo gravidade Caixas ou gaiolas de arame galvanizado, preenchidas com pedra britada ou seixos. Cuidados – utilizar manta geotextil ou areia fina como material de transição entre muro-encosta

4 -Gabiao Tubular -sacos É fabricado na forma circular, integral e continua, com diâmetros de 0,63m ou de 1,0m. Utilizado para proteção de taludes de rios, canais e lagoas, e ideal para uso em orlas marítimas e cursos d‘água poluídos.

4 -Gabiao caixa Possui vida útil superior a de outros materiais, pois a geogrelha não é atacada por corrosão e nem por produtos químicos existentes em águas poluídas.

5 - Solo Envolopado Sistema construtivo que aumenta a resistência ao cisalhamento do conjunto solo / geogrelha, proporcionando maior estabilidade interna ao talude. A geogrelha é disposta horizontalmente, intercalada com camadas de aterro.

6 -Muros de contenção A geogrelha é ancorada na face do muro, a qual pode ser constituída por elementos pré-moldados de concreto, pedra ou gabiões.

7 - Muros Floreira Soluções de proteção de taludes, até alturas de 6.0 metros. Peças de pré-fabricação com acabamento de superfície, específicas para construção de muros de suporte de terras

7 - Muros Floreira

7 - Muros Floreira

8 - Aterro sobre solo mole A geogrelha atua como elemento separador e como reforço. Como separador, impede a perda de material do aterro por afundamento no solo mole. Como reforço, aumenta a capacidade de suporte e evita a movimentação do terreno de fundação, diminuindo o recalque final.

9 - Fibromanta Projetada É um processo de cobertura vegetal desenvolvido ,visando a substituição do plantio de grama em placas em aterros, cortes, áreas planas e em situações especiais.