Encontro de dois autores que se inscrevem no texto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA LITERATURA
Advertisements

O CONTO.
Dois modos de ler a Bíblia.
Leitura: Abordagem Discursiva
Empreendedorismo AULA 2
Um vocabulário para a interpretação
Interpretação dos gêneros bíblicos
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
Figuras de estilo Literatura.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
Conto.
A leitura literária e a condição humana
Sociologia
Origem e desenvolvimento da crônica
construção da felicidade
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
ESTAR SOZINHO....
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Sawabona Shikoba.
Os níveis básicos da leitura
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
“O homem vive da razão e sobrevive de sonhos.” (Miguel de Unamuno)
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Professora Camile Baccin
Professora: Aíla Rodrigues
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Literatura Infantil Pedagogia – 7º período
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
O Poder da Mulher Moderna
Introdução ao estudo da Literatura
By Gi Manteli Declaração de Vida Autora: Vitória Vila Lobos.
ESTAR SOZINHO....
Geração de 45 Prosa I – Clarice Lispector (p. 30)
Introdução à Questão Social
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Hermenêutica Jurídica
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
RODA DA VIDA Qual o grau de satisfação que você tem nestas áreas?
Professora Aline Duarte
Formação do leitor literário.
PONTO G Martha Medeiros.
Robert Chartier. Inventários por morte/ catálogos de venda das bibliotecas; A descoberta de uma quantidade razoável entre artesãos e comerciantes;
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
O enigma da religião Rubem Alves.
Terceira Lição.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
1 1 Creio no Espírito Santo. 2 O Espírito, dom do Pai e do Filho 1. O Espírito revelado na história Toda a história desenvolve-se sob o sopro do Espírito.
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
ESTAR SOZINHO.
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A adoração que agrada a Deus
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
A leitura: uma prática cultural
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Na presença do Amor Pessoas que aprenderam a viver suas história de amor...
Transcrição da apresentação:

Encontro de dois autores que se inscrevem no texto

Sedução, desejo e literatura! O poeta é um fingidor, finge tão completamente que... Sedução é a capacidade de seduzir, de encantar o outro com fins de atingir determinados objetivos.

Apontamentos para reflexão A sedução pode estar no terreno interpessoal ou no terreno dos objetos. Assim como as pessoas procuram no seu dia-a-dia seduzir seus interlocutores em busca de melhor vivência e de melhor qualidade de vida, assim também, por exemplo, a propaganda utiliza-se muito desta arma para induzir ao consumo. Encantar o cliente no terreno da propaganda é seduzir o cliente!

Sedução é um estudo moderno hoje em dia. Através de anos de pesquisa e testes se desenvolvem vários métodos para homens e mulheres, para vender e também para mover as relações inter pessoais. Em um estudo social da questão, não só a sedução é uma das formas mais dissimuladas do poder, como uma tentativa de escravizar o outro através de todo tipo de artifício, seja de natureza sexual ou não. O único objetivo é a satisfação narcisista do sedutor, sempre ocultando sua verdadeira personalidade.

Adler, primeiro colega de S. Freud, costumava usar a palavra “arranjo” para definir a busca de determinada vantagem ou facilidade através de um mecanismo neurótico, e é exatamente esse o padrão do sedutor. Sua meta básica é exclusivamente a de seu profundo egoísmo pessoal. Se pensarmos até na questão da depressão acharemos na mesma a sedução, no sentido do deprimido sempre almejar a solução de fora, se acostumando e tirando prazer na tentativa dos outros melhorarem seu estado de espírito.

Desejo O que une o desejo à palavra. Se o sujeito realiza-se na palavra, ao mesmo tempo aliena-se nela, pois para além ou aquém dela, o simbólico não alcança o Real do sujeito, o seu ser (Lacan, 1964). Por isso o discurso nunca é unívoco em sua significação e o corte pode operar na cadeia significante não somente por meio do ato falho, como também por uma quebra no discurso comum, que é o que caracteriza o discurso literário.

Para Jakobson, enquanto a poesia estaria na ordem da metáfora, na qual o sentido aparece de forma quase imediata ou instantânea, a prosa estaria na ordem da metonímia, em que o sentido aparece sempre ao final da história ou remetido para mais adiante. Não que a metáfora esteja ausente na prosa. O texto completo, a obra pode ser considerada como uma metáfora do desejo do autor. Outras metáforas aparecem no desenvolvimento do texto. Mas é isso mesmo o que marca a prosa, o texto, e é no desenrolar dele que metáforas são criadas, e o sentido/desejo desliza de um significante a outro.

Para Freud o desejo não se manifesta diretamente, ele só pode manifestar-se por vias indiretas, por seus substitutos metafórico/ metonímicos À parte as diferenciações que faz entre os autores que escolhem temas já dados, como os épicos ou trágicos, e aqueles que os escolhem livremente; entre aqueles que escrevem contos ou novelas, e aqueles que escrevem romances reconhecidos pela crítica, Freud encontra em todos o mesmo motivo: a satisfação egoísta dos desejos de quem escreve. Obs: condição de ser vivo, imperfeito, desejante...

Como se desenha o estilo do escritor, o que faz dele sua marca, seu saber fazer a arte da escrita que nos seduz por seu apelo estético, o prazer preliminar de um gozo íntimo?

Dizer que alguém como Victor Hugo tem um estilo marcado pelo uso de muitas e belas metáforas, não nos leva muito longe, já que o uso de metáforas não é privilégio desse autor, embora ele as use em profusão. *Significado da palavra Estilo...

Retornamos a palavra sedução para dizer que: A sedução de um leitor pelo livro que está lendo é decorrente do encontro de dois desejos – O do autor e o do leitor. Citar conto de Clarice.