Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Advertisements

O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Metrologia - A Ciência da Medição
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial
Conceitos Básicos de Medição
TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia
O Sistema de Medição.
TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
Capítulo 11 Micrômetro interno
Instrutor: Objetivos:.
Prof. Angello Reggio Neto
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
5 Calibração de Sistema de Medição
1) Histórico 1977 – Início – necessidade de explicitação de incertezas de medição; 1977 – Início – necessidade de explicitação de incertezas de medição;
Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Prof. Alexandre Vasconcelos
Marcelo Castilho de Freitas
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Encontro RBMLQ-I depois de Amanhã 24 e 25 de maio de 2010 DIRETORIA.
Procedimento Padrão de Higiene
Necessidades Relativas a Metrologia
Introdução à METROLOGIA
Instrutor: Objetivos:.
5 Calibração de Sistema de Medição
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
AULA TEÓRICA DE FARMACOTÉCNICA
INTERNATION ORGANIZATION FOR STANDARZATION
Instrutor: Objetivos:.
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica
CALIBRAÇÃO.
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
Calibração de Sistema de Medição
O Sistema de Medição.
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Gestão da Produção e Logística
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
Conteúdo programático
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Ana Martins e Bruno Santos
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos Balanças de Alta Capacidade Plenária – 2 ° Ciclo Novembro de.
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Audiência Pública PL 3988/12 Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor de Metrologia Legal Regulamentação metrológica de produtos pré-medidos: pescado glaciado.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni Metrologia Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni

O que é metrologia? É um conjunto de conhecimentos científico e tecnológicos abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. A metrologia é uma ferramenta imprescindível para: avaliar conformidade de produtos e processos; assegurar relações comerciais justas; promover a cidadania; assegurar reconhecimento nacional e internacional.

Quem controla e regulamenta? INMETRO - Metrologia Legal e Metrologia Industrial Institutos de Pesos e Medidas-IPEM´s - PR - SP - RJ – MG Legislação Metrológica - Base de Dados do INMETRO Sites de Interesse Nacionais e Internacionais Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM

Metrologia Industrial É o emprego da Metrologia no chão-de-fábrica e laboratorial, visando controlar as especificações técnicas e/ou o processo de fabricação de um produto, constituindo-se em uma tecnologia fundamental para a Garantia da Qualidade.

A importância da metrologia A Metrologia Industrial tem um papel fundamental no intercâmbio comercial e tecnológico do Brasil com outros países, pois harmoniza a utilização de padrões de medição brasileiros com aqueles utilizados no exterior. A adoção destes padrões é essencial para aumentar a competitividade do produto brasileiro, nos mercados nacional e internacional, e com isto, superar as barreiras técnicas impostas aos produtos para exportação.

Onde se encontra?

O que é calibração? Conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição, valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Instrumento de Medição Dispositivo utilizado para uma medição, sozinho ou em conjunto, com dispositivo(s) complementar(es). O conjunto completo de instrumentos de Medição e outros equipamentos acoplados para executar uma medição específica é denominado Sistema de Medição. Alguns Tipos de Instrumento de Medição: Mostrador; Indicador; Registrador;

Mostrador Instrumento de Medição que apresenta uma indicação. Exemplo: voltímetro analógico; freqüencímetro digital; micrômetro.

Indicador a indicação pode ser análogica (contínua ou descontínua) ou digital; valores de mais de uma grandeza podem ser apresentados simultaneamente; um instrumento de medição indicador pode, também, fornecer um registro.

Registrador Instrumento de Medição que fornece um registro da indicação. Exemplo: sismógrafo; tacógrafo. Observações: o registro (indicação) pode ser analógico (linha contínua ou descontínua) ou digital; valores de mais de uma grandeza podem ser registrados (apresentados) simultaneamente; um instrumento registrador pode, também, apresentar uma indicação.

Sistema de Medição Conjunto completo de instrumentos de medição e outros equipamentos acoplados para executar uma medição específica.

Medida Materializada Dispositivo destinado a reproduzir ou fornecer, de maneira permanente, durante seu uso, um ou mais valores conhecidos de uma dada grandeza. Exemplos: Massas Padrão para calibração ou verificação de Balanças; Resistores Padrão para calibração de Multimetros; Placa Padrão de dureza para calibração de durômetros; Padrão de Comprimento para calibração de paquímetros.

Medidas Materializadas

Processo de Calibração O processo de calibração envolve geralmente as seguintes etapas: Determinação do Sistema de Medição Padrão; Determinação do Número de Pontos de Medição; Determinação do Número de Ciclos de Medição; Determinação da Seqüência da Medição; Levantamento e Registro de Dados; Processamento de Dados e Documentação de Resultados.

Medição Conjunto de operações manuais ou automatizadas que visa determinar um valor de uma grandeza, ou seja, são procedimentos experimentais pelo qual o valor momentâneo de uma grandeza física (mensurando) é determinado. Mensurando - Objeto da medição. Grandeza específica submetida à medição.

Por que Medir? Do ponto de vista técnico, a medição é empregada para: Monitorar/acompanhar a produção; Controlar ou investigar um processo; Garantir a qualidade de produtos e processos de fabricação; Garantir o atendimento às exigências da Metrologia Legal ou Industrial; Evitar a aprovação de produtos ruins ou reprovação de produtos bons (redução de custos).

Sistema Internacional de Medidas - SI É um sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Está principalmente relacionada ao intercâmbio internacional, facilitando a exportação e importação de produtos e informações Técnicas/Científicas, tão comuns na era da globalização. A adoção do SI no Brasil é uma obrigatoriedade legal, desde 1960, quando foi adotado o nome SI na 11ª CGPM.